Notícias

12
Mai/22

Feira Cidadã leva dez mil atendimentos de saúde e cidadania para Lapa

Desta quarta (11) até sexta-feira (13), serviços de saúde e cidadania serão oferecidos a moradores do município de Bom Jesus da Lapa, no Oeste baiano, pela Feira Cidadã promovida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde (Sesab). A expectativa é realizar 10 mil atendimentos gratuitos, entre exames, procedimentos e consultas, além de emissão de documentos através da unidade móvel do SAC. A Feira está instalada na Avenida Santa Luzia, no Centro da cidade.

“São três dias de atendimento de feira, porém com atendimento simultâneo no Hospital Municipal Carmela Dutra, com as cirurgias eletivas de catarata, pterígio e as limpezas de lente, que chamamos de Yag Laser. Os serviços de odontologia ocorrerão durante seis dias. Já as cirurgias eletivas serão seguem até domingo”, explicou o coordenador da Feira Cidadã, Edvaldo Gomes. A cirurgia de pterígio é uma novidade incluída no rol de procedimentos do evento. Pacientes que moram nos municípios vizinhos a Bom Jesus da Lapa também poderão ser atendidos.

A previsão é de que sejam realizadas 3.600 consultas médicas; 3.500 exames, sendo 2.400 ultrassonografias de mama, abdome e transvaginal, 600 eletrocardiogramas e 420 mamografias para mulheres de 40 a 69 anos de idade; além de 2 mil atendimentos de odontologia e 3 mil consultas oftalmológicas com triagem para cirurgia de catarata e pterígio. Após a triagem, os pacientes aptos para as cirurgias oftalmológicas são encaminhados para realizar o procedimento, nestas quarta e quinta-feira.

Emissão de documentos e outros serviços

O SAC Móvel vai emitir segunda via do RG, com limite de 250 documentos por dia, inscrição no CPF e certidão de antecedentes criminais. O estudante Cleiton do Santos, 17 anos, conseguiu fazer a segunda via da carteira de identidade, que perdeu a validade e já estava desgastada. “Foi muito fácil emitir uma nova via do RG aqui na Feira”, comemorou.

De acordo com Edvaldo Gomes, os interessados podem retornar à Feira ao longo dos três dias para realizar diferentes procedimentos. Também estão sendo ofertados corte de cabelo, barba, design de sobrancelhas, aferição de pressão arterial, glicemia, temperatura e saturação. Para ter acesso aos serviços da Feira Cidadã, os usuários deverão apresentar Cartão SUS, RG, comprovante de residência, comprovante de vacina contra a Covid -19 e requisição médica para realização de exames.

Fonte:Secom BA
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades