Notícias

14
Set/15

LEM Gastronomia dará atenção especial à agricultura familiar


Chef Rosa Gonçalves

A segunda edição do Festival LEM Gastronomia que acontece entre os dias 01 e 04 de outubro no Centro de Eventos Nossa Senhora Aparecida (Gruta) de Luís Eduardo Magalhães, quer que pelo menos 80% dos ingredientes que serão utilizados na produção dos pratos das oficinas e aulas-show sejam locais. “Serão ingredientes típicos da cultura da região, cultivados e produzidos aqui e comercializados dentro do município”, explica a chef Rosa Gonçalves. A ideia, segundo a chef é incentivar que a população use de recursos que estejam na sua vizinhança. “Desde os legumes e hortaliças que sejam plantadas num sistema de agricultura familiar, até o peixe ou ave que estejam crescendo nas fazendas em torno da cidade”, ratifica. Para isso, a agricultura familiar terá, mais uma vez, atenção especial do festival. Confira na entrevista da chef Rosa Gonçalves.

Como você enxerga os projetos sustentáveis como, por exemplo da Associação Caliandra para o município? Esses projetos de economia solidária são importantes para a melhoria das condições de vida da população e também para a garantia de um futuro melhor. Já no primeiro Festival demos destaque ao trabalho Associação Caliandra, artesãs do cerrado, coletoras de sementes que fazem um trabalho importante de preservação ambiental e de geração de trabalho e renda.

Oficina técnica de cortes

De que forma é possível promover a integração da agricultura familiar com restaurantes/estabelecimentos, chefes e população? Através de ações como essas do nosso festival, onde integramos a agricultura familiar com os estabelecimentos e profissionais de gastronomia e a população como um todo. Nessas ações podemos mostrar o valor, a qualidade dos produtos da agricultura familiar. Os alimentos produzidos pela agricultura familiar têm grandes vantagens: o frescor, por se tratar de produtos colhidos no momento da comercialização; qualidade, por serem produzidos em pequena escala; o preço, já que na maioria das vezes compramos direto do produtor e por não ter custos de transporte e embalagem que são embutidos no preço final.

Quais foram os frutos colhidos após a primeira edição do Festival? Um dos principais resultados foi repercussão nacional dos produtos alimentícios feitos em Luís Eduardo Magalhães e a aprovação por parte dos renomados chefes de cozinha que aprovaram a excelente qualidade dos produtos. O destaque que demos na primeira edição aos produtos das empresas certificadas pelo SIM, tem chamado a atenção de profissionais da gastronomia e autoridades de vários lugares, interessadas em conhecer o modelo implantado pela Prefeitura de LEM que permite a comercialização dos produtos dessas empresas no âmbito municipal. A utilização dos embutidos, defumados e peixes deu mais visibilidade e aumentou o consumo desses produtos no âmbito local e até por chefes de cozinha de Salvador e de outras cidades. 


Oficina para crianças

Como está a grade de programação para o público que deseja participar do festival? Serão mais de sessenta aulas-show / oficinas gastronômicas / oficinas técnicas / tachadas (que serão produzidas no fogo a lenha) / rodas de conversas, etc., que serão oferecidas gratuitamente para a população. O Festival LEM Gastronomia é um projeto que já está sendo conhecido nacionalmente entre os profissionais, estudantes e professores de gastronomia. A divulgação esse ano começou com bastante antecedência com sites, blogs, jornais, já tendo divulgado a sua realização. Para que o Festival realmente seja “O Encontro das Cozinhas Brasileiras”, contamos com a presença e a participação ativa da comunidade, para mostrar ao restante do país o que é que Luís Eduardo tem em termos de gastronomia. Mostrar os pratos, os produtos, as influências que formam a gastronomia local. Fica aqui o meu convite para que a comunidade venha participar do II Festival LEM Gastronomia.

 

Fonte: ASCOM, prefeitura de LEM
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades