Notícias

29
Jun/22

Estudo feito no Nordeste mostra que substncias encontradas no limo podem combater a Covid-19

Pesquisadores de universidades cearenses descobriram que o limão pode ser um grande aliado contra o coronavírus. É que a fruta possui compostos naturais específicos capazes de combater o Sars-Cov-2, agente causador da Covid-19. Publicado no ano passado, o estudo foi incluído na base de dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Segundo reportagem do Diário do Nordeste, o achado faz parte de um trabalho de Victor Moreira de Oliveira, estudante de graduação em Química, da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos, vinculada à Universidade Estadual do Ceará (Fafidam/Uece), de Limoeiro do Norte, em parceria com o grupo de Química Teórica e Eletroquímica (GQTE).

De acordo com os pesquisadores, o estudo teve como ponto de partida o hábito cultural cearense de tomar chás de cascas de frutas cítricas, como laranja e limão, quando as pessoas ficam gripadas. Os testes foram iniciados ainda em 2020.

Dos oito limonoides analisados, quatro mostraram atividade promissora: calodendrolídeo, pedonina, harrisonina e dasacetilnimocinol.

O coordenador do grupo e orientador do trabalho, Emmanuel Marinho, destaca a disponibilidade e a abundância do limão como fatores facilitadores de futuras pesquisas, já que não há necessidade de culturas complicadas ou pouco viáveis.

Grupos de pesquisa realmente nos instigam a conseguir cada vez mais e a nos aprimorar. Pelo fato de sermos novos cientistas, devemos sempre pensar no futuro, não ficar estacionados, e sempre analisar por uma nova perspectiva”, observa.

“São fármacos que a gente acredita ter baixa toxicidade. Para um laboratório, já ter esses dados da nossa pesquisa vai dar um bom direcionamento. A importância da nossa pesquisa é justamente esse passo inicial”, destaca.

Fonte:BNews
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades