Destaques
publicidade
classificados
+ ver todos
  Buscar Notícias
  Curta nossa pagína
  Publicidades
notícias
11
Nov/22

TELAMAR - Fábrica de Telas e ALAMBRADOS e agora de CONCERTINAS


TELAMAR - Rua Luiz Cláudio Nunes, 123, Jardim Imperial




Galvanizada e revestida em PVC


Fechamento de grandes áreas




Telas Onduladas Artísticas (Ótis) - As telas onduladas, também conhecidas como tela artística ou tela otis, podem ser fabricadas em diversas aberturas de malhas e com diferentes bitolas de fios.



Há mais de 20 anos no mercado, a TELAMAR é uma empresa consolidada, trabalhando com produtos de alta qualidade, atendendo cada cliente de maneira personalizada e de forma rápida e eficiente.


CONCERTINA NOS DIÂMETROS 30,35 e 45 cm



Concertinas - 
é uma barreira de segurança laminada, de forma espiralada, possui lâminas pontiagudas, cortantes e penetrantes. A concertina é a evolução do arame farpado e geralmente são utilizados em muros, alambrados, cercas, portões, telhados e torres. São feitos de aço galvalume e dificilmente são cortados por ferramentas convencionais.


Maior estoque da região

  • A TELAMAR está localizada na Rua Luiz Claudio Nunes Rocha, n°123, Jardim Imperial próximo à Galvani e Casa Do Marceneiro, em Luís Eduardo.

Para mais informações, ligue: (77) 3628-5544 (Também atende como Whatssap)
www.telamaralambrado.com.br

Fonte:Informe Publicitário
()
11
Nov/22

A UNIPEÇAS em novo endereço para melhor lhe servir em LEM


Estamos localizado na Avenida Kichiro Murata, sentido a BR 242, próximo a Praça dos Três Poderes


Segurança e conforto para o seu veículo




Setor de peças

A Unipeças Centro Automotivo já está funcionado em um novo endereço, agora em sua sede própria, loja mais ampla, climatizada, confortável, aconchegante, para seus clientes, amigos e funcionários. E com o ótimo atendimento de sempre.

Estamos localizado na Avenida Kichiro Murata, sentido a BR 242, próximo a Praça dos Três Poderes, no bairro Jardim Imperial, na cidade de LEM.


Oficina

Fazemos o alinhamento de seu veículo em tecnologia 3D, balanceamento local com equipamentos de última geração e dos mais diversos serviços como: Reparo de pneus, troca de lâmpadas externas, cristalização de para-brisas, troca de óleo, suspensão, injeção eletrônica. Trabalhamos com todas as marcas nacionais e importados e com peças originais.


Alinhamento


Lava-jato


Oficina


Alinhamento


Setor de peças

Contando com uma experiência de 18 anos no mercado de trabalho, a UNIPEÇAS - Centro Automotivo, em parceria com a Porto Seguro, trabalha com profissionais qualificados para melhor atendê-lo. 

Telefones: 77 3628-6988 ou 9.9969-1103 ou 99955-3815.

Fonte:Informe Publicitário
()
11
Nov/22

Bahia prorroga prazo de inscrição para concurso de soldado da PM e Corpo de Bombeiros

Inscrições podem ser feitas on-line até o dia 16 de novembro

O Governo do Estado divulgou hoje a prorrogação do prazo de inscrições para o concurso de soldado da Polícia Militar (PM) e Corpo de Bombeiros. São oferecidas duas mil vagas para a PM e 500 para os bombeiros. As inscrições podem ser feitas on-line até o dia 16 de novembro. 

É importante lembrar que para se candidatar é preciso pagar uma taxa de inscrição de R$ 90. Além disso, os interessados devem possuir 2º grau completo ou formação técnica profissionalizante de nível médio. 

O concurso oferece vagas para soldado da PM em Salvador e Região Metropolitana, bem como oito cidades do interior do estado. No caso das vagas para o Corpo de Bombeiros, as vagas estão distribuídas entre as cidades de Itabuna, Porto Seguro, Itaberaba, Paulo Afonso, Santo Antônio de Jesus, Barreiras, entre outras cidades do interior baiano. 

Dentre o total de vagas disponibilizadas, 30% são dedicadas aos candidatos negros (preto/pardo) que façam a autodeclaração no momento da inscrição. O cronograma do processo seletivo determina que as provas objetivas aconteçam no dia 22 de novembro. Mais detalhes podem ser acessados através do edital do concurso. 

Fonte:IBahia
()
11
Nov/22

Oportunidade de emprego

Fonte:Publicidade
()
11
Nov/22

Operação cumpre mandados de prisão contra suspeitos de duplo homicídio em Paratinga

Uma operação conjunta entre a 1ª Coorpin – Feira de Santana, a 9ª Coorpin – Jequié, a 24ª Coorpin – Bom Jesus da Lapa e a Corregedoria da Polícia Militar da Bahia (PMBA) cumpriu mandados de prisões temporárias, além de busca e apreensão, na última quinta-feira (10), contra os suspeitos de um duplo homicídio com ocultação de cadáveres em Paratinga. Os mandados foram expedidos pela Vara Criminal de Bom Jesus da Lapa.

De acordo com a polícia, a operação é resultado de uma longa investigação, que teve como objetivo elucidar vários homicídios ocorridos em Paratinga, em 2020 e 2021.

Os dois suspeitos que tiveram os mandados de prisão decretados são policiais militares e estariam lotados em Jequié, atualmente. Um deles não havia sido localizado até ontem, segundo a polícia.

Na ocasião do crime, rastros de sangue foram encontrados numa chácara entre Volta da Serra e Paratinga, local onde Vilberto Barros, um empresário, e Ênio Brandão estavam. Segunda a Polícia Civil, as investigações continuam para localizar os corpos.

Ainda de acordo com a Polícia Civil, a contribuição da população através do Disque Denúncia 181 é de suma importância no combate ao crime, reiterando os laços de confiança junto a toda sociedade.

Fonte:Gazeta 5
()
11
Nov/22

Prazo para atualizar CadÚnico termina hoje; mais de 234 mil podem perder Auxílio Brasil

A medida é para as famílias do programa de transferência de renda que não renovam as informações há mais de dois anos

Os beneficiários do Auxílio Brasil que não atualizaram os dados no CadÚnico (Cadastro Único do Governo Federal) há mais de dois anos têm até esta sexta-feira (11) para confirmar as informações. Segundo o Ministério da Cidadania, 234,4 mil famílias convocadas para a revisão cadastral ainda não fizeram o procedimento e podem perder o benefício.

Desde fevereiro, 8 milhões de famílias foram chamadas para averiguação, revisão ou focalização. No caso da revisão, o prazo acabaria em 14 de outubro, mas foi prorrogado por 30 dias após registro de filas nos postos de atendimento. Até o momento, 798,8 mil famílias continuam com o procedimento pendente. Dessas, 234,4 mil são beneficiárias do Auxílio Brasil.

O calendário de pagamento do Auxílio Brasil deste mês começa no dia 17. As parcelas de R$ 600, que beneficiam 21,1 milhões de famílias, serão pagas até o dia 30 de novembro, de acordo com o fim do NIS (número de identificação social).

A revisão cadastral consiste em solicitar à família a atualização dos registros do Cadastro Único, caso esteja há mais de dois anos sem nenhuma alteração.

Devido aos impactos da pandemia de Covid-19, o Ministério da Cidadania escalonou o processo de revisão cadastral. Neste ano, apenas as famílias com cadastro que foi corrigido pela última vez em 2016 ou 2017 foram convocadas para atualizar os dados no Cadastro Único. As famílias que o fizeram pela última vez em 2018 ou 2019 serão convocadas nos próximos anos.

"As famílias inscritas no Cadastro Único devem atualizar os dados a cada dois anos ou sempre que houver alguma alteração. Quem for convocado para averiguação e revisão de dados deve comparecer a um Cras (Centro de Referência de Assistência Social) ou a um posto de atendimento do Cadastro Único do município", informou o Ministério da Cidadania em nota.

Segundo a pasta, a atualização cadastral é “fundamental para assegurar a qualidade dos dados e garantir que as informações registradas na base do Cadastro Único estejam sempre de acordo com a realidade das famílias”.

A atualização do cadastro é obrigatória para a continuidade do recebimento de benefícios pagos via programas sociais, como Auxílio Brasil, Benefício de Prestação Continuada (BPC), Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) e ID Jovem.

Fonte:R7
()
11
Nov/22

IPVA das placas de finais 9 e 0 vence em novembro

Os prazos para os proprietários de veículos com placas de finais 9 e 0 pagarem a quinta e última parcela do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), ou então quitarem o tributo em parcela única, sem desconto, vencem nos dias 29 e 30 de novembro, respectivamente. Para realizar o pagamento, o contribuinte deve se dirigir e uma agência, um caixa eletrônico ou então utilizar o aplicativo ou o site do Banco do Brasil, Bradesco ou Sicoob, bastando apenas apresentar o número do Renavam.

Os veículos com placas de finais 1 a 4 que não efetuaram o pagamento do Imposto já foram notificados, e as outras placas deverão entrar na mesma situação em breve. Nestes casos, para quitar o licenciamento, o contribuinte deve primeiro pagar o IPVA notificado. Só após a quitação é possível emitir o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo Eletrônico (CRLV-e), emitido pelo SAC Digital.

O calendário de pagamento do IPVA está disponível no site da Secretaria da Fazenda do Estado (www.sefaz.ba.gov.br), no Canal Inspetoria Eletrônica – IPVA – Calendário. Para mais informações, o contribuinte pode ligar para o call center 0800 071 0071 ou enviar e-mail para [email protected].

Licenciamento completo

O Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-Ba) reforça que o licenciamento completo do veículo engloba outros itens além do IPVA. Para o automóvel estar regularizado é necessário quitar também débitos do licenciamento anual e possíveis multas, se houver.

Outro alerta é a respeito da emissão do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo Eletrônico (CRLV-e). O documento não é mais enviado para o endereço do contribuinte e deve ser impresso ou gerado arquivo digital para ficar salvo no aparelho de celular após o pagamento total do licenciamento.

O CRLV-e pode ser emitido utilizando-se o SAC Digital, pelo endereço www.sacdigital.ba.gov.br. Será necessário entrar com usuário e senha ou então, para quem está acessando pela primeira vez, fazer o cadastro. Mais informações acesse www.detran.ba.gov.br.

Fonte:Detran BA
()
11
Nov/22

Quer saber como construir uma imagem empresarial estratégica capaz de atrair mais clientes e impulsionar resultados?



A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, através do programa amigo empresário, em parceria com o Sebrae Regional Oeste, preparou para você, empreendedor(a), a palestra “Imagem Empresarial como Diferencial Competitivo”, conduzida por Lica Argolo, especialista em imagem empresarial e marketing de crescimento, para lhe ajudar a construir uma imagem forte e direcionada a resultados.

O evento acontecerá dia 17 de novembro, às 19h, no Sindicato dos Produtores Rurais de Luís Eduardo Magalhães.

PARA PARTICIPAR DESSE GRANDE EVENTO, ENVIE OS SEGUINTES DADOS:

NOME:
CNPJ:
CPF:
TELEFONE:
E-MAIL:
ENDEREÇO:
CEP:

Envie via Whatsapp clicando no link abaixo: 👇

https://chat.whatsapp.com/L3atMb1VjdTD844GldkJWl

LEMBRANDO QUE O SEBRAE ESTARÁ DISPINIBILIZANDO CERTIFICADO DIGITAL PARA QUEM FIZER A INSCRIÇÃO PELO SITE.
https://bit.ly/imagemlem

Fonte:Informe Publicitário
()
11
Nov/22

Pro Teto: Black November

Fonte:Publicidade
()
11
Nov/22

Estão abertas as inscrições para o VI Grande Feirão de Empregos de LEM

Promovido pelo Balcão de Empregos

Convidamos todos os que estão em busca de uma vaga no mercado de trabalho a se inscrever gratuitamente no VI Feirão de Empregos.
Este acontecerá entre os dias 09 ao dia 11 de novembro.

O Feirão de empregos 2022 terá participação especial o IEL (Instituto Euvaldo Lodi) com diversas vagas de estágios remunerados. Balcão de Empregos já confirmou com 40 empresas e possui 60 vagas disponíveis, em diversas áreas.

Período de inscrição: 01 ao dia 08 de novembro.
Documentação necessária para inscrição: RG e currículo.
Obs: Caso seja menor de idade precisa comparecer com o responsável legal.

Confira as vagas disponíveis:
- Empresa Algodoeira disponibiliza 01 vaga para Comprador:
Ambos os sexos, Ensino médio Completo, Informática Básica, Habilitação B, com ou sem Experiência;
- Empresa de Variedades disponibiliza 6 vagas para Operador de Caixa:
Ambos os sexos, Ensino médio Completo, Disponibilidade de horário, com ou sem Experiência, Noções em Informática;
- Empresa de Variedades disponibiliza 8 vagas para Repositor de Mercadorias:
Ambos os sexos, Ensino médio Completo, Disponibilidade de horário, com ou sem Experiência;
- Empresa de Confecções disponibiliza 5 vagas para Vendas:
Ambos os sexos, Ensino médio Completo, Disponibilidade de horário, com ou sem Experiência;
- Empresa de Confecções e Calçados disponibiliza 4 vagas para Vendas:
Ambos os sexos, Ensino médio Completo, Disponibilidade de horário, com ou sem Experiência;
- Empresa de Colchões disponibiliza:
1 Vaga para Vendas/Televendas (Sexo Feminino, Ensino médio completo, Conhecimento em informática, Desenvoltura para trabalhar com o público, com ou sem experiência);
1 Vaga para Motorista/Entregador (Sexo masculino, Ensino médio completo, Habilitação B);
1 Vaga para Motorista Vendedor (Sexo masculino, Ensino médio completo, Informática Básica, com experiência em vendas, Habilitação B);
- Empresa de Móveis e Eletrodomésticos disponibiliza 01 vagas para Vendas:
Sexo Masculino, Ensino médio Completo, Disponibilidade de horário, Com Experiência, Informática Básica;
- Empresa de Departamentos disponibiliza 02 vagas para Auxiliar de Loja:
Ambos os sexos, Ensino médio Completo, Disponibilidade de horário, Sem Experiência;
- Empresa de Departamentos disponibiliza 01 vaga para Primeiro Emprego:
Ambos os sexos, Ensino médio Completo, Disponibilidade de horário, Sem Experiência;
10º - Empresa de Restaurante Fast-Food disponibiliza 02 vagas para Atendente de Lanchonete:
Ambos os sexos, com ou Sem Experiência, disponibilidade de horário;
11º - Empresa de Hotelaria disponibiliza 01 vaga para Camareira:
Sexo Feminino, com ou Sem Experiência, disponibilidade de horário;
12º - Empresa de Hotelaria disponibiliza 01 vaga para Secretaria:
Sexo Feminino, com ou Sem Experiência, disponibilidade de horário, Noções em informática;
13º - Empresa Panificadora disponibiliza 02 vagas para Operador de Caixa:
Ambos os Sexos, Ensino Médio Completo, Informática Básica, Disponibilidade de Horário para trabalhar aos finais de semana pela manhã, com ou sem experiência.
14º - Empresa de Pizzaria disponibiliza 01 vaga para Auxiliar de Pizzaria:
Ambos os sexos, com ou Sem Experiência, disponibilidade de horário;
15º - Empresa de Materiais de Construção disponibiliza 01 vaga para Ajudante Geral:
Sexo Masculino, com ou Sem Experiência;
16º - Empresa de Estética disponibiliza 01 vaga para Vendedora:
Sexo Feminino, Ensino médio Completo, Informática Básica, Com Experiência, Flexibilidade de horário;
17º - Empresa de Estética disponibiliza 01 vaga para (Biomédica / Enfermeira ou Fisioterapeuta):
Sexo Feminino, Registro de Profissão Ativo, Informática Básica, com ou sem Experiência, Flexibilidade de horário;
18º - Empresa Roupas e Calçados disponibiliza 01 vaga para Vendedora:
Sexo Feminino, Ensino médio Completo, com ou Sem Experiência;
19º - Empresa Cama, Mesa e Banho disponibiliza 01 vaga para Operadora de Caixa/Crediário:
Sexo Feminino, Ensino médio Completo, Informática Básica, Com Experiência;
20º - Empresa de Confecções disponibiliza 01 vaga para Cobrador:
Sexo masculino, Com ou Sem Experiência, Habilitação A/B;
21º - Empresa de Ferro e Aço disponibiliza 01 vaga para Vendas:
Ambos os sexos, Ensino médio Completo, Informática Básica, Com Experiência, Boa Comunicação;
22º - Empresa de Sorveteria disponibiliza 02 vagas para Atendente:
Ambos os sexos, com ou sem experiência, disponibilidade de horário, boa comunicação;
23º - Empresa de Hamburgueria disponibiliza 01 vaga para Auxiliar de Cozinha:
Sexo Feminino, com experiência, disponibilidade de horário;
24º - Empresa de Floricultura disponibiliza 01 vaga para Vendas:
Ambos os sexos, ensino médio completo, informática básica, boa comunicação, com ou sem experiência.

Interessados comparecer na Rua Pernambuco, 401, em frente à Caixa Econômica. Tel. 77 9.9844-3280 e 9.9850-3073 - Luís Eduardo Magalhães/BA.

Fonte:Blog do Sigi Vilares/Ofertas de emprego
()
11
Nov/22

ACM Neto impõe condição para União Brasil apoiar Lula, diz site



Candidato derrotado a governador da Bahia, ACM Neto impôs uma condição para o União Brasil apoiar o governo Lula pelos próximos quatro anos.

Segundo o jornalista Guilherme Amado, do site Metrópoles, Neto, que é secretário-geral do União Brasil, quer que Lula apoie um nome do partido para concorrer à Presidência da Câmara dos Deputados contra Arthur Lira (PP).

O União Brasil é o quarto partido em número de assentos (51) na Câmara dos Deputados, atrás apenas do PL (76), PP (56) e o próprio Partido dos Trabalhadores (56). ACM Neto ainda não se manifestou sobre a reportagem.

Fonte:Política Ao Vivo
()
11
Nov/22

Suposta articulação de ACM Neto indica que casamento com PP está perto do fim



A suposta articulação de ACM Neto para que o União Brasil tenha o próximo presidente da Câmara Federal com o apoio do PT indica que o casamento do ex-prefeito de Salvador com o PP, do vice-governador João Leão, chegou ao fim.

Isso porque um nome do União Brasil para concorrer à Câmara vai de encontro aos planos do PP, de reeleger Arthur Lira presidente da Casa. Lira é aliado de João Leão, presidente do PP na Bahia.

O União Brasil é o quarto partido em número de assentos (51) na Câmara dos Deputados, atrás apenas do PL (76), PP (56) e o próprio Partido dos Trabalhadores (56). ACM Neto ainda não se manifestou sobre a reportagem.

Fonte:Política Ao Vivo
()
11
Nov/22

Vagas de Emprego para Barreiras

Hotel:
2 Vagas para recepcionista
Requisitos:
-Sexo feminino;
-Disponibilidade para trabalhar a noite;
-informática básica.
4 Vagas para camareira
REQUISITOS:
-Sexo feminino;
-Disponibilidade de Horário.

Empresa de confecções
2 vagas para vendas internas.
2 vagas para auxiliar de loja.
REQUISITOS: Ambos sexos, Boa Comunicação, Experiência Será um Diferencial, Disponibilidade de Horário.

Empresa de telecomunicações:
15 Vagas para técnico de telecomunicações.
REQUISITOS: Sexo Masculino, Ensino médio, CNH A\B, Disponibilidade de Horário,

EMPRESA 3: Empresa de telecomunicações:
15 Vagas para vendas externas.
REQUISITOS: Ambos sexos, Ensino Médio Completo, Disponibilidade de Horário, Boa Comunicação.

Empresa de calçados
5 Vagas para vendas internas:
REQUISISTOS: Sexos feminino, Maior de 18 Anos, Disponibilidade de Horário, Boa Comunicação.

Empresa de eletrodoméstico
5 Vagas para vendas internas.
REQUISITOS: Sexo Masculino, Maior de 18 anos, Experiência com Vendas.

EMPRESA 6: Empresa de Telecomunicações
4 Vagas para técnico de instalação de residência
REQUISITOS: Sexo masculino, horário comercial, experiência na área, CNH A/B.
5 Vagas para vendas externa
REQUISITOS: Ambos os sexos,

RESTAURANTE
1 Vagas para Assistente Administrativo
2 Vaga para Pizzaiolo
REQUISITOS: Disponibilidade de Horário, Ambos os Sexos, Experiência na área.

PIZZARIA
1 Vaga para Pizzaiolo.
REQUISITOS: Experiência na área, Disponibilidade de Horário, Ambos os Sexos.

Rua Custódia Rocha de Carvalho, centro, em frente ao Shopping 10, em cima do Dentista do Povo.
Comparecer com currículo impresso!

Fonte:Blog do Sigi Vilares/Ofertas de emprego
()
11
Nov/22

Faça um curso de frentista na REFERÊNCIA com aulas práticas no posto


Quantas oportunidades você já perdeu por não ter qualificação? Agora é possível ! Faça sua inscrição em um de nossos cursos e tenha mais oportunidades na sua vida!

Cursos disponíveis:
Informática ;
Secretariado ;
Auxiliar administrativo;
Operador de Caixa;
Massoterapia;
Frentista;
Repositor de Mercadorias, técnicas de vendas, etc.
Mais informações: 77 99905-0094
https://api.whatsapp.com/send?phone=5577999050094

Fonte:Informe Publicitário
()
11
Nov/22

O Tempero Novo está com a agenda de confraternização aberta para o fim do ano

Fonte:Publicidade
()
11
Nov/22

Tem promoção na ZANINI Materiais de Construção; confira!!!!

Fonte:Publicidade
()
11
Nov/22

Em LEM você conta com a Churrascaria Mimoso. Aberta todos os dias

Fonte:Publicidade
()
11
Nov/22

Seja uma consultora de vendas da FIO DIAMANTE e aumente sua renda




Fonte:Informe Publicitário
()
11
Nov/22

Moraes pede a Lula projeto para regulamentar as plataformas digitais

Magistrado quer medidas mais rígidias aplicadas no país.

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, fez um pedido especial ao presidente eleito Lula (PT) durante a visita de cortesia desta quarta-feira, 9.

Segundo informações da revista VEJA, Moraes externou seu extensivo trabalho na luta contra o que ele chama de desinformação. Conforme a revista, o magistrado falou que é preciso que o tribunal e a sociedade civil devem apresentar um um anteprojeto (estudo oi versão prévia de uma proposta) para combater o que a Corte enquadrar como fake news.

O objetivo, segundo ele, é atuar para conter os ataques ao regime democrático e ao estado de direito. Ainda de acordo com a revista, Moraes acrescentou que o texto deve ter aval do Executivo. “Fica o pedido”, disse.

Recentemente, conforme antecipou o Conexão Política, o TSE implementou uma resolução específica de combate à desinformação. A norma desencadeou uma série de questionamentos. O texto aumenta o “poder de polícia” do tribunal e traz uma série de regramentos, entre os quais a proibição da divulgação de fatos sabidamente inverídicos.

Antes do pedido a Lula, Moraes destacou as ações do TSE no combate às fakes news e ao discurso de ódio nos últimos três anos e, além disso, mostrou um balanço das medidas tomadas antes das eleições — a exemplo da retirada de 1,8 milhão de usuários do Telegram.

— Não é possível que essas plataformas sejam consideradas empresas de tecnologia e não de mídia. Só o Google fatura 12 vezes mais que todo o sistema Globo e não é punido em nada, como se nada ocorresse por lá — disse o presidente do TSE, conforme a VEJA.

Luiz Inácio, por sua vez, não comentou sobre os pedidos, apesar de flertar com o assunto.

Fonte:Conexão Política
()
11
Nov/22

Enem 2022 mantém medidas de prevenção à covid-19

Aluno com doença infectocontagiosa não deve comparecer às provas

Os candidatos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 que estiverem com covid-19 ou outra doença infectocontagiosa não devem comparecer ao local de prova. Assim como nas duas últimas edições do exame, esses estudantes poderão solicitar a reaplicação das provas. O Enem será aplicado em mais de 1,7 mil municípios nos próximos domingos, 13 e 20 de novembro. Cerca de 3,4 milhões de participantes estão com a inscrição confirmada

A reaplicação do Enem será nos dias 10 e 11 de janeiro de 2023. A solicitação da reaplicação deverá ser feita na Página do Participante em até cinco dias úteis após o último dia de aplicação, conforme o edital do exame. Cada pedido será analisado individualmente.

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), para a análise da possibilidade de reaplicação a pessoa deverá inserir obrigatoriamente, no momento da solicitação, documento legível que comprove a doença. Na documentação deve constar o nome completo do participante, o diagnóstico com a descrição da condição, o código correspondente à Classificação Internacional de Doença (CID 10), além da assinatura e da identificação do profissional competente, com o respectivo registro no Conselho Regional de Medicina (CRM), do Ministério da Saúde (RMS) ou de órgão competente, assim como a data do atendimento.

Além da covid serão aceitas justificativas de candidatos com tuberculose, coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenzae, doença meningocócica e outras meningites, varíola, influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola, varicela.

Uso de máscara 

O uso da máscara de proteção facial é obrigatório nos locais de prova, exceto nos estados e municípios onde esse uso esteja liberado, por decreto ou ato administrativo, em locais fechados. De acordo com o Inep, a aplicação deste ano manterá as medidas de proteção contra a covid-19, como o distanciamento entre os candidatos nas salas de prova. 

Segundo o último Boletim Infogripe, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), foi verificado aumento nos casos de covid-19 nos estados do Amazonas, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e de São Paulo.

De acordo com a Fiocruz, a covid-19 tem demonstrado tendência a picos anuais de sazonalidade no Brasil, ao contrário de outras doenças respiratórias, como a influenza ou gripe, que aparecem com mais frequência no país apenas nos meses de inverno. O Brasil registrou aumento de casos de covid-19 entre maio e junho de 2022, depois da forte onda verificada em janeiro e fevereiro. Neste momento, a Fiocruz indica aumento de internações por doenças respiratórias de pessoas a partir de 18 anos e no Rio Grande do Sul, na faixa a partir de 60 anos.

Para o médico e professor de doenças infecciosas da Universidade Federal do Rio de Janeiro Edimilson Migowski, os participantes com sintomas gripais, mesmo que não haja obrigatoriedade no local onde façam a prova, devem usar máscara de proteção facial no dia da prova, ainda que não tenham sido diagnosticados com covid, para evitar o contágio de doenças respiratórias. Alguns dos sintomas gripais são congestão nasal, nariz escorrendo, dor de garganta e tosse.

“Nesse momento, seria obrigatório o uso da máscara por pessoa que têm sinais ou sintomas de infecção respiratória, quem tem sinal ou sintoma de qualquer enfermidade”, diz. Além disso, ele recomenda que usem máscara pessoas imunodeficientes ou com outras condições que as tornem suscetíveis a essas doenças. 

Enem 2022

No primeiro dia, os participantes farão as provas de linguagens, ciências humanas e redação. No segundo, matemática e ciências da natureza. Os locais de prova estão disponíveis no Cartão de Confirmação de Inscrição na Página do Participante.

O exame seleciona estudantes para vagas do ensino superior públicas, pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para bolsas em instituições privadas, pelo Programa Universidade para Todos (ProUni), e serve de parâmetro para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Os resultados também podem ser usados para ingressar em instituições de ensino portuguesas que têm convênio com o Inep.

Quem está se preparando para o Enem pode acessar todas as provas e gabaritos de edições anteriores no site do Inep. Para testar os conhecimentos, os estudantes podem acessar gratuitamente o Questões Enem, um banco preparado pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC), que reúne questões de provas de anos anteriores. No sistema, é possível escolher as áreas do conhecimento se quer estudar. O banco seleciona as questões de maneira aleatória.

Fonte:Agência Brasil
()
11
Nov/22

O Espaço Capra é ideal para seu Evento, venha Comemorar com a gente!













* Aniversário;
* Casamento;
* Confraternizações;
* Amigo secreto;
* Eventos e etc...

Fonte: Publicidade
()
11
Nov/22

Em 10 meses, feminicídios na Bahia ultrapassam casos totais registrados em 2021

Combate à violência contra a mulher encontra cada vez mais obstáculos, como redução de verbas para políticas ligadas ao tema e impunidade

Giselle, Izete, Cleia e Nazaré. Mortas a facadas entre setembro e outubro deste ano. Eva, a golpes de ferro, Geisilene e Gertrudes, enforcadas, e Milena, a marteladas. Todas viraram parte da estatística que aponta 86 feminicídios nos primeiros 10 meses deste ano na Bahia.

O número divulgado pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) já é maior do que o total de 83 casos registrados em 2021 no estado.

Sem perspectiva de fim, o combate à violência contra a mulher encontra cada vez mais obstáculos: o governo Jair Bolsonaro (PL) propôs, por exemplo, uma redução de 94% nas verbas para políticas ligadas ao tema em relação à gestão anterior.

Consequências de medidas como esta são refletidas também nas denúncias de feminicídio oferecidas pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA). Até o último dia 7, foram feitas 131 denúncias – 18 a mais do que todo o ano passado, quando foram registradas 113.

Advogada e diretora da ONG ‘Tamo Juntas’, Leticia Ferreira percebeu ainda a pandemia da Covid-19 como um agravante. “A gente viveu um processo de precarização dos serviços e da rede de atendimento à mulher, principalmente nas cidades fora da capital. A maior parte dos lugares no interior da Bahia sequer tem rede especializada”, pontuou.

A organização acompanhou, somente neste ano, cerca de 70 mulheres em situação de violência e vulnerabilidade social, em Salvador. O amparo é dado de forma voluntária para minimizar os efeitos de um governo “inepto”, nas palavras de Letícia.

A ativista também citou a impunidade em torno destes casos.

IMPUNIDADE

“Eu sinto repúdio por ele ter matado Kézia brutalmente e estar em casa, em liberdade, como se nada tivesse acontecido”, declarou Maísa Silva, 44. Maísa é madrasta de Kézia Stefany da Silva Ribeiro, assassinada aos 21 anos com um tiro na boca. O caso aconteceu em 17 de outubro de 2021, em Salvador.

O suspeito do crime, o advogado José Luiz de Brito Meira Júnior, 50, teve a prisão suspensa pela Justiça em 15 de setembro deste ano. Antes, ele cumpria a preventiva em uma sala do Batalhão de Choque da Polícia Militar, em Lauro de Freitas. O caso foi capa do Jornal da Metropole de 21 de outubro de 2021.

“[Kézia] era como se fosse uma filha. Uma menina boa, que só queria aproveitar a vida. No caso do Dr. Luiz, ele poderia ter dito ‘Kézia, não dá mais para a gente ficar sério’, mas preferiu fazer uma tragédia com a minha enteada”, relembra Maísa.

No Brasil, existe a Lei do Feminicídio (13.104/2015) e a Lei Maria da Penha (11.340/2006), reconhecida pela ONU como uma das mais avançadas do mundo. Ambas visam garantir os direitos e a proteção às mulheres.

Apesar do avanço das leis, Leticia Ferreira da ‘Tamo Juntas’, vê inúmeras falhas no sistema judiciário do país. “Inoperância, impunidade, infelizmente a gente ainda tem muito. A gente não deve olhar para esse quadro e pensar que precisamos de leis mais punitivas, mas que as leis sejam cumpridas”.

A ativista detalha o que muitas vezes acontece com as denúncias de violência contra a mulher. “A mulher faz o registro da ocorrência, tem uma demora significativa para concluir o inquérito e, quando chega no momento da condenação, o crime já está prescrito, então não tem possibilidade da pessoa ser punida”, exemplifica.

O delito de feminicídio é apurado pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). Já a Delegacia da Mulher apura crimes como os contra a honra, os de ameaça, lesão corporal e tentativa de feminicídio.

“O pedido de socorro anterior em uma Delegacia da Mulher pode ser o diferencial para que o homicídio não aconteça”, reforça Iola Nolasco, delegada titular da Deam de Brotas. Até a publicação da reportagem, a Polícia Civil não enviou o dado da quantidade de prisões por feminicídio realizadas neste ano e no ano passado.

Fonte:Metropoles
()
11
Nov/22

Procon-BA e órgãos de defesa do consumidor assinam documento para coibir práticas abusivas referentes a material escolar

Objetivo é evitar que escolas tenham práticas abusivas na hora de exigir os itens dos alunos. Documento foi assinado nesta quinta-feira (10).

O Procon e outros órgãos de defesa do consumidor da Bahia assinaram um documento nesta quinta-feira (10), na sede do Ministério Público (MP-BA), para coibir práticas abusivas na exigência de materiais escolares no ano letivo de 2023.

De acordo com o órgão, o documento foi feito com base no Código de Defesa do Consumidor (CDC) depois de diversas relações sobre práticas abusivas serem registradas.

Segundo o documento, as instituições educacionais serão obrigados a definir um cronograma das atividades para a utilização dos materiais adquiridos e não poderão exigir a compra de bens sem finalidade pedagógica. Também é vetada a compra de itens da lista em quantidade excessiva e de materiais que fazem parte da rotina administrativa da escola.

Além disso, as instituições estão proibidas de vetar a participação do aluno em atividades pedagógicas por causa da falta do material, como também a aquisição e entrega dos itens apenas no início do ano letivo.

A nota técnica com todas normas do documento será publicada nos próximos dias no Diário Oficial do Estado (DOE). Nela, os pais e responsáveis poderão conferir as orientações na aquisição dos materiais escolares, enquanto os prestadores de serviço em educação poderão entender como utilizar os itens nas atividades pedagógicas.

Fonte:G1
()
11
Nov/22

Ministro da Justiça anuncia normalização da circulação nas rodovias

Bloqueios de rodovias tiveram início no dia 30 de outubro

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, anunciou hoje (10) a normalização da circulação viária no país. Em publicação nas redes sociais, o ministro disse que a medida foi concretizada após atuação continuada da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

No dia 30 de outubro, após o anúncio da vitória de Luiz Inácio Lula da Silva para a Presidência da República em segundo turno, grupos de caminhoneiros iniciaram bloqueios em diversos pontos do país.

Em seguida, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes determinou o total desbloqueio das rodovias federais por entender que as paralisações “desvirtuam o direito constitucional de reunião”.

Mais cedo, a PRF confirmou que todas as estradas e rodovias do país estavam sem interdições e bloqueios. Desde o início dos protestos, 1.087 manifestações foram desfeitas pelos agentes da corporação.

Fonte:Agência Brasil
()
11
Nov/22

Exportações baianas crescem 15% em outubro e já superam recorde histórico anual

As exportações baianas somaram US$ 1,1 bilhão no mês passado, com alta de 15% sobre o mesmo mês de 2021. Já as importações alcançaram US$ 749,4 milhões e tiveram a primeira queda no ano, de 5,3%, sobre outubro do ano passado. 

No acumulado de 2022, as exportações baianas somaram US$ 11,7 bilhões, alta de 41,3% no comparativo interanual, o que já supera em outubro o recorde anual obtido em 2011, que foi de US$ 10,94 bilhões. Já as importações ficaram em US$ 9,75 bilhões, também recorde histórico, com aumento de 58,9% sobre o mesmo período de 2021. O recorde anual anterior das importações foi obtido em 2014 quando chegaram a US$ 9,29 bilhões. 

Com esses resultados, nos primeiros dez meses do ano, a balança comercial do estado acumulou saldo positivo de US$ 1,95 bilhão, com redução de 8,9%, enquanto que a corrente de comércio também estabeleceu novo recorde de US$ 21,45 bilhões e crescimento de 48,8%, todos em relação a igual período do ano passado. As informações foram analisadas pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia vinculada à Secretaria de Planejamento (Seplan). 

A dinâmica das exportações no mês foi explicada por uma alta de 8,4% no volume exportado (quantum) enquanto a média dos  preços dos produtos subiram menos: 6%, já reflexo da desaceleração do comércio e da economia global. 

No recorte por atividade econômica, houve avanço nas exportações de agropecuária (+28,2%) e da indústria de transformação (+18,6%). A indústria extrativa, por sua vez, recuou 38% no valor exportado, mais uma vez devido à queda de preços do minério de ferro no mercado internacional. 

No mês, a queda no valor das importações foi motivada por uma redução de 46,2% nas compras de produtos intermediários – que responderam por 51,3% do total das compras externas do estado no mês e de 23% no volume comprado. Os preços médios das importações em outubro permaneceram acima em 23% aos praticados no mesmo mês de 2021. 

As exportações baianas para China, principal destino dos produtos baianos, subiram 19,2% em outubro, em relação ao mesmo mês no ano anterior. Já as vendas totais para a Ásia escalaram 14,7%.  

As exportações para a China cresceram menos que nos últimos dois meses, puxados pelas vendas de soja, celulose, algodão e químicos. Essa redução pode estar vinculado a uma redução na demanda chinesa já que o país vinha realizando uma série de lockdowns nos últimos meses, especialmente em outubro. 

Fonte:Secom BA
()