Notícias

25
Mai/16

Governo da Bahia deve copiar sistema de monitoramento de LEM em outras cidades do Estado


Prefeito Humberto Santa Cruz e o secretário Werther Brandão apresentam a tecnologia 4G de LEM para o governador Rui Costa

Durante a visita do governador da Bahia, Rui Costa, que esteve participando da abertura oficial da 12ª edição da Bahia Farm Show, em Luís Eduardo Magalhães, maior feira agropecuária do Norte/Nordeste, diversas ações desenvolvidas pelo município chamaram atenção do chefe do executivo estadual, tanto quanto a magnitude e importância do evento, como a implantação da rede de telecomunicação pública LEMDIGITAL, que tem como objetivo apresentar a tecnologia 4G e sua aplicabilidade para a segurança.

Logo após as entregas de viaturas da Polícia Militar que irão reforçar a frota de alguns municípios da região, o governador pediu informações sobre o projeto ao secretário interino de Ciência, Tecnologia e Inovação, de Luís Eduardo Magalhães, Werther Brandão.  Surpreso com a inédita inovação digital, já em funcionamento na cidade, em seu discurso na abertura da Farm Show fez questão de elogiar a iniciativa do prefeito Humberto Santa Cruz pelo desenvolvimento do projeto e anunciou o interesse da utilização da tecnologia pelo estado, através de convênio com o município.


O governador do Estado visita a CCO, localizada no centro de LEM

O governador quebrou o protocolo de visita para conhecer in loco o Centro de Controle e Operação (CCO), ponto de concentração de todas as ações operacionais, onde é possível visualizar as imagens captadas por câmeras instaladas em diversos pontos da cidade, principalmente em órgãos públicos como unidades de saúde e estabelecimentos de ensino do município. Em sua fanpage no Facebook, Rui Costa destacou: “Acabo de conhecer uma iniciativa que vale a pena ser replicada nos demais municípios baianos! Este é o Centro de Monitoramento de Câmeras de Luís Eduardo Magalhães. Iniciativa municipal que, em parceria com as policiais militar e civil, tem respondido com muita eficiência nas ocorrências. Com esse trabalho, a polícia chega mais rápido ao local e recursos são poupados. A população agradece. Parabéns a todos os envolvidos!”.

Conforme o secretário Werther Brandão, a partir da utilização da Rede 4G para o envio de imagens, é possível detectar e inibir, por exemplo, atos de vandalismo nas escolas, flagrar atos de violência e acidentes nas ruas, detectar buracos e lançamento de esgoto nas vias, entre outras possibilidades. “A tecnologia, além da mobilidade de informações, com transmissão de vídeo conferência em Full HD, proporcionará ainda que sejam oferecidos melhores serviços de georreferenciamento da iluminação pública, informatização da saúde e interligação de toda esfera pública”, ressaltou. Werther fez questão de informar também para o governador Rui Costa, que Luís Eduardo Magalhães é o primeiro município de toda América Latina a dispor de uma Rede 4G própria.


Na CCO autoridades comemoram a visita do governador

Cerca de 700 câmeras fazem o monitoramento, sendo que mais de seis dezenas delas são Speed dome, câmeras de segurança mais moderna quando o assunto é visualização. O equipamento possui zoom de aproximação de até 800 metros e uma cobertura de uma área de cerca de 1 quilômetro de distância, interligados através de mais de 70 quilômetros de fibra ótica.

O LEMDIGITAL é uma parceria da Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, a Anatel, os ministérios de Ciências, Tecnologia e Inovação e das Comunicações e a HUAWEI (empresa multinacional de equipamentos para redes e telecomunicações).

Fonte:ASCOM, Prefeitura de LEM
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades