Notícias

28
Out/15

Chapa OAB 100% VOCÊ prioriza valorização dos advogados


Fabrício Bôer da Veiga - Tesoreiro e Sérgio Ricardo Andrade de Carvalho – Vice-Presidente


Ricardo Carloto Vielmo – Secretério Adjunto e Maricelle Barreto de Souza Ultramare – Secretária Geral


Cássio Figueiredo de Melo Rodrigues – Presidente

Chapa OAB 100% VOCÊ prioriza valorização dos advogados

A Ordem dos Advogados do Brasil tem passado por um profundo processo de questionamento relativamente a sua finalidade e papel institucional. O que queremos da OAB? Quais suas prioridades? A OAB tem atendido as expectativas dos Advogados?

Nesse contexto, a primeira finalidade da Chapa “OAB 100% VOCÊ” no processo eleitoral que se avizinha é estimular um profundo debate no âmbito de nossa classe quanto ao caminho que deve ser trilhado por nossa entidade de representação.

A segunda finalidade da nossa Chapa é apresentar nesse debate uma análise do que entendemos ser a OAB, e, também, apresentar nossas sugestões de caminhos a serem seguidos.

Entendemos estar público e notório, estampado nas feições, opiniões e atitudes de nossos colegas, um sentimento de desânimo profissional e um certo desinteresse pela OAB e seus destinos.

Acreditamos que não há espaço para o desânimo, mesmo sendo real uma crescente desvalorização e depreciação da profissão do advogado, mas, devemos procurar compreender a nossa profissão na atual conjuntura nacional e no mundo, suas reais necessidades e dar-lhe contornos de maior credibilidade e respeito.

Nesse caminho, nossa chapa entende que a OAB, além de sua finalidade legal institucional de gerir a regulamentação da profissão advocatícia, também, pode ser fundamental na busca da valorização da nossa amada profissão, conquistada com muita luta, estudo e dedicação.

Acreditamos que a OAB deve ter um papel presente e atuante nas demandas de interesse público e social, mas condenamos os excessos na priorização desse papel, excessos apenas a serviço de  projetos de promoções pessoais que incentivam os cultos aos personalismos que ameaçam a credibilidade e respeito da OAB como entidade de representação de uma classe: os advogados.

Esses excessos de personalizações desvirtuam os objetivos da OAB e provocam seu fatal esvaziamento e desinteresse dos colegas advogados acabando por enfraquecer nossa entidade.

A OAB pode sim se constituir verdadeiramente em esteio e proteção para os advogados. É seu dever como órgão de Classe.

Os Advogados constituem a razão de ser e existir da OAB. Sem ADVOGADO, sem nós, sem VOCÊ, não há OAB!

Por tudo isso, a OAB deve sim se externar como instrumento de valorização e defesa das prerrogativas dos advogados. Tal finalidade deve ser PRIORIZADA.

Assim, caros amigos colegas Advogados, nossa chapa OAB 100% VOCÊ vem propor um resgate do ADVOGADO, razão de ser e existir da nossa OAB, o qual vem sendo esquecido em detrimento de prioridades de atuações nas demandas sociais e públicas em excessos promocionais. Devemos seguir o caminho da priorização do ADVOGADO, especialmente os advogados da labuta cotidiana forense que enfrentam exaustivamente e diariamente todas as dificuldades inimagináveis para obter em favor dos clientes uma prestação jurisdicional justa, ágil e efetiva que também permita a justa remuneração para garantir a sua dignidade e da família.

Apresentamos aos colegas, uma proposta de redirecionamento da OAB em direção aos seus filhos/ criadores: os Advogados, sem esquecer, evidentemente, dos compromissos com a defesa dos interesses públicos, mas, sobretudo, buscar a valorização dos advogados e defesa das prerrogativas profissionais, seja através do diálogo, seja com adoção de medidas mais firmes que se fizerem necessárias, sempre com norte na legalidade.

Elegemos como prioridades as seguintes metas:

1- Defesa intransigente e irrenunciável das prerrogativas dos advogados no exercicio da profissão. Advogado forte e respeitado, OAB forte e respeitada. O respeito somente estará fortalecido se garantidas e preservadas as prerrogativas do advogado no exercício de sua profissão. Com esse norte principal, vamos criar o DISK PRERROGATIVAS, através de um telefone/endereço eletrônico exclusivos para que o advogado possa contactar a diretoria da Subseção, permitindo rápido  conhecimento da situação e tomadas iniciais de providências quando cabíveis.

2- Luta intransigente e irrenunciável pela melhoria nos serviços do poder judiciario local, especialmente pelo cumprimento e implementação da Lei de Organização Judiciária que criou para Barreiras 09 Varas, além da luta por magistrados titulares e substitutos nas Comarcas de São Desidério, Riachão das Neves, Formosa do Rio Preto e demais comarcas circunvizinhas de competência de nossa subseção.

3- Implementação de um projeto contínuo para aprimoramento e estudos do direito dirigido aos advogados e estagiários buscando efetivar convênios com as Faculdades de Direito, órgãos publicos e outras entidades para impulsionar a valorização do saber.

4- Participação efetiva, seja como apoiador, seja como protagonista, de causas de interesse da sociedade, condicionada a tomada de decisão colegiada pela Diretoria suprimindo a decisão unilateral e isolada do Presidente da Subseção evitando promoções pessoais e decisões divergentes/dissonantes da missão institucional e legal da OAB.

5- Ampliação dos serviços da CAAB com a implantação em Barreiras do escritório regional.

6- Fortalecimento do conselho consultivo dos jovens advogados nas decisões da subseção de Barreiras.

7- Fortalecimento e apoio da mulher na advocacia, com ampliação da comissão da mulher advogada.

8- Luta pela implantação do club dos advogados.

Por fim, ressaltamos nosso apoio incondicional da Chapa “MAIS OAB 86” do candidato à reeleição da OAB Bahia, Luiz Viana, que, nesses três anos, muito fez e poderá fazer muito mais pela advocacia baiana.

Componentes da Chapa “OAB 100% VOCÊ” 

 

Número 2222

CÁSSIO FIGUEIREDO DE MELO RODRIGUES – Presidente

 

SÉRGIO RICARDO ANDRADE DE CARVALHO – Vice-Presidente

MARICELLE BARRETO DE SOUZA ULTRAMARE – Secretária Geral

RICARDO CARLOTO VIELMO – Secretário Adjunto

FABRÍCIO BÔER DA VEIGA - Tesoureiro

Fonte:integrantes chapa OAB 100% VOCÊ
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades