Notícias

27
Ago/15

Pr. Adejarlan Ramos: Adolescentes e álcool: Uma combinação perigosa

Os adolescentes estão cada vez mais cedo ingerindo bebidas alcoólicas. Uma estatística recente sobre o assunto, divulgada é que 1 em cada 3 adolescentes se embriaga a cada ano. Isso significa que 70% deles estão tão somente consumindo a bebida, como de forma exagerada, seja em festas de aniversario, seja em festas “caseiras” ou em bares próximos às escolas.

Apesar do álcool e dos cigarros serem conhecidos como lícitos, trata-se de consumos extremamente perigosos, pois representam o primeiro passo para as drogas ilícitas e altamente devastadoras. 

Mesmo a lei afirmando que é proibido comercializar bebidas alcoólicas para menores de idade, infelizmente a maioria dos estabelecimentos não exige identidade na de vende-las a estes. As autoridades e os pais fazem vista grossa para este grande crime. Até porque pesquisas apontam que 15% dos adolescentes se embriagam na companhia dos próprios pais. E quem mais sofre com esse comportamento crescente a cada dia é a família. Os fins de semana dos adolescentes regados a muito álcool tem sido a causa de varias tragédias automobilísticas e incontáveis mortes.



Portanto, procure conscientizar desde cedo os filhos, acerca do que o álcool pode fazer na vida de uma pessoa e esteja atento às amizades dos filhos. Monitore seus horários de saída e chegada. Observe se eles fogem de diálogos com você , se tem atitudes ou declarações de rebeldia, se não olham mais nos seus olhos no momento da conversa.

A combinação álcool e adolescente tem sido um grande desafio às famílias e à sociedade. Assim, esteja sempre atento à esta questão lembrando sempre do fator Deus. Cultive bons hábitos familiares como o dialogo ao redor da mesa, um habito antigo e salutar que vem se desfazendo aos poucos.

Pr. Adejarlan Ramos
Assembleia de Deus - Barreiras/BA

Fonte: Blog do Sigi Vilares/Colunistas
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades