Notícias

28
Ago/15

Diretora denuncia situação precária de escola da rede municipal de Barreiras


A Escola Municipal de 1º Grau do Povoado Boa Sorte

A Escola Municipal de 1º Grau do Povoado Boa Sorte está localizada no próprio povoado, na saída para São Desidério, ao lado esquerdo, entrada no posto em frente à Coelba. Hoje atende a quase 500 alunos oriundos do Povoado Canabrava, Barreiras Sul, Povoado Boa Sorte, Ribeirão, Loteamento São Paulo e módulos rurais da redondeza. São famílias na sua maioria hibridas e com mazelas sociais.

Há vários anos enfrentamos sérios problemas com a estrutura física da escola, são problemas que colocam a saúde e a segurança de toda comunidade em risco, tais como:

Os banheiros já deveriam estar interditados, é desumano usá-los mas não temos outros, a água das fossas retornam pelos ralos -Aas fossas transbordam constantemente, vazam para as casas vizinhas durante anos, o gás metano produzido pelas mesmas é liberado ao lado das salas de aulas.  


Que situação





O padrão de energia ainda é dentro da escola, onde a própria Coelba já avisou na última solicitação de pane que não atenderia mais enquanto não fosse mudado - A parte elétrica é velha e não suporta a necessidade da escola, já tivemos um curto que provocou fogo na cozinha, estragando um freezer que por agilidade do vigilante não destruiu a escola - Não temos redutores de velocidade, placas e nem faixas para pedestres na porta da escola, já tivemos vários acidentes com alunos, uma vez que rua é a mais movimentada do bairro.


As crianças sofrem com o calor

As salas são quentes, escuras, sem tomadas funcionando... sem estruturas para desenvolver um bom trabalho. Os quadros, carteiras e mesas conseguimos em doações do IFBA e FASB- nunca recebemos uma carteira NOVA. A cantina não é forrada, não tem vidros, o depósito da merenda inunda quando chove e ainda fica rodeada por fossas, aliás, toda a escola é cercada por fossas que transbordam sempre.

A escola está “em pé” ainda, pois no início de 2013 fizemos um mutirão com a comunidade escolar onde bancamos todos os custos. Até o nome da escola fomos nós que pagamos para fazer.


A cozinha da escola

Desde o início do ano que esperamos por uma reforma, diversas equipes foram na escola fazer o levantamento das necessidades e nada. O que fizeram foi apenas a calçada, trocaram 03 portas dos banheiros, tampas, colocaram umas janelas pequenas e mais nada.

Essa é a nossa realidade... enquanto escolas “que são vistas” já passaram por várias reformas a nossa continua esquecida pelo governo. Eles irão alegar como sempre que NÃO TINHAM CONHECIMENTO DA SITUAÇÃO, mas temos ofícios arquivados de anos anteriores e deste solicitando soluções para esses problemas.

Atenciosamente;
Silmara Adriana Cardoso Campêlo
Diretora Eleita

Fonte: Blog do Sigi Vilares - mande o seu e-mail para: [email protected]
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades