Notícias

11
Ago/15

Pr. Adejarlan Ramos: Conflito de gerações e o pastoreio das gerações Y e Z

Uma das dificuldades enfrentadas por pais, educadores e lideres eclesiásticos é o chamado conflito de gerações. Normalmente os pais são da geração X e os filhos da geração Y e Z.

A geração que compreende os que nasceram entre 1945 e 1965 são classificados como “Baby Boomers” (o “bum” dos bebes). É uma geração caracterizada pela hierarquia, onde simplesmente se obedecia aos pais, professores, pastores e lideres, sem questiona-los.

Depois veio a geração X, que compreende os que nasceram entre 1965 e 1980. Em geral esta geração foi culturalizada a pensar na qualidade de vida, longevidade e são pais geralmente mais abertos, as vezes super protetores e dão mais liberdade do que receberam. Esta geração é normalmente mais dedicada ao trabalho e permanece por mais tempo no emprego.

A geração Y, que compreende os nascidos entre 1980 e 1994, justamente no boom da tecnologia. Seus pais são dedicados à carreira profissional, dentro de um estrutura com pouca hierarquia, cujos filhos da classe media tem agendas lotadas: natação, línguas, informática, balé, futebol, etc. Tudo em nome do melhor para o filho a fim de compensar o pouco tempo que dedicam a eles.

A geração Y é caracterizada como uma geração muito ansiosa e muitos acabam perdidos sem saber para onde ir. Muitos pais tem dificuldades com os jovens da geração Y, pelo fato deles não se importarem com a hierarquia. Conversam com o professor, chefe, pastor, pais de “igual para igual” embora isso não signifique necessariamente um desrespeito. Eles são questionadores. Geralmente também são impacientes.



A geração Y também é muito criativa, aberta as ideias, despendem muita energia para o que desejam. A geração Z (de zapear) são os nascidos após 1994. É a geração que nasceu e cresceu com a internet e familiarizadas com as tecnologias. Passam horas conectados e usam computador, ouvem musica e trocam mensagem ao celular tudo ao mesmo tempo. Nasceram, na maioria, com dia e hora marcados (cesariana) e alguns com o ultrassom 3D já postado no Facebook. São muito ansiosos, impacientes e acelerados que a geração Y e com muito das dificuldades para trabalhar em grupo por serem ainda mais individualistas. Não conseguem se imaginar sem as tecnologias um dia sequer. Querem tudo rápido como um “enter” de computador.

Um estudo do TNS Research International, importante empresa de pesquisas mostrou que dentre crianças de 6 a 12 anos, em 600 familias, cerca de 89% buscam as redes sociais para conversar com amigos e se comunicam muito através da tecnologia, embora pessoalmente tenham muitas dificuldades para fazerem amigos e acabam se isolando em seus quartos.

Os professores de Escola Dominical, lideres e educadores de uma forma geral, devem procurar formas de se aproximar desta geração conhecendo como eles se comportam e usando estratégias inovadoras: debater filmes, fazer gincanas, usar ferramentas tecnológicas, etc.

A geração Y e Z estão mais vuneráveis as influencias da pós modernidade: drogas, homossexualismo, heresias, materialismo, secularismo, humanismo etc.

Como está o pastoreio da geração Y e Z? Este pastoreio constitui-se um grande desafio na pos modernidade. Precisamos estar preparados e enfrentar este desafio com oração e ação.

Pr. Adejarlan Ramos
Assembleia de Deus de Barreiras/BA

Fonte: Blog do Sigi Vilares/Colunistas
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades