Notícias

11
Mai/22

Combate a Incêndios Florestais: Capacitação para Brigadistas Voluntários está sendo realizada em Barreiras

Até a próxima sexta-feira (13), a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, em parceria com o 11º Grupamento de Bombeiros Militar da Bahia, realiza a Capacitação de Brigadistas Voluntários para atuarem no combate a incêndios florestais. O treinamento teve início nessa segunda-feira (9) e está acontecendo na sede da Associação Comunitária do Rio de Pedras, em Barreiras.

Serão cinco dias de treinamento, com um cronograma de 40 horas de atividades entre teoria e prática. Os participantes terão noções de educação ambiental, legislação, fiscalização, licenciamento, além de outros temas abordados na formação, como instruções de atendimento pré-hospitalar, táticas e técnicas de combate aos incêndios florestais, organização de materiais e oficinas com simulação de combate a incêndio com fogo real, estão sendo acompanhadas pelos bombeiros militares.

Conforme explica o instrutor do Corpo de Bombeiros, 40 municípios estão recebendo essa ação preventiva. “A formação de brigada voluntária é uma ação do governo estadual, em parceria com o poder público, e visa formar brigadas em diversos municípios baianos, sobretudo, naqueles que há maior incidência de incêndios florestais. O município de Barreiras absorveu essa formação e traz especialmente para essa comunidade, essa ação preventiva objetivando preparar a comunidade nos casos de incêndios florestais”, pontuou o Capitão Florinato Sertão.

O coordenador de educação ambiental, Ronaldo Ursulino, acompanhou esse primeiro dia de capacitação e pontuou a relevância do curso para os participantes. “A Prefeitura de Barreiras, através da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, tem esse comprometimento de desenvolver ações com foco na prevenção, dessa maneira, agradecemos essa parceria com o 11º Grupamento de Bombeiros Militares por trazer técnicas importantes que serão úteis no dia a dia desses 26 brigadistas que estão participando de maneira voluntária, principalmente no período de estiagem em nossa região”, destacou Ronaldo.

A Capacitação para Brigadistas Voluntários contou ainda com a parceria das empresas Tetra+ Consultoria Econômica e Ambiental, Mega Watts Complexo Fotovoltaico Sertão Solar Barreiras I, II, III e IV, um empreendimento da Atlas Renewable Energy, na doação de EPIs.

Fonte:Dircom PMB
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades