Notícias

10
Fev/16

Dica Microlins: Qualificação é essencial para conseguir uma vaga de trabalho

Profissional está demorando mais tempo para conseguir trabalho. Falta candidatos com o perfil exigido

Dados de 11 unidades de uma das maiores e mais antigas agencias de recrutamento do Brasil mostram que o profissional que tem nível superior levou quase três meses para arranjar emprego, de janeiro a março deste ano. Em 2014 essa procura durou dois meses. Quem fez curso técnico levou 84 dias, uma semana a mais do que no ano passado. Já quem terminou o ensino médio demorou até 55 dias para achar uma vaga. No ano passado, a espera era de 51 dias.

Segundo Renata Motone, consultora de recursos humanos da Luandre, não adianta ter apenas a formação básica. As empresas querem, mais do que nunca, um currículo recheado: “As empresas aumentam a exigência para abrir uma vaga justamente porque ela não quer um alguém para ser desenvolvido, para ser treinado. Ela quer trazer alguém pronto de verdade. Desenvolver um profissional internamente significa um custo, um gasto para esta empresa, que ela neste momento não quer ter”.

Com esse cenário, a dica é ir à busca de qualificação.

Com a escassez de mão de obra especializada no País, a educação profissionalizante se tornou aliada das empresas. O número de matrículas em cursos profissionalizantes cresceu 74,9% de 2002 a 2010, chegando a 1,14 milhão, segundo o MEC (Ministério da Educação).

A educação profissionalizante é um poderoso vetor de promoção social, que possibilita a cidadania do público jovem, recém-saído do Ensino Médio, ampliando possibilidades e criando condições de desenvolvimento econômico.

O crescimento econômico requer melhorias na infraestrutura, e isso só é possível com trabalhadores qualificados. Para quem busca recolocação no mercado de trabalho, ou pretende ingressar em uma nova área sem a formação em universidade, esses cursos podem oferecer a qualificação adequada, de acordo com o interesse do aluno.

Sem contar que os aposentados também têm a chance de aprender coisas novas, como acessar a internet e enviar e-mails para filhos e netos, quer coisa melhor?

Fonte:Informe Publicitário
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades