Notícias

20
Abr/15

Consórcio de Saúde da UMOB prevê melhor atendimento a população da Região Oeste

O secretário Werther Brandão, a direita, durante encontro com secretários e representantes da saúde dos municipios da UMOB

O secretário de Saúde de Luís Eduardo Magalhães, Werther Brandão, participou na última quinta-feira, 16, no município de Cristópolis, de uma reunião entre os secretários e representantes de saúde das prefeituras que fazem parte da União dos Municípios do Oeste da Bahia (UMOB). Em pauta o consórcio de saúde formalizado entre os municípios da região e que prevê a melhoria do atendimento prestado a população como um todo.

“O objetivo é dividir o peso mesmo. Tem município que tem naturalmente uma estrutura melhor que o vizinho, que além de não ter estrutura não tem onde comprar determinados serviços. A ideia é descentralizar os serviços de saúde para melhor atender a população de modo geral”, avalia o secretário Werther Brandão.

A discussão sobre a criação de um consórcio de saúde entre os município da UMOB teve início ainda na gestão do prefeito de Luís Eduardo Magalhães, Humberto Santa Cruz, como presidente da entidade, no ano de 2014, fazendo da região pioneira no debate sobre esse assunto na Bahia.

Medicamentos - O consórcio deve trazer benefícios também para a assistência farmacêutica, outra dificuldade enfrentada pelos municípios da região. “Hoje o município compra sozinho seu medicamento, negocia com os fornecedores por meio de licitações, pregões. Muitas vezes os fornecedores falham na entrega do medicamento, o que não é uma coisa simples, porque termina repercutindo na falta de medicamentos de necessidade básica”, explica Werther.

Para o secretário de Luís Eduardo Magalhães o consórcio possibilitar aos municípios participantes um poder maior de negociação, pois possibilitará atingir fornecedores com maior expressão, maior estrutura, e que dificilmente vão deixar um município em dificuldade. “A ideia é unir os municípios da região que fazem parte da UMOB, para redução dos custos da saúde, encontrar ferramentas, meios de diminuir esse custo e atender melhor a população”, ratifica.

Reunião itinerante – Na tarde da mesma quinta-feira, o município, distante 157 km de Luís Eduardo Magalhães, sediou mais uma reunião itinerante da UMOB. Na oportunidade, o vice-prefeito de Luís Eduardo Magalhães representou o prefeito Humberto Santa Cruz. Para o vice, a formalização dos consórcios representa o fortalecimento dos municípios da região oeste. “A região tem muito a ganhar com essa união. Os consórcios fortalecem e melhoram a qualidade do atendimento em toda região oeste”, disse.

 

Fonte:Ascom LEM/ Prefeitura Municipal de Luís Eduardo Magalhães
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades