Notícias

21
Mai/15

Conferência debate protagonismo da pessoa idosa em Luís Eduardo Magalhães

A I Conferência do Direito dos Idosos teve como tema o protagonismo da pessoa idosa na sociedade atual

Protagonismo e Empoderamento da Pessoa Idosa: Por um Brasil de Todas as Idades. Este foi o tema da I Conferência Municipal dos Direitos dos Idosos realizada nesta quarta-feira, 20, na sede do Programa Municipal de Atendimento à Terceira Idade (PROMATI). A conferência teve por objetivo propiciar a reflexão, discussão e avaliação das ações dirigidas às pessoas idosas, dos espaços de participação e da forma como vem sendo realizada a gestão da política de garantia dos direitos da pessoa idosa no município de Luís Eduardo Magalhães.

Delegados escolhidos para representar Luís Eduardo Magalhães na Conferência Territorial da Bacia do Rio Grande

A conferência contou com três eixos temáticos: empoderamento, gestão e financiamento. A ideia é esclarecer e difundir o aspecto conceitual, estratégico, político e operacional da intersetorialidade na execução das ações da política social para a pessoa idosa e unir esforços no sentido de incluir a pessoa idosa na agenda e na pauta política. Ao final da conferência foram eleitos os representantes municipais para a Conferência Territorial da Bacia do Rio Grande em Barreiras no próximo dia 27 de Maio.

Durante as últimas décadas observa-se uma maior tendência ao debate das questões referentes ao envelhecimento e à velhice. O aumento do interesse pelo tema deve-se em grande parte ao fato do crescimento da população idosa o que vem contribuindo para um novo perfil populacional de pessoas com idade igual ou superior a 60 anos.

Esse processo de envelhecimento pelo qual o Brasil e o estado da Bahia vem passando demanda um olhar mais especifico as peculiaridades desse segmento etário por parte dos gestores das politicas públicas, família e da sociedade, tendo como eixo central a proposição de estratégias, ações e serviços que respondam as necessidades de atenção, proteção e defesa dos direitos da pessoa idosa.

Fonte:Ascom/PMLEM
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades