Notícias

31
Ago/15

Tribuna Popular da Câmara de Barreiras celebra o dia do psicólogo

 O Psicólogo Cristian Rodrigo da Silveira Morales

Na sessão da última quarta-feira (26/08), a Tribuna Popular da Câmara de Barreiras foi ocupada pelo Psicólogo Cristian Rodrigo da Silveira Morales, Coordenador do Curso de Psicologia e Coordenador da Clínica Escola de Psicologia da Faculdade São Francisco de Barreiras – FASB, e Supervisor de estágio clínico em Psicanálise.

Dr. Cristian Morales, abordou os desafios de uma profissão que há 53 anos luta por reconhecimento profissional, abertura de postos de trabalho, reconhecimento em suas remunerações e garantias trabalhistas.

O psicólogo explanou sobre o importante trabalho que vem sendo desenvolvido pelo curso de psicologia da FASB para difundir a ciência psicologia que atuação em 27 instituições públicas e privadas, entre escolas, postos de saúde, centros de referência especializados, dentre outros, com destaque para a Clínica Escola de Psicologia – CEPSI, que une formação profissional e assistência a população através de atendimento psicológico individualizado e gratuito.

O psicólogo chamou atenção para duas sérias fragilidades na área de psicologia no município, uma na área educacional, uma vez que com aproximadamente 2000 alunos na rede escolar, não há um único psicólogo disponibilizado para se ater a este público, a outra igualmente preocupante esta relacionada à assistência em saúde mental.

Para Dr. Cristian Rodrigo da Silveira Morales o dia do psicólogo que é comemorada em todo Brasil no dia 27 de agosto, instituído através da Lei 4.119/64, reforça ao profissional a necessidade de estar sempre atento as responsabilidades que a sua atividade apresenta. O profissional de Psicologia é como o próprio nome da teoria sugere, um conhecedor da mente humana. A palavra deriva do grego e significa psyche (mente ou alma) e logos (conhecimento), ou seja, "ciência da alma": sua definição mais antiga.

Em seguida o vereador Aguinaldo Júnior (PT do B), se prontificou a cobrar da prefeitura a disponibilidade de profissionais da psicologia para atendimento nas escolas da zona urbana e rural do município.

Dra. Graça (PSL), relatou que na condição profissional médica, tem testemunhado as dificuldades no atendimento na área de psicologia e ressaltou a importância do município promover concurso público para contratar estes profissionais, para acompanharem as crianças em idade escolar visando termos adultos com mentes saudáveis.

O vereador Gilson Rodrigues (PROS), destacou que há uma grande quantidade de pessoas na periferia da cidade que não sabem sequer o que significa psicologia, e que este paradigma precisa ser mudado. O vereador ressaltou a importância da presença destes profissionais nas escolas e na orientação das famílias.

O presidente Tito agradeceu a presença do Coordenador do Curso de Psicologia e se comprometeu em “promover todos os expedientes acessíveis ao Poder Legislativo, para apoiar os profissionais da psicologia e especialmente para cobrar que a prefeitura tome as medidas que possibilitem que as crianças do município matriculadas na rede pública, possam ter a possibilidade de serem acompanhadas por psicólogos, bem como que haja o investimento mínimo na rede de atenção psicossocial em saúde mental em nosso município”.

Fonte: ASCOM – Câmara Municipal de Barreiras
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades