Notícias

27
Mai/15

Luís Eduardo Magalhães é destaque na XXVII Reunião Plenária Ordinária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco

Na mesa redonda que discutiu o tema “Ações de revitalização na Bacia Hidrografia do Rio São Francisco”, Fernanda Aguiar teve a oportunidade de apresentar o programa municipal LEM APP 100% Legal.

A Secretária de Meio Ambiente e Economia Solidária, Fernanda de Cássia Aguiar, representou nos dias 21 e 22 de maio, o município de Luís Eduardo Magalhães na XXVII Reunião Plenária Ordinária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, realizada na cidade de Petrolina – PE, que trouxe a temática “Crise Hídrica: a difícil travessia de 2015”.

Na mesa redonda que discutiu o tema “Ações de revitalização na Bacia Hidrografia do Rio São Francisco”, Fernanda Aguiar teve a oportunidade de apresentar o programa municipal LEM APP 100% Legal e um vídeo que mostra toda a técnica de recuperação das áreas de preservação permanente e a importância que os coletores de sementes representam para o projeto. “Mais uma vez Luís Eduardo Magalhães é referência no cenário nacional, agora através do programa LEM APP 100% Legal”, comentou a secretária.

“O plantio de sementes nativas diretamente no solo, através da técnica da muvuca, é a melhor alternativa para recuperar as margens e nascentes da bacia do Rio São Francisco que está com problemas sérios de assoreamento. A muvuca é uma técnica mais barata e eficaz que a produção de mudas. Além disso, é mais uma fonte de renda para os pequenos agricultores que coletam as sementes para a execução do método”, explicou Aguiar.

Iniciada em agosto de 2011, o programa LEM APP 100% Legal fornece apoio técnico e científico aos produtores rurais que queiram restaurar as suas áreas de preservação permanentes, as APP’s. O programa também busca aliar a ecologia à economia através da Rede Coletora de Sementes. A rede funciona como uma bolsa de valores onde  os coletores de sementes definem o preço de cada semente. Após a coleta, as sementes são compradas pela Prefeitura com recursos do Fundo Municipal de Meio Ambiente. Essa é uma oportunidade para que os moradores de comunidades rurais do município além de aumentarem a renda familiar valorizem o cerrado.

Fonte:Ascom/PMLEM
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades