Notícias

03
Ago/15

Professor Sena: Consultoria, o que é?

Olá pessoal, meu nome é Sena, sou palestrante e consultor, e a partir desta semana estarei desenvolvendo uma coluna aqui no Blog do Sigi Vilares onde teremos como principal objetivo trazer novidades sobre o mercado e desenvolvermos temas de grande importância para os empreendedores.

Hoje em dia, há um profissional que domina boa parte das conversas no mundo corporativo, o Consultor, mas grande parte dos empreendedores e profissionais que compõe a sua equipe ainda não conseguiram compreender qual o verdadeiro papel deste profissional.

O consultor é um profissional que pertence ao staff da organização, desenvolvendo soluções em forma de ferramentas para o desenvolvimento dos mais diversos setores da organização. O consultor é uma pessoa que deve ter as características necessárias para o desenvolvimento deste trabalho. É uma pessoa emocionalmente forte e positiva, com paixão pelo que faz e pelos seus objetivos, que são os objetivos do seu cliente (empresa).

Um consultor deve ser visto como o "amigo" da empresa, pois vai identificar os problemas e apontar o caminho da sua resolução.

Na prática, isso ocorre de forma distorcida na grande maioria das organizações, a visão do gestor é a de que o serviço de consultoria é desnecessário pois mesmo cometendo paulatinamente uma série de erros dentro da operacionalização do negócio, a empresa continua em pé, só não se deu conta de que sua empresa muito provavelmente está estagnada, ou seja, parada no tempo, tem um outro lado relevante nesta história, equipe, pois principalmente os profissionais de segundo e terceiro escalão(gerentes e supervisores) que não veem no consultor um “amigo da organização” mas sim um concorrente, uma pessoa que tem como objetivo estar ali para “tomar o seu lugar”, o que naturalmente não é verdade.

Há de se observar também que como em qualquer outra profissão existem consultores que tentam exercer a atividade sem a menor competência técnica para tal, e nestes casos o resultado naturalmente é o inverso do esperado, pois a empresa não vai conseguir implementar novos projetos e ao invés da prosperidade necessária, poderá vir o aumento significativo da “crise”, portanto ,cabe a empresa pesquisar o portfólio do profissional em questão para que seja inserido em seu cronograma, as consultorias e consultores necessários para diagnosticar possíveis problemas organizacionais.
 
O consultor antes de mais nada deve ser um profissional que se preocupa exclusivamente com a satisfação do consumidor final, alguém que visiona estratégias de reformulação para um mercado cada vez mais exigente e que necessita de novas ferramentas a cada dia.

Finalizo este primeiro artigo com uma frase utilizada pelo autor Fernando Dolabella, citada no livro O Segredo de Luísa:”O consultor é muito útil ás empresas que sabem onde querem chegar”.
Um forte abraço a todos e até a próxima!

Sena é Palestrante, Consultor, Treinador, Escritor, natural de Manaus, há cinco anos está radicando em Luís Eduardo Magalhães, onde presta consultoria para várias organizações locais.

Contatos:
E-mail: [email protected]
WhatsApp: (77) 9827-1545
Facebook:facebook.com/professorsena
Instagram:@SenaPalestrante

Fonte: Blog do Sigi Vilares/Colunistas
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades