Notícias

17
Jul/15

Recebimento itinerante de embalagens vazias de agrotóxicos atenderá Barreiras e Riachão das Neves



Depois dos municípios de Wanderley e Baianópolis no Vale do Rio Grande receberem o projeto de recebimento itinerante de embalagens vazias de defensivos agrícolas, agora, a iniciativa do inpEV (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias) através da Central Campo Limpo de Barreiras - gerenciada pela Associação do Comércio de Insumos Agrícolas (Aciagri), chega aos agricultores de Barreiras e Riachão das Neves.

A ação, que visa estimular a devolução do material pelos agricultores da região, consiste no recebimento temporário de embalagens vazias em locais próximos às propriedades rurais como forma de promover a devolução destes resíduos pós-consumo ao Sistema Campo Limpo (logística reversa de embalagens vazias de agrotóxicos).

O recebimento itinerante agendado para os dias 28 a 31 de julho percorrerá as propriedades rurais nos perímetros irrigados implantados e geridos pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).




Segundo os organizadores, estima-se que mais de 3 toneladas de embalagens vazias de defensivos agrícolas serão retiradas do meio ambiente e posteriormente encaminhadas para a reciclagem ou incineração pelo inpEV – instituto que representa a indústria fabricante de defensivos agrícolas. Neste processo compartilhado de logística reversa, a Aciagri representa os canais de distribuição, ou seja, um dos elos atribuídos à cadeia de defensivos agrícolas (agricultores, fabricantes, canais de distribuição e o poder público). A ação contemplará cerca de 100 agricultores.

O recebimento iniciará na terça-feira, 28, pelo município de Barreiras e contará com o apoio da Adab (Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia). Durante os dois primeiros dias, o projeto atenderá os produtores de Barreiras Sul, Angico, Baraúna e Boa Sorte. No terceiro dia, quinta-feira, 30, a iniciativa segue com os agricultores de Barreiras Norte e região de Barreiras. Riachão das Neves finalizará na sexta-feira, 31, a segunda rodada do recebimento itinerante de embalagens vazias, com recolhimento nos perímetros de Riacho Grande e Nupeba. Os recebimentos contarão com o apoio das prefeituras municipais de Barreiras e Riachão das Neves e iniciarão a partir das 8h até às 17h.

Aciagri - A Aciagri é uma entidade sem fins lucrativos criada no ano de 2003 pelos distribuidores de defensivos agrícolas do oeste baiano. Atualmente a entidade conta com 56 revendas associadas e gerencia três centrais Sistema Campo Limpo na região: Barreiras - maior do país em volume de recebimento; Roda Velha e Rosário - considerada a terceira maior do nordeste do país, além de outros três postos de recolhimento: Panambi, Coaceral e Campo Grande.

Fonte: Ascom Aciagri
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades