Notícias

27
Jul/15

Profissionais da Saúde Pública de LEM recebem capacitação sobre hanseníase

Capacitação em hanseníase para médicos e enfermeiros da Atenção Primária de Luís Eduardo Magalhães

A Secretaria Municipal de Saúde, através da Diretoria de Vigilância em Saúde, realizou na última terça-feira, 21, no Sindicato dos Produtores Rurais, uma capacitação em hanseníase para médicos e enfermeiros da Atenção Primária de Luís Eduardo Magalhães. 

A capacitação ministrada pelo Dr. Itamar Franco Barros, médico da Unidade Estratégia Saúde da Família Mimoso I, objetivou ampliar conhecimentos e qualificar os profissionais da rede municipal de saúde quanto à prevenção, diagnóstico e tratamento da hanseníase, fortalecendo as ações que buscam o controle da doença e que promovam mais saúde para a população. 

Em Luís Eduardo o diagnóstico e o tratamento da hanseníase são realizados nas Unidades Básicas de Saúde e os casos mais complicados são encaminhados para referência. 

Sobre a doença: A hanseníase é uma doença infectocontagiosa, de evolução lenta, que se manifesta principalmente através de sinais e sintomas dermatoneurológicos, tais como: lesões na pele e nos nervos periféricos, principalmente nos olhos, mãos e pés. A doença acomete homens e mulheres de qualquer idade e pode causar deformidades físicas que devem ser evitadas com o diagnóstico precoce e o tratamento imediato. 

Segundo dados provisórios do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), em 2014 foram notificados no Brasil 24.612 casos, destes 2.572 ocorrências foram notificadas na Bahia e em Luís Eduardo Magalhães 37 casos foram confirmados.

Fonte: ASCOM, prefeitura de LEM
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades