Notícias

07
Abr/15

Jeisa Souza: Por que eu engordo se não como muito?



Tem pessoas que passam muito tempo em jejum, só fazem três refeições diárias e mesmo assim se veem engordando, por que será? É fato que se ficarmos bastante tempo em jejum, quando comermos novamente, temos maior chance de engordar, pois o corpo aumentará a eficiência do armazenamento de gordura e reduzirá a capacidade de processamento de calorias, assim, engordamos mesmo comendo menos.

Isso ocorre, pois o organismo se sente em risco quando fica tempo sem se alimentar e acaba poupando energia, assim, nosso metabolismo diminui. Além disso, enzimas que puxam a gordura para dentro das células ficam mais ativas. Ou seja, quando você comer novamente seu corpo aproveitará, armazenará e absorverá a refeição mais eficientemente. Um pão te engordará mais depois de 5 horas sem se alimentar.

Se você fizer isso todo dia (ficar 5h sem se alimentar), seu metabolismo reduzirá ainda mais. Assim, qualquer alimento te engordará mais do que uma pessoa que come de 3h em 3h. Isso porque quem come fracionadamente, não precisa poupar energia. Lembre-se que nosso corpo se adapta a tudo! Portanto, coma fracionadamente para que seu metabolismo sempre fique ativo.

Muitas pessoas dizem que não comem de 3h em 3h por não sentirem fome e isso é resultado da adaptação de não comer nesses horários, pois nosso organismo acaba achando que não há alimento disponível no mundo nesse momento (nosso organismo ainda é programado conforme nossos ancestrais que caçavam para sobreviver e ficavam bastante tempo sem se alimentar, armazenando energia para viver mais), ou seja, incentivamos o a não sentir fome.

Outro problema de não se alimentar fracionadamente: você se torna menos produtivo, pois seu corpo tende a economizar energia, tendo mais preguiça de se mexer!

Se você tem esse padrão alimentar de comer muito no almoço e jantar e não comer nada durante a manhã e a tarde, tente dividir as calorias entre as refeições, reduza as grandes refeições e aumente os lanches. Em 1 mês, você já sentirá mudanças no seu organismo e seu corpo vai pedir pelo alimento quando ficar mais do que 3h sem se alimentar, seu rendimento físico e mental vai aumentar e você não vai conseguir comer muito em uma única refeição pois o estômago vai perder a capacidade de dilatação para receber grandes quantidades de comida.

Fonte: Marianne Aparecida Pinheiro da Rocha - Portal da Educação

Nutricionista: Jeisa Souza
Nutricampo Assessoria e Consultoria Nutricional & Atendimento clinico
77 9844-0637/9108-8092

 

Fonte: Blog do Sigi Vilares/Colunistas
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades