Notícias

17
Jul/15

Agentes de Combate às Endemias de LEM recebem capacitação contra a leishmaniose





A Secretaria de Saúde de Luís Eduardo Magalhães recebeu entre os dias 13 e 17 de julho, uma equipe do Departamento de Epidemiologia do Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (LACEN), com o objetivo de ministrar um treinamento de captura e seleção de flebotomíneos aos agentes de combate às endemias, do Departamento de Vigilância Epidemiológica.

Os flebotomíneos são pequenos insetos responsáveis pela transmissão de algumas doenças aos humanos e animais como a Leishmaniose Visceral. Depois de treinada, a equipe, coordenada pela médica veterinária Gabriela do Amaral da Rosa, intensificará a captura do vetor para que sejam implantadas as medidas cabíveis para controle da doença.

Leishmaniose Visceral - A leishmaniose visceral (LV) era, primariamente, uma zoonose caracterizada como doença de caráter eminentemente rural. Mais recentemente, vem se expandindo para áreas urbanas de médio e grande porte e se tornou crescente problema de saúde pública no país e em outras áreas do continente americano, sendo uma endemia em franca expansão geográfica. É uma doença sistêmica, caracterizada por febre de longa duração, perda de peso, astenia, adinamia e anemia, dentre outras manifestações. Quando não tratada, pode evoluir para óbito em mais de 90% dos casos.

Fonte:Assessoria de Comunicação do Governo de Luís Eduardo Magalhães - ASCOM
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades