Notícias

10
Set/12

Dr. Mário Machado: Livre arbítrio

Enquanto estava preso, Nelson Mandela, recitava diariamente um poema chamado Invictus, que terminava assim: “Por ser estreita a senda - eu não declino, Nem por pesada a mão que o mundo espalma; Eu sou dono e senhor de meu destino; Eu sou o comandante de minha alma.”

Ser dono do seu destino e ser o comandante de sua alma representa bem claramente aquilo que todo homem é: um ser livre, dono do seu próprio nariz, de suas próprias vontades, de suas próprias decisões mas, principalmente, arcar com as consequências de suas decisões.

Invictus, ao contrario do que podemos pensar não se refere aquilo ou aquele que nunca foi derrotado, pelo contrario, aqui quer dizer aquele que nunca foi conquistado. Hoje temos um cenário político que há mais de 30 anos era impensável, pelo menos da maneira como o vemos hoje e o desfrutamos. Nunca antes tínhamos conquistado tamanha liberdade, de expressão, sentimentos, emoções. Hoje somos livres.

Chico Xavier ensina que “Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim.” E podemos sim, sempre começar novamente e buscar um novo fim, desde que você seja o dono do seu destino e o comandante de sua alma.

A internet vem sendo bombardeada, em especial no Facebook, por campanhas que visam a aprimorar as eleições a partir dos princípios do voto limpo, sem venda de votos, de candidatos dignos de merecem o voto dos eleitores e por ai afora vai. Triste é termos que fazer campanhas desta natureza, para trazermos a luz o que deveria ser a regra, a exceção. Diga-se de passagem, que a campanha nasceu em verdade do Tribunal Superior Eleitoral.

Não ser conquistado lembra também o Apostolo Paulo que em 1ª Coríntios, Capitulo 6 versículo 12 ensina: “Todas as coisas me são licitas, mas nem todas as coisas me convém. Todas as coisas me são licitas mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas.” As liberdades tem um preso, as vezes mais alto do que podemos pagar.

O livre arbítrio é o primeiro comandante das nossas almas, entretanto se não soubermos dominá-lo, respeitá-lo, entende-lo poderemos pagar um preço altíssimo. É isso que se depreende de uma eleição. Se não tivermos o controle de nossas decisões, se nos deixarmos levar por promessas vis e sem sentido, não soubermos escolher teremos que amargar um preço muito alto.

Fico triste quando as pessoas dizem que não gostam de política, mas infelizmente é a política o comandante da alma de uma nação. Não existe nação sem política ou sem políticos, pelo menos eu não conheço nenhuma. Entao se somos reféns deste sequestro que o homem criou para nós temos duas opções: ou mantemo-nos reféns eternamente, ou reagimos, ainda que seja pelo meio da própria política.

Não podemos é permitir continuarmos no sequestro e fazendo cara de vitima durante quatro anos. Se isso não for vergonhoso é no mínimo humilhante.

Reaja e lute com todas as suas forças, você é o comandante de sua alma.

ESTA É MINHA OPINIAO!!!
Dr. Mário Machado
Advogado

Fonte:Blog do Sigi Vilares
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades