Notícias

21
Mai/15

Prefeito Humberto Santa Cruz participa de Assembleia Geral do Sindicato dos Professores

O prefeito Humberto Santa Cruz em conversa com os professores durante assembleia geral da categoria nesta quarta-feira, 19

O prefeito Humberto Santa Cruz participou na noite desta quarta-feira, 20, da Assembleia Geral do Sindicato dos Professores de Luís Eduardo Magalhães (SINPROLEM), realizada no Ginásio Dioclécio Severino Ramos, ao lado da Escola Ottomar Schwengber.

Convidado pelo presidente da entidade, Elson Sá Teles, o prefeito explicou as razões para o percentual de reajuste salarial apresentado pelo Poder Executivo para a categoria. “Tenho responsabilidades como gestor para cumprir, a Lei da Responsabilidade Fiscal. Não posso comprometer o orçamento oferecendo algo que não será possível cumprir ali na frente”, disse o prefeito.

A proposta inicial apresentada pelo Poder Executivo foi de 9,5%. O prefeito chegou a oferecer o mesmo percentual, retroativo a partir de abril e com acréscimo de 1% a partir de junho, totalizando 10,5% de reajuste e por fim, fixou a proposta nos mesmos 10,5% retroativos a partir de janeiro. Ele lembrou ainda que pelo menos 70% dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB) são utilizados para beneficiar os professores.

Na conversa com os educadores, Humberto aproveitou também para comentar os avanços obtidos na educação desde 2009. De lá pra cá, disse ele, 346 professores foram contemplados com regência de classe, 401 receberam títulos de aperfeiçoamento e outros 237 tiveram mudança de nível e 113 professores beneficiados com enquadramento de 40 horas. Nesse período houve um acréscimo de vagas equivalente a 58% e um incremento de 511 novos professores na rede municipal.

Na área estrutural, o prefeito elencou outros benefícios como a reforma de oito escolas, climatização de todas as escolas municipais, aquisição de seis novos ônibus escolares, início da instalação das câmeras de monitoramento interno e externo nas escolas, início da construção de uma Escola Modelo com 12 salas de aula no bairro Mimoso I e da reforma e ampliação do Ginásio Poliesportivo Juscelino Kubistchek, na Avenida JK.

 

O prefeito ainda lembrou o cumprimento da Lei Nº11. 738/2008, que dispõe sobre o piso salarial profissional nacional da carreira de professor e o 1/3 da carga horária para as atividades complementares e parabenizou a diretoria do sindicato pela forma como conduzem e defendem os direitos da categoria. Colocada em votação, a proposta do Poder Executivo não foi aceita pela maioria dos professores presentes que querem reajuste de 13,1%.  A Assembleia Geral contou ainda com a presença de vereadores e secretários do governo municipal.

Fonte:Ascom/PMLEM
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades