Notícias

25
Mai/16

Reunião alinha solução para empresas do Centro Industrial de LEM


Humberto Santa Cruz solicitou ao governador Rui Costa que, ao menos os CIC do interior do estado, fossem desonerados da cobrança

Horas depois de o Governador do Estado da Bahia, Rui Costa, autorizar a Superintendência de Desenvolvimento Comercial e Industrial da Bahia (SUDIC) negociar a formalização de convênio com a Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães e a Associação das Empresas do Centro Industrial (ACICLEM) para gerência do Centro Industrial do Cerrado (CIC) do município, o superintendente da SUDIC no estado, Jairo Vaz, reuniu-se no stand da prefeitura da Bahia Farm Show, com representantes da ACICLEM e do governo municipal.

O superintendente fez questão de esclarecer que as empresas instaladas no CIC de Luís Eduardo Magalhães não terão de arcar com o valor previamente estabelecido pela Lei Estadual nº 13.462/2015 que pretendia instituir cobrança de uma taxa mensal às empresas localizadas em Centros Industriais ao redor do estado. Jairo Vaz explicou que após diálogo com os Centros Industriais do estado o teor da lei foi totalmente revisto, sendo que todos os CIC ao redor do estado serão tratados individualmente.

“Temos prazo até o próximo dia 15 de junho para que a lei seja novamente enviada a Assembleia Legislativa. O novo texto permite a isenção da cobrança da taxa aos municípios que firmarem convênio com o governo do estado. Aqui em Luís Eduardo Magalhães, existe o interesse da municipalização do CIC desde antes da edição 2015 da Bahia Farm Show e recentemente um novo pedido, acrescido de Plano de Trabalho”, disse o superintendente da SUDIC, Jairo Vaz.

Segundo o presidente da ACICLEM, Aloisio dos Santos Iria, desde que se teve conhecimento da lei, a prefeitura de Luís Eduardo Magalhães deu todo suporte para que fosse encontrada uma solução. “Quando soubemos da lei, a preocupação foi enorme, mas sempre tivemos todo respaldo da prefeitura para resolvermos essa questão”, observou o presidente.

Pela manhã, durante pronunciamento na abertura da Bahia Farm Show, o prefeito Humberto Santa Cruz havia pedido ao governador Rui Costa que, ao menos os CIC do interior do estado, fossem desonerados da cobrança. “Temos o centro industrial do cerrado, composto por heróis empresários que lutam para agregar valor a nossa produção primária. Além de enfrentarem a baixa competividade da indústria brasileira, agora são ameaçados pela cobrança da taxa de 0,50 centavos por metro quadrado, instituída pela lei 13.462/2015. Senhor governador, vamos desonerar, pelo menos, os centros industriais do interior”, disse Humberto, sendo prontamente atendido pelo governador.

Também participaram da reunião o prefeito de Luís Eduardo Magalhães, Humberto Santa Cruz; o Secretário de Indústria, Comércio e Serviços, Sérgio Pitt; o diretor Carlinhos Pierozan, o secretário de Saúde e Ciência, Tecnologia e Inovação, Werther Brandão; o tesoureiro da ACICLEM, Luis Antônio Marques do rego, o representante da Mauricéa Alimentos, Eduardo Carneiro Mota Filho, Valdecir Schlosser, coordenador da Superintendência de Desenvolvimento Comercial e Industrial (SUDIC) no município, entre outros membros da ACICLEM.     

Fonte:ASCOM, Prefeitura de LEM
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades