Notícias

07
Dez/16

Pr. Adejarlan: A inveja não cruza os braços

Inveja é tristeza diante do bem, da idade, do poder ou do sucesso do outro e nasce quando a excelência de uma pessoa arrasa com o valor da outra. Desde o século IV a Igreja cristã classificou a inveja como um dos sete pecados capitais. Tomás de Aquino a tratou como um pecado mortal e disse que a inveja produz outros vícios: murmuração, detração, ódio, alegria pela derrocada alheia.

Biblicamente a inveja é obra da carne (Gl. 5. 19-21). Foi pela inveja que Caim assassinou Abel (Gn. 4.8) e os poços de Isaque foram entulhados (Gn. 26.14,15), foi pela inveja que José foi vendido para ser escravo (At. 7.9), foi pela inveja que Jesus foi entregue a Pilatos (Mc. 15.10), foi pela inveja que os apóstolos forma presos (At. 5.17,18), foi por inveja dos judeus que Paulo sofreu (At. 13.45; 17.5). A Igreja de corinto tinha problemas de inveja ( II Cor. 12.20). Alguns pregavam Cristo por inveja (Fp. 1.15).

A inveja também foi muito explorada na literatura. Willian Shakespeare em Otelo, descreve os mecanismos que incitam ódio e ciúme a partir da inveja. Otelo é general reconhecido por seus triunfos em batalhas terrestres e marítimas. Ao assumir a posição de chefe de Estado no Chipre, nomeia Cássio como braço direito, Mas suscita inveja de lago, que passa a conspirar contra ele. As desavenças a partir de então são horrendas.

Iago destila uma suspeita mortal em Otelo, com o intuito de leva-lo a acreditar que sua mulher, Desdêmona, o trai com o tenente Cássio. O conflito entre o amor, que o general nutre pela mulher e a desconfiança incitada por Iago faz Otelo despencar da posição de herói. Debilitado psicologicamente, mata a amada, sufocando-a com travesseiros. Declarado assassino, Otelo perde o posto de general e é sentenciado à prisão. Sem saída, acaba por tirar a própria vida com um punhal.

A inveja é pior do que o ódio. O ódio se contem e devido à fúria, sempre faz alguma coisa. A inveja por sua vez, aceita manter-se quieta; covarde, contenta-se com as sombras. Para semear suspeita, a inveja precisa de mover sob o cobertor das trevas, feito ratazana no esgoto. O invejoso deseja que todos os outros desacreditem da grandeza humana. Revolve lama para que as pessoas não notem.

A inveja precisa mortificada logo no início, no coração, antes que ela saia e cometa seus desatinos. A inveja precisa ser sufocada.

A inveja não é passiva, não cruza os braços, não fica parada em momento algum. Ela é ativa dinâmica e incontrolável.

Não devemos deixar este sentimento tão vil e desprezível nos dominar. Fiquemos tranquilos pois sempre vamos encontrar alguém mais sábio do que nós, mais talentosos do que nós, mais brilhantes do que nós, mais bem sucedidos do que nós, mais geniais do que nós.

A inveja pode nos corroer por dentro e tirar nossa saúde emocional. Com a ajuda de Deus, sufoquemos a inveja!

Pr. Adejarlan Ramos
Assembleia de Deus de Barreiras/BA.

Fonte:Blog do Sigi Vilares/Colunistas
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades