Notícias

12
Jul/16

Dica Microlins: Falta de qualificação faz desemprego ser maior entre jovens




Muita gente só se dá conta que precisa ter a tão famosa Qualificação Profissional quando está procurando um novo emprego.

Se por definição Qualificação “é saber fazer algo e fazê-lo com qualidade” então ela é exigida mesmo para o primeiro emprego. Segundo estudo do Ipea, eles representam 54% do total de desempregados; capacitação é maior limitador em seleções

Os jovens têm o maior peso entre os desempregados, mesmo sem representarem a maioria dos trabalhadores no País. É o que aponta o estudo divulgado pelo Ipea (Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas). As dificuldades ligadas a processos seletivos e situação do mercado de trabalho são escolhidas como principais barreiras entre os desempregados, pelo menos 25% citaram a falta de qualificação ou experiência como principal obstáculo na busca por vagas.

A resposta “nunca tenho a qualificação e/ou experiência exigida nas seleções de emprego” foi a escolha de 28% dos entrevistados entre 18 e 29 anos. O estudo ainda sugere indicações de propostas para as políticas de emprego.

O fato é que o indivíduo deve buscar se “completar” da melhor maneira possível para enfrentar a realidade do mercado de trabalho. As regras do jogo mudaram, as exigências do mercado de trabalho aumentaram, até porque houve um expressivo aumento da mão de obra.

O perfil de trabalhador exigido pelas empresas atualmente é de um funcionário multifuncional, flexível e que tenha vontade de adquirir novos conhecimentos agregando valor a empresa.

Quem melhor se qualificar terá maior chance de sobreviver no mercado por um bom tempo.

Fonte:Informe Publicitário
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades