Notícias

22
Set/16

Candidato quer acabar com os riscos do necrochorume, entenda

O candidato a vereador Agnaldo Santos apresentou uma ideia de projeto para que sejam adotadas medidas de proteção ambiental para acabar com a contaminação do lençol freático causado pelo cemitério municipal.

Preocupado com esse assunto ele falou dessa situação. “Vamos criar uma lei que prevê , nos sepultamentos, as urnas, caixões, ataúdes ou esquifes devem ser impermeabilizados internamente com material apropriado. O objetivo é evitar a contaminação do lençol freático pelo necrochorume”, afirmou.

O postulante ao legislativo destacou que poluição dos lençóis freáticos vem aumentando a cada dia com sérias consequências ambientais. No primeiro momento os cemitérios aparentam não oferecer riscos, mas podem causar danos à natureza e à saúde da população. O perigo acontece quando os microrganismos encontrados nos corpos em decomposição chegam aos mananciais.

O candidato falou sobre os riscos para envolvidos. “Após a morte, a água do corpo humano, que representa 70% da matéria, se transforma em substância chamada necrochorume. Esse líquido, composto por água, sais minerais e substâncias orgânicas muito tóxicas, representa um meio ideal para a proliferação de doenças como poliomielite e hepatite”. As principais causas da contaminação são geralmente a presença de túmulos malfeitos, a manutenção precária e a má localização dos cemitérios.

Agnaldo Santos falou sobre o desconhecimento sobre o tema. "Embora o assunto seja tema de pesquisa há muitos anos é uma ameaça à saúde da população, existem poucas regulamentações, não recebendo o devido mérito, provavelmente por desinformação", finalizou.

Fonte: Blog do Sigi Vilares
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades