Notícias

02
Mai/16

Moradores de Luís Eduardo Magalhães se interligam à rede coletora



Para aumentar a cobertura do serviço de esgotamento sanitário, a Embasa vem notificando os moradores a se interligarem à rede coletora no município de Luís Eduardo Magalhães, oeste da Bahia. A mobilização social vem sendo executada juntamente com o assentamento da tubulação dos ramais prediais (estrutura que liga a rede coletora à caixa de inspeção na calçada) e das caixas de inspeção. A meta é que novas 7,2 mil novas ligações de esgoto dos bairros Jardim Paraíso, Mimoso I, Mimoso II e Santa Cruz sejam incorporadas até o final do ano ao sistema de esgotamento sanitário local.


Ao receber a visita da Embasa, Jamis Lima, morador da Rua Alfredo Insense, no Mimoso II, tirou dúvidas sobre os cuidados para não entroncar água de chuva e evitar jogar lixo na rede de esgoto. “A minha fossa fica na frente de casa, vai ficar fácil para jogar o esgoto na caixinha”. Na mesma rua, a moradora Maria do Carmo do Nascimento, 66, se mostrou satisfeita com o serviço da empresa. “É muito bom que eles venham até a gente explicar sobre a tarifa de esgoto e os cuidados com a rede”, diz.


Segundo a assistente social da Embasa, Geisa Mendes, a sensibilização no momento da notificação é importante para que as pessoas entendam a importância do serviço de esgotamento para a melhoria da qualidade de vida. “É também o momento de explicar sobre a tarifa de esgoto, que é a cobrança de 80% do consumo da água, importante para remunerar o serviço”, afirma. De acordo com a lei estadual nº 7.307/98 e decreto estadual nº 7.765/00, o proprietário ou morador é obrigado a fazer a ligação do seu imóvel à rede coletora de esgoto no prazo de 90 dias depois de notificado.


Investimento | A Embasa investirá, ao longo do ano, R$ 4 milhões com recursos próprios para aumentar a cobertura da rede de esgotamento sanitário de Luís Eduardo Magalhães. A operação do sistema foi iniciada em 2014, depois de intervenções para complementação da obra que totalizou um investimento de R$ 1,2 milhão com recursos próprios garantindo atualmente a coleta e tratamento de esgotos domésticos de 2,5 mil imóveis nos bairros Centro, Cidade Universitária, Jardim Paraíso, Mimoso I e II, Sol do Cerrado, Solar dos Buritis e Vista Alegre.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Embasa Unidade Regional de Barreiras (UNB)
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades