Notícias

25
Nov/16

Família de criança de 5 anos pede ajuda para operação urgente de adenoide em Barreiras


Pai e mãe do pequeno Pedro

A família do pequeno Pedro Custódio Araújo de 5 anos, está aflita e clama por ajuda para fazer uma cirurgia de adenoide que somente pode ser realizada na Clínica São Camilo, do Dr. Ricardo Araújo em Luís Eduardo Magalhães. A unidade de saúde é particular e ele não tem condições de arcar com os custos envolvidos na intervenção cirúrgica.





A equipe de reportagem do Blog do Sigi Vilares visitou na manhã desta sexta-feira, dia 25, os país da criação, Mônica e Itallo que residem no bairro Jardim Ouro Branco, na cidade de Barreiras. Eles revelaram que tentaram fazer a cirurgia no município pelo SUS e não conseguira. A única clínica particular que realiza esse procedimento médico está com o aparelho quebrado e não tem previsão de manutenção. A única opção mais próxima é na Clínica São Camilo, em Luís Eduardo Magalhães.


90% da respiração bloqueada, restando apenas 10% de abertura para respiração

Após algumas consultas, procedimentos e exames, o médico constatou que precisa fazer cirurgia com urgência da adenoide do pequeno Pedro, o mais rápido possível, tendo em vista que ele tem 90% da respiração bloqueada, restando apenas 10% de abertura para respiração. O gartoto algumas vezes não dorme e nem está comendo direito, pois só está tomando água e comendo alimento pastoso ou líquido devido a dificuldade, nos últimos quatro dias.



Conforme explicação do Dr. Pedro Pinheiro do Portal MD Saúde, as adenoides são duas pequenas glândulas compostas por tecido linfoide, semelhantes às amígdalas e aos linfonodos. As adenoides crescem durante a infância. Quando elas crescem muito, podem causar obstrução da passagem do ar respirado pelo nariz. Os problemas com as adenoides surgem quando estas crescem demais e passam a obstruir a passagem de ar pela cavidade nasal. As adenoides grandes são conhecidas popularmente como “carne esponjosa”.

O termo médico correto é hipertrofia das adenoides. As adenoides se tornam hipertrofiadas geralmente em crianças com repetidas infecções de garganta. Crianças com hipertrofia das adenoides e/ou adenoidite de repetição costumam apresentar, além dos sintomas de dificuldade respiratória, a própria adenoide pode passar a albergar algumas bactérias, servindo como fonte para futuras infecções respiratórias e no caso do garoto Pedro, o mesmo está tomando antibióticos devido a infecção que está lhe afetando.



O valor da cirurgia na clínica São Camilo em Luís Eduardo Magalhães, custa R$ 4.500 reais e o valor é a vista, não parcela. A família faz um apelo para população em Barreiras e região que possa ajudar com qualquer valor em dinheiro, depositando na conta do pai do pequeno Pedro para que possa arrecadar o montante necessário e realização o mais rápido possível da cirurgia. A mãe de Pedro ficou a alguns meses desempregada e o pai ganha apenas um salário mínimo, além de pagar aluguel da residência onde moram. Participe dessa corrente de solidariedade e vamos todos juntos ajudar o garoto Pedro.

Segue os dados da conta poupança do pai do garoto. Banco da Caixa Econômica para depósito ou transferência de qualquer valor:

Itallo Araújo da Purificação
Agência 273-4
Op.013
CP 00043347-9

Contato dos pais:

(77) 99700-5140, Itallo
(77) 999267936, Mônica

Fonte: Reportagem de Jadiel Luiz/Blog do Sigi Vilares
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades