Notícias

13
Set/15

Observatório Social de Barreiras ocupa Tribuna Popular da Câmara


Na sessão da última quarta-feira (09/09), o Observatório Social de Barreiras – OSB, representado por seu presidente Dr. Carlos André da Silva Prado, ocupou a Tribuna Popular da Câmara de Barreiras 

Durante o tempo regimental de 30 minutos, o presidente Carlos Prado detalhou sobre o Observatório Social recém criado em Barreiras, cujas características se dão pela sua organização em rede, coordenado pelo Observatório Social do Brasil (OSB), que garante a disseminação da metodologia padronizada para atuação dos observadores, promovendo a capacitação e oferecendo o suporte técnico aos OS, além de estabelecer as parcerias estaduais e nacionais para o melhor desempenho das ações locais.

Com uma rede presente em mais de 100 cidades, em 18 Estados brasileiros, e cerca de 2 mil voluntários trabalhando pela causa da justiça social nos Observatórios Sociais pelo Brasil afora. Estima-se que nos últimos três anos, com a contribuição desses voluntários, houve uma economia de mais de R$ 1 bilhão para os cofres municipais. E a cada ano mais de R$ 300 milhões do dinheiro público deixam de ser gastos desnecessariamente. E o mais importante não são os números! É a nova cultura que se formará: da participação do cidadão de olho no dinheiro público.

Com a missão de despertar o espírito de Cidadania Fiscal na sociedade organizada, tornando-a proativa, através do seu próprio Observatório Social, exercendo a vigilância social na sua comunidade, integrando a Rede de Controle Social, o Observatório tem como valores o apartidarismo, a visão de longo prazo e o comprometimento com a justiça social.

O Observatório Social de Barreiras estará funcionando na sede da OAB Subseção Barreiras na Rua Prof. Orlando Gomes, n. 557, Bairro Aratu. Após sua explanação o presidente que ocupou a mesa de honra respondeu as dúvidas dos vereadores e vereadoras.



Passados ao Grande Expediente, usou da palavra o vereador Lúcio Carlos (SD), que destacou a importância do Observatório Social, ele relatou ainda as dificuldades vivenciadas pelas comunidades da zona rural de Barreiras por falta de assistência do poder público.

Em destaque, o Presidente Tito ressaltou a importância do projeto de lei aprovado pela unanimidade dos vereadores que determina o encaminhamento das contas do Poder Executivo para disposição a consulta pública na Câmara Municipal durante 60 dias, com facilitação de acesso.

Em seguida o vereador Alcione Rodrigues (PHS), falou da grande contribuição que dará o Observatório para corrigir discrepâncias nos gastos públicos, especialmente ajudando a denunciar pagamentos em desconformidade com a moral e a prioridade das necessidades da população.

Aguinaldo Júnior (PT do B), redeu homenagens ao dia do médico veterinário e cobrou mais ações do governo do Estado em substituição aos órgãos DERBA e EBDA, que deixou uma lacuna na prestação de serviços realizados anteriormente por estes órgãos.

Já o vereador Vivi Barbosa (PC do B), disse que é preciso reagir a doação do Hospital Municipalizado Eurico Dutra para instituição federal, “temos que convocar a sociedade e reagir a essa doação” afirmou.

Em seu pronunciamento o vereador Otoniel Teixeira (PC do B), aplaudiu o Observatório Social registrando o quanto este organismo auxiliará a sociedade barreirense no combate a licitações em suspeição e outros desvios de recursos. O vereador denunciou ainda as dificuldades vivenciadas pelos moradores do bairro Novo Horizonte.

Em fala conclusiva dos trabalhos, o presidente Tito agradeceu a presença do Observatório Social na Tribuna, comprometendo-se enquanto Poder Legislativo em propiciar todas as condições necessárias e ao alcance da Câmara para que o trabalho do Observatório seja exitoso em benefício da população. “Sei das limitações da legislação em possibilitar que o cidadão comum tenha acesso aos meios de fiscalização adequados, por isso coloco a disposição do Observatório Social minha senha pessoal dos sistemas do TCM, para que este órgão possa acessar integralmente os registros e ações do Legislativo e do Executivo, possibilitando uma fiscalização eficaz”. Afirmou Tito. Atitude que foi aplaudida por todos.

 

Fonte: Ascom – Câmara Municipal de Barreiras
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades