Notícias

03
Jul/15

Dr. Roberto: Dor de Cabeça e as Disfunções da ATM

A dor de cabeça tem diversas origens e entre uma das causas, a disfunção da ATM, por isso é importante investigar a origem da sua dor de cabeça.

A dor de cabeça na região temporal, com determinadas características podem ter origem de disfunções da ATM, por isso é importante o correto diagnóstico da dor de cabeça e tratamento, pois assim estaremos tratando a causa, pois não adianta tomar medicamentos paliativos que mascaram a dor por anos e continuar com a sua dor.

Muitas pessoas sofrem de dor de cabeça há muitos anos, classificam a sua dor de cabeça como uma enxaqueca tomando medicação e desconhecem real causa da sua dor, pois uma enxaqueca não tem uma freqüência diária, por exemplo.

A causa das Desordens da ATM é multifatorial, onde é importante salientar que os hábitos parafuncionais (apertamento dos dentes, roer unhas, morder os lábios) e o bruxismo cêntrico e excêntrico (ranger os dentes e apertar os dentes durante a noite) contribuem muito no aparecimento e manutenção dos sintomas das disfunções da ATM.

A etiologia, ou seja, a causa das Disfunções Temporomandibulares é multifatorial, assim, vários fatores podem contribuir para o aparecimento e manutenção das disfunções temporomandibulares:

• os fatores predisponentes
• os fatores precipitantes
• os fatores perpetuantes

Existem sinais e sintomas que indicam que paciente apresenta uma disfunção da ATM assim como dor de cabeça ao acordar, sensação de rosto cansado ao acordar, limitação de abertura bucal, dor ao mastigar, estalos na ATM, zumbido entre outros.
A dor é uma experiência sensorial e emocional desagradável, associada a uma lesão tecidual real ou virtual e representa um alerta do nosso organismo de que algo está errado conosco e que devemos procurar ajuda.

É importante lembrarmos de que a dor de cabeça não é normal e não devemos nos acostumar com ela!

Os Zumbidos e as Desordens da ATM - O zumbido é um som ouvido pelo paciente, intermitente ou contínuo, fraco ou bastante perturbador e que muitas vezes podem estar presentes 24 horas com o paciente, diminuindo a qualidade de vida.

O zumbido do paciente pode ser ouvido como o barulho de uma panela de pressão, uma cachoeira, um apito entre outros. Se o seu paciente apresenta um zumbido e já foi examinado pelo otorrinolaringologista e eliminado qualquer problema clínico sério que possa estar associado ao zumbido, você pode suspeitar de uma desordem têmporomandibular associada ao zumbido.

Neste caso, o cirurgião dentista pode fazer dois testes que podem reproduzir ou aumentar a frequência do zumbido e encaminhá-lo ao especialista em DTM e Dor Orofacial, pois você o estará ajudando e muito.

As Desordens Têmporomandibulares podem desencadear ou perpetuar um zumbido onde o tratamento dessas desordens podem muitas vezes eliminar, amenizar bastante este problema.

Bruxismo e as Disfunções da ATM - O bruxismo é classificado como um distúrbio de movimento do sono e que ocorre principalmente na fase de passagem de um nível de sono profundo a um sono leve. O bruxismo pode ser excêntrico (ranger os dentes) e o cêntrico (apertar os dentes). O excêntrico é aquele que o paciente range os dentes, ou seja, faz movimentos laterais com a mandíbula com toque dos dentes.

A presença do bruxismo durante a noite pressupõe que seja parte de uma resposta de ativação do sistema nervoso central aonde pode ser verificado simultaneamente, movimentos corpóreos, aumento da freqüência cardíaca e respiratória. Provavelmente de uma interação entre o sistema límbico e o sistema motor aonde o sistema dopaminérgico, fatores genéticos e/ou familiares poderiam igualmente estar envolvidos.

É uma atividade na qual a frequência, duração, e intensidade são influenciados por diversos fatores endógenos e exógenos: momentos estressantes, abuso do álcool, algumas doenças psiquiátricas ou neurológicas.

É importante salientar que o uso de medicação para obesidade e alguns antidepressivos podem exacerbar o bruxismo. O bruxismo tem como resultado o desgaste dos dentes, pois quando há duas superfícies duras se atritando, elas se desgastam entre si.

Alguns sintomas podem acompanhar o paciente que range os dentes como sensação de rosto cansado ao acordar, dor de cabeça na região temporal entre outros. É importante protegermos os dentes se percebermos que estamos rangendo os dentes.

Uma maneira de perceber é perguntar para os pais ou parceiro se ouvem um barulho dos dentes durante a noite. Muitas vezes não temos como descobrir somente perguntando ao dentista, pois há sinais nos dentes quando eles estão se desgastando.

Fonte: Dra. Simone Silveira- Especialista em ATM
Contato: SPA DA COLUNA- Dr. Roberto Ramos da Costa- CRO-GO 1638- Rua Jorge Amado n° 1901 Mimoso I - LEM-Ba. Fone (77) 3628-3954- . Atendendo em Barreiras na Clínica Santa Monica- Rua São Luis 38- Sandra Regina-Fone (77) 3611-6032- Agendar com Lita.


 

Fonte: Blog do Sigi Vilares/Colunistas
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades