Destaques
publicidade
classificados
+ ver todos
  Buscar Notícias
  Curta nossa pagína
  Publicidades
notícias
25
Mar/24

Novas ofertas da Maná - Rações Agropet; confira!!!

Fonte:Publicidade
()
25
Mar/24

TechSun - Limpeza inteligente

Somos especialistas em limpeza

Nossa empresa oferece um serviço de limpeza especializada com qualidade e comprometimento. Deixe a limpeza pesada por nossa conta e aproveite seu espaço sem preocupações. Oferecemos uma variedade de serviços para atender às suas necessidades, seja para uma limpeza pós-obra ou para a manutenção regular. Não importa o tamanho do trabalho, estamos prontos para ajudar.

Pós Obra
Depois de uma construção ou reforma, a limpeza pode ser uma tarefa esmagadora. Nossos profissionais são treinados para lidar com todos os tipos de sujeira e detritos, deixando seus espaços novos em folha e prontos para serem desfrutados.

Fachada Comercial
A primeira impressão é a que fica, por isso é essencial manter a fachada do seu negócio limpa e atraente. Nossos serviços de limpeza de fachadas comerciais ajudarão a melhorar a aparência do seu estabelecimento, atraindo mais clientes.

Vidros Residenciais
Manter os vidros de sua residência limpos pode ser um desafio, especialmente para aqueles altos. Nossa equipe é treinada em técnicas de limpeza de vidros seguras e eficazes, garantindo que suas janelas estejam sempre brilhantes.

Climatizador Industrial
Um climatizador industrial limpo não apenas funciona melhor, mas também é mais eficiente em termos de energia. Nossos especialistas em limpeza de climatizadores industriais garantirão que seu equipamento esteja funcionando em sua capacidade máxima.

Cristalização de Vidros
Nossa empresa oferece serviços de cristalização de vidros que não apenas limpam, mas também protegem suas superfícies de vidro. Este serviço pode ajudar a prolongar a vida útil de suas janelas, portas de vidro e outras superfícies de vidro.

Contate-nos
Estamos localizados em Luís Eduardo Magalhães, mas também prestamos serviços em Barreiras e Roda Velha. Entre em contato conosco pelo número 77 9.9996-8856 para agendar seu serviço de limpeza hoje mesmo. Estamos ansiosos para trabalhar com você e ajudar a manter seu espaço limpo e atraente.

Fonte:Informe Publicitário
()
25
Mar/24

ATM SEGURANÇA - Proteger o que te importa; essa é a nossa missão!

Fonte:Publicidade
()
25
Mar/24

Não importa aonde você esteja,o Rei dos Óculos vai até você!!!

Fonte:Publicidade
()
25
Mar/24

Vaga de emprego para Encarregado de Aplicação

Enviar currículo para os e-mails: [email protected] ou [email protected]

Fonte:Blog do Sigi Vilares/Ofertas de emprego
()
25
Mar/24

Em LEM você conta com a Churrascaria Mimoso. Aberta todos os dias

Fonte:Publicidade
()
25
Mar/24

Confira as ofertas do Mês do Consumidor na JK Materiais de Construção; confira!!!


Fonte:Publicidade
()
25
Mar/24

De pai para filho: homens e herdeiros políticos são maioria no Senado

Casa política completa 200 anos no dia 25 de março

O Senado Federal completa 200 anos nesta segunda-feira (25), com predominância de parlamentares homens e herdeiros políticos. Desde a redemocratização até a última eleição, cerca de dois em cada três senadores eleitos vieram de famílias políticas. Além disso, nove de cada dez eleitos são homens. Apenas quatro mulheres negras foram eleitas para o Senado entre 1986 e 2022.

Dos 407 mandatos disputados nesse período, 274 deles, o equivalente a 67% dos cargos, foram ocupados por pessoas com vínculos familiares com políticos já eleitos. Com isso, os senadores acabam herdando o capital político da família e se elegem apoiados pelo sobrenome. Esse levantamento é parte da pesquisa do cientista político Robson Carvalho, doutorando da Universidade de Brasília (UnB).

“O que a gente tem na prática é que, muitas vezes, a condução das instituições públicas é tratada como se fossem capitanias hereditárias, distribuídas e loteadas para quem apoia aqueles grupos político-familiares e também tratam os gabinetes como se fossem a cozinha de suas casas”, destacou o especialista.

Além disso, das 407 vagas disputadas, 363 foram ocupadas por homens, o que representa 89% dos mandatos disputados nas urnas. Apenas 44 vagas foram ocupadas por mulheres. Já as mulheres negras foram apenas quatro: Marina Silva, eleita duas vezes pelo PT do Acre, Benedita da Silva (PT-RJ), Eliziane Gama (PSD-MA) e Fátima Cleide (PT/RO).

“São resultados indicativos da reprodução das desigualdades políticas e prejuízos ao recrutamento institucional, à igualdade de disputa, à representação de gênero e raça; à edificação de uma democracia plural”, conclui o artigo do especialista, que foi apresentado no 21º Congresso Brasileiro de Sociologia, em julho de 2023. 

Para Robson Carvalho, a pesquisa mostra que o Senado é majoritariamente ocupado por famílias poderosas. “Parecem suceder a si mesmas, como numa monarquia, onde o poder é transmitido por hereditariedade e consanguinidade”. Segundo o analista, isso traz prejuízos à representação democrática do povo brasileiro.  

“Grupos que lá também poderiam estar representados: mulheres, negros, quilombolas, indígenas, indivíduos de origem popular, de movimentos sociais, dentre outros. Isto ocorre em detrimento do acesso, quase que exclusivo, de homens brancos, empresários, originários de estratos superiores da pirâmide econômico-social e de famílias políticas”, afirma o artigo.

Segundo o cientista político Robson Carvalho, o fenômeno do familismo "está presente nos mais diversos partidos de todos o espectro político, da direita à esquerda", mas nem por isso deve ser naturalizado.

Entre os políticos que estiveram no Senado entre 1986 e 2022 com ajuda da herança política estão Flávio Bolsonaro (PL-RJ), filho do ex-presidente Jair Bolsonaro; Lobão Filho (MDB-MA), filho do ex-senador Edison Lobão; Renan Filho (MDB-AL), filho do atual senador Renan Calheiros; Ronaldo Caiado (União-GO), neto de Antônio Totó Ramos Caiado, ex-senador por Goiás na década de 1920; e Rogério Marinho (PL-RN), neto do ex-deputado federal Djalma Marinho.

Outros parlamentares que entraram Senado no período e são de famílias de políticos eleitos são Flávio Dino (PSB-MA), Roberto Requião (MDB-PR), Flávio Arns (PSB-PR), Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP), Romeu Tuma (PL-SP), Espiridião Amim (PP-SC), Jorginho Mello (PL-SC), Marcelo Crivella (Republicanos-RJ), Otto Alencar (PSD-BA) e Davi Alcolumbre (União-AP).  

Todas as regiões

A pesquisa destaca que a herança política é uma realidade de todos os estados e de todas as regiões do país. “Não é uma característica só do Nordeste, como muita gente acha, ligada ao coronelismo lá na região”, destacou o doutorando.

No estado de São Paulo, por exemplo, dos 15 mandatos disputados para o Senado entre 1986 até 2022, nove foram de pessoas identificadas como de famílias-políticas. Mesmo número do Rio de Janeiro, o que representa 60% do total de mandatos disputados na urna.

No Paraná, 13 dos 15 senadores eleitos no período são de famílias políticas. O Rio Grande do Sul tem o menor percentual de eleitos com ajuda do capital político da família. Apenas 4 dos 15 mandatos foram ocupados com a ajuda da herança política das famílias no estado gaúcho, o que representa 26% do total. Dois estados aparecem com 100% de eleitos com vínculos político-familiares: Paraíba e Piauí.

Robson Carvalho destacou ainda que o fato de nascer em famílias com grande capital político já constitui uma vantagem, “tendo em vista a herança simbólica, o acesso a diversos capitais, que vão sendo construídos desde a infância, no espaço em que o agente se encontra posicionado”.

Mulheres

Outro recorte da pesquisa é o de gênero, que mostra que o Senado foi, e ainda é, dominado por homens, que ocuparam 89% dos cargos disputados entre 1986 e 2022. Os estados do Amapá e Piauí, por exemplo, nunca elegeram uma senadora. Quem mais elegeu mulheres foram Mato Grosso do Sul (MS), com quatro mandatos: Marisa Serrano (PSDB), Simone Tebet (MDB), Tereza Cristina (PP) e Soraya Thronicke (Podemos), sendo que apenas a última não possui vínculos político-familiares, de acordo com a pesquisa.

Os estados de Sergipe (SE) e do Rio Grande do Norte (RN) elegeram mulheres três vezes. No caso de Sergipe, foram três vezes a mesma mulher: Maria do Carmo Alves (DEM), marcada pela presença de capital político-familiar.

O Rio Grande do Norte elegeu três mulheres, duas com capital político-familiar, Rosalba Ciarlini (DEM) e Zenaide Maia (PROS) “respectivamente membro de longevas e entrelaçadas famílias políticas (Rosado e Maia) e Fátima Bezerra do PT, professora, de origem popular e sem conexões com famílias políticas”.

“Considerando os dados por região, o Nordeste elegeu mais mulheres por mandato, chegando a 13, seguido das regiões: Norte, com 12; Centro-Oeste, com 10; Sudeste com 5; e, por último, a região Sul, elegendo apenas quatro mulheres”, acrescenta o estudo.

Robson Carvalho conclui que essa realidade enfraquece a democracia brasileira. “Como é possível pensar em República sem representação de negros e mulheres que são a maioria da população, de índios que são os povos originários da nação e de cidadãos de origem popular que são a grande maioria dos brasileiros?”, questiona.

Fonte:Agência Brasil
()
25
Mar/24

PM recupera moto com restrição de furto/roubo em Serra do Ramalho

Ontem, domingo, 24, a 38ª CIPM, recuperou uma moto Hondak CG Fan, que consta no sistema placa JJI 4173, com restrição de furto/roubo, em Serra do Ramalho.

Durante realização do policiamento ostensivo, avistaram um veículo estacionado, sem a placa policial de uso obrigatório. Ao realizar a conferência dos dados do veículo, foi constatado que esse apresentava restrição, a moto foi apresentada na delegacia de polícia local.

Fonte:ASCOM-38ªCIPM
()
25
Mar/24

28ª CIPM apreende drogas e armas de fogo no município de Barra

Na manhã de sábado, 23, por volta das 6h, a 28ª CIPM apreendeu drogas e armas de fogo na rua São Pedro, cidade de Barra.

Durante intensificação do policiamento no município de Barra, guarnições do 3º Pelotão/Barra e do PETO, avistaram um indivíduo em atitude suspeita, o qual transportava envoltos em uma toalha armas de fogo e entorpecentes.

Este, ao perceber a aproximação dos policiais militares, empreendeu fuga em direção a um terreno baldio, onde houve o confronto. Em revide à injusta agressão, os policiais efetuaram disparos.

Cessado o confronto, foi realizada a varredura do local, encontrando o resistente ainda com sinais vitais, tendo sob sua posse uma arma de fogo. De imediato foi prestado o devido socorro, conduzindo até o Hospital Municipal de Barra, onde foi atendido pelo médico plantonista, vindo a falecer instantes depois.

Material Apreendido/Recuperado:

01 Arma de fogo, Cal .22;
01 Revólver, Cal. 32, municiado com 06 cartuchos, sendo 03 deflagrados e 03 intactos;
01 Espingarda Cal.36;
01 Caixa de papelão contendo aproximadamente 800 gramas de erva análoga a maconha;
09 Envolócros contendo maconha;
11 Papelotes contendo uma substância análoga a cocaína;
R$ 115,00 reais em espécie;
03 aparelhos celulares.

Fonte:ASCOM/28ª CIPM
()
25
Mar/24

Homem é preso por ato obsceno e libidinoso em via pública em Santa Rita de Cássia

Na noite de ontem, domingo, 24, por volta das 19h45, a 86ª CIPM, prendeu um homem por praticar ato obsceno na rua Professor Elídio Santana, na cidade de Santa Rita de Cássia.

Diante de várias denúncias de populares, informando que um homem costumaz na prática de atos libidinosos e obscenos nas ruas da cidade, estaria no ato dessa prática diante de crianças que brincavam na rua. Prontamente, a guarnição do 3° Pelotão deslocou até a rua Elpídio Santana, proximidades da maternidade municipal, confirmando a veracidade das denúncias.

Segundo informações preliminares, o autor de 60 anos, estaria a anos exercendo tais práticas nas ruas santarritenses, gerando grande pavor na população, além de existirem relatos do mesmo crime na cidade de Formosa do Rio Preto. O autor segue apresentado na delegacia de polícia de Santa Rita de Cássia acompanhado de cidadãos que testemunharam os fatos.

Fonte:86ª CIPM
()
25
Mar/24

Show de Ofertas do Grupo Marabá! Os melhores preços pra você!

7a3b6b52-9ab1-41b9-8075-03a599c7f9c9 995aed4b-3cdf-43dd-8a72-541ee1fab9c2 7855f50c-7c0b-42f5-8ca8-0b8052fe4daa e4f336ae-d7f6-497f-a32f-4b76d9bc6907

Fonte:Publicidade
()
24
Mar/24

LEM agora tem o SUCATÃO DO NINO - Auto Peças e Serviços de Guincho











LEM ganhou a mais nova loja de auto peças da cidade: SUCATÃO DO NINO - Auto Peças e Serviços de Guincho. Desmanche automotivo; com peças de todas as marcas.

O SUCATÃO DO NINO fica localizado na Rua Candeias, as margens da BR 020, fundos do Urucuia Poços Artesianos, na saída para Brasília. Telefone: 77 9.9878-1289.

Fonte:Informe Publicitário
()
24
Mar/24

Em LEM você conta agora com o "Platta Laboratório de Análises Clínicas"

Fonte:Publicidade
()
24
Mar/24

Confeitaria LEM - Há 17 anos servindo bem e com qualidade superior

A Confeitaria LEM é uma empresa fundada em 2005 e há 17 anos demonstra amor pelos seus clientes, através do sabor. São diversos tipos de bolos personalizados, salgados, doces, ovos de Páscoa e servimos um delicioso café da manhã. A Confeitaria LEM trabalha com o melhor Coffe Break da cidade deixando o evento da sua empresa ainda mais prazeroso.



Na Confeitaria LEM, contamos com um ambiente amplo, climatizado e temos um espaço aconchegante para você confraternizar com os seus amigos e empresa. Estamos nas plataformas de aplicativos Ifood, Vokerê, Tonolucro, Catalogo Delivery e Mais Delivery.

Estamos localizados na Rua Castro Alves, número 1249, no centro de Luís Eduardo Magalhães.

  • Horario de atendimento segunda a sabado
    Das 07:30 as 19:00.

Telefones (77) 9 9919 9619 ou (77) 9 9815 6031

Fonte:Informe Publicitário
()
24
Mar/24

Val Peças, sua opção em peças novas e usadas em LEM

Explore o mundo das peças novas e usadas com a empresa Val Peças, uma empresa com uma sólida presença no mercado. Compramos, vendemos e financiamos veículos novos e usados, aceitando também carros batidos e virados. Especializados na venda de câmbios para todos os automóveis, oferecemos motores baixados com garantia e uma gama de serviços automotivos.

Encontre-nos na rua JK, quadra 2, lote 2, número 260, em frente à subestação da Coelba, no bairro Jardim Paraíso.

Confie em nossa experiência! Entre em contato pelos números (77) 99934-0979 ou (77) 3628-4243 e descubra por que somos a escolha ideal para suas necessidades automotivas em Luís Eduardo Magalhães.

Fonte:Informe Publicitário
()
24
Mar/24

Colisão entre carro e carreta deixa dois mortos e um ferido na BA 225 em Formosa do Rio Preto

786c1ef6-1dd4-44fd-a314-c95477cef5dd

8928a727-d1b6-46f5-9c18-5e6ca5e8b5ba

No início da manhã deste domingo, 24, uma colisão envolvendo um carro de passeio e uma carreta, na BA 225, deixou duas pessoas mortas, na localidade de Coaceral, no município de Formosa do Rio Preto.

Segundo informações, as duas vítimas mortas eram funcionários de uma fazenda. No carro havia três ocupantes, dois deles vieram a óbito, o terceiro, foi resgatado com vida e encaminhado para um hospital em Formosa do Rio Preto.

446c1fb6-e173-4193-9a21-cefafe53008d

Equipes do SAMU e Bombeiros foram ao local retiraram as vítimas das ferragens e realizaram o socorro.

Não há detalhes do que teria provocado o acidente de trânsito, nem identificação das vítimas.

Fonte:Reportagem de Jadiel Luiz/Blog do Sigi Vilares
()
24
Mar/24

Tito dá o pontapé inicial nas copinhas da Bahia categoria feminina, em Barreiras

Competição começou neste sábado (23) nos campos do Bairro Buritis em Barreiras.

3fcbe85c-4b48-4df8-9c75-d7924d7d5297

76791e08-ed99-48d8-aba5-51504157b3a6

90acf0e6-afb0-4c06-b883-1d50fd59c59b

549441f7-2417-4a9c-9fb4-da20a21069f3

Por iniciativa de Tito, a edição das Copinhas da Bahia está acontecendo em Barreiras, e em outros municípios do Oeste Baiano. Na tarde deste sábado, 23 de março, Tito acompanhou de perto os primeiros quatro (04) jogos realizados em dois campos do Bairro Buritis em Barreiras.

O projeto “Copinhas da Bahia” é uma parceria da Setre com o Ministério do Esporte, juntamente com a Secretaria Nacional de Esporte Amador, Educação, Lazer e Inclusão Social. Os participantes das Copinhas são alunos da Educação Básica (ensinos fundamental e médio) e do ensino superior, nas categorias feminino e masculino, compreendendo três faixas etárias: de 12 a 14 anos; 15 a 17 anos e a universitária, a partir de 17 anos. As equipes vencedoras recebem medalhas e troféus.

De acordo com Tito, Barreiras já foi uma cidade referência no esporte, principalmente no futebol, mas essa já não é a realidade vivenciada nos dias de hoje. Diante disso, Tito junto ao Governo Federal e o Governo do Estado da Bahia tem buscado alternativas efetivas, como esta, para garantir a valorização do esporte amador em toda cidade.

"Agradeço aos Governos Estadual e Federal por mais essa parceria em prol do desenvolvimento do esporte amador em Barreiras, e por garantir as condições necessárias para a realização dessa importante competição de futebol feminino. Desde já, parabenizo as atletas que se inscreveram e que estão aqui empenhadas em prol do bom fute

Fonte:Ascom
()
24
Mar/24

PM prende homem após cometer de homicídio no município de Barra

Na noite de ontem, sábado, 22, por volta das 21h, a guarnição de serviço do 3º Pelotão/Barra, foi acionada para atender uma ocorrência de tentativa de homicídio nas imediações da avenida Getúlio Vargas, centro do município, de imediato a equipe se descolou ao local, chegando lá um homem (37), com perfurações oriundas de faca no abdômen, foi encontrado no chão ainda com vida. Uma equipe do SAMU encaminhou a vítima ao hospital local, mas não resistiu aos ferimentos evoluindo a óbito.

Segundo informações colhidas no local o crime ocorreu devido a uma briga entre vizinhos, após rondas no perímetro o autor (36) foi localizado e conduzido à Delegacia Territorial de Ibotirama.

Fonte:ASCOM/28ª CIPM
()
23
Mar/24

Peça já o melhor da culinária oriental em lem e região, comida chinesa e japonesa é no pede em casa delivery

Yakisoba, frango xadrez, temakis, combos e muito mais.





Yakisoba misto, misto com camarão, frutos do mar,carne bovina e frango 🥡🔥🍜🥢😋📲(77)99919-1208 Delivery 18:30 as 23:00

Fonte: Publicidade
()
23
Mar/24

PM prende homem após tentar tirar a vida da sua esposa em Paratinga

Na tarde de hoje, sábado, 22, por  volta das 16h, a guarnição de serviço do 4º Pelotão/Paratinga foi informada de que um homem (33) teria desferido golpes de faca contra sua esposa na rua Princesa Isabel, bairro São João, de imediato a equipe se deslocou ao local comprovando a veracidade dos fatos, no local, foi colhido informações sobre as características do autor, sendo localizado posteriormente após diligências em todo o município, sendo conduzido para Delegacia Territorial de Bom Jesus da Lapa.

Fonte:ASCOM/28ª CIPM
()
23
Mar/24

CIPRv/Barreiras recupera moto com restrição de furto roubo em Angical



Na manhã de hoje, 23, por volta das 10h15, uma guarnição do TOR da CIPRv/Barreiras realizava patrulhamento tático na cidade de Angical quando avistou uma moto HONDA FAN CG 125KS de cor preta, com o lacre da placa rompido.

Em razão disso, a guarnição procedeu à abordagem e ao realizar consulta no sistema Fiscalização Senatran, constatou que a motocicleta possuía restrição de ROUBO, ocorrido no dia 10/01/2024, conforme B.O. registrado na cidade de Trindade/GO.

Diante dos fatos, a motocicleta e o condutor foram apresentados na Delegacia territorial de Barreiras para adoção das medidas legais cabíveis.

Fonte:ASCOM CIPRv/Barreiras
()
23
Mar/24

LEM: Carro pega fogo após colisão com carreta no Setor Industrial

b2377d00-ae1e-4c80-a872-5d3ab758aa07

e4ff2b8c-b68f-4195-bc7b-3cd6d8918547

062edfaa-56f6-4880-99d4-c99d3526ad62

Na noite de sexta-feira, 22 de março, pouco depois das 21h, um grave acidente de trânsito chocou a região próxima ao aeródromo no setor industrial de Luís Eduardo Magalhães.

Segundo relatos, um veículo VW Gol trafegava sentido Tocantins quando seu condutor foi surpreendido por uma carreta que seguia em direção ao centro de LEM, resultando em uma colisão frontal entre os veículos.

O impacto foi tão severo que o VW Gol pegou fogo instantaneamente, ficando completamente destruído. Felizmente, o condutor conseguiu sair a tempo do veículo antes que as chamas o consumissem. O motorista do carro pequeno foi prontamente socorrido pelo SAMU e encaminhado para a UPA local, enquanto o condutor da carreta saiu ileso.

O Corpo de Bombeiros agiu rapidamente para controlar o incêndio e sinalizou a rodovia, que teve seu trânsito interrompido por algumas horas devido à falta de acostamento. Até o momento, não há detalhes sobre o que teria provocado a colisão.

Fonte:Reportagem de Weslei Santos/ Blog do Sigi Vilares
()
23
Mar/24

Agricultores do oeste baiano intensificam as ações de preservação dos recursos hídricos na Semana Nacional da Água

Em comemoração ao Dia Mundial da Água, produtores rurais do oeste baiano, região de grande abundância de recursos hídricos, unem esforços por meio do Núcleo de Sustentabilidade da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), para incentivar o uso consciente e a preservação da água. Entre os dias 18 e 22 de março, uma série de atividades estão sendo realizadas, destacando a importância da preservação dos recursos hídricos e do ecossistema local.

A semana iniciou com a evolução dos estudos sobre o aquífero Urucuia, ações integradas ao Programa de Monitoramento Hídrico, desenvolvido em parceria com Universidades e o Estado da Bahia, e contempla o monitoramento do Aquífero Urucuia e dos mananciais hídricos superficiais, visando otimizar o uso da água, garantir a segurança hídrica e promover práticas sustentáveis em toda a região.

Uma das iniciativas que o programa de monitoramento contempla é o teste de bombeamento. “Estamos iniciando a etapa de monitoramento hídrico a realização de testes de bombeamento com duração de 120 horas com o objetivo de identificar se há interferência entre poços, veredas, Áreas de Preservação Permanentes (APP’s) e mananciais hídricos visando o uso sustentável dos recursos hídricos superficiais, subterrâneos e manter a sustentabilidade da região Oeste, destacou a analista ambiental da Aiba, Glaucia Araújo.

Esses estudos representam uma oportunidade significativa para os produtores rurais, obterem informações específicas, conhecerem a disponibilidade hídrica e a interferência do seu uso na produção agrícola, fornecendo-lhes acesso a informações importantes e auxiliares para a tomada de decisões que convergem para a sustentabilidade e segurança hídrica.

Projeto Nascentes do Oeste – Como parte do Projeto Nascentes do Oeste, mantido pela Aiba, foram conduzidas ações de educação ambiental e recuperação de nascentes. Além disso, 195 mudas de espécies nativas do Cerrado foram doadas para o reflorestamento de nascentes e veredas no município de São Desidério, contribuindo significativamente para a proteção e conservação do meio ambiente na região.

Também foram ministradas palestras sobre os temas ‘Conhecendo a Geologia e os Recursos Hídricos de Formosa do Rio Preto’, nas escolas municipais Coração de Jesus e José Alexandre, em Formosa do Rio Preto, e na Escola Municipal Antônio Carlos Magalhães Neto, na comunidade de Mucambinho, em Angical, palestra com o tema ‘Conhecendo a geologia e os recursos hídricos de Angical’.

“O propósito dessas ações é levar o conhecimento sobre as nascentes, rios e sensibilizar os alunos e comunidade escolar sobre a importância e necessidade de preservar esses recursos hídricos no meio em que vivem”, destacou o analista ambiental da Aiba, Artur Ribeiro. Na quinta-feira (21), na sede do Inema em Barreiras, colaboradoras do setor de Sustentabilidade da Aiba participaram da XLIII Plenária Ordinária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Grande (CBHRG), órgão ao qual a associação tem representatividade, oportunidade em que foi discutido como pauta principal a qualidade das águas superficiais.  No dia 22 de março, data Mundial da Água, foram realizadas palestras sobre ‘Uso Eficiente da Água e Sustentabilidade’, para colaboradores de fazendas na região de Roda Velha, em São Desidério.

Essa abordagem proativa propicia benefícios intrínsecos e extrínsecos ao processo produtivo, promovendo o engajamento de diversos segmentos da sociedade proporcionando a continuidade e perenidade das ações benéficas aos recursos hídricos e ao meio ambiente.

Fonte:Ascom Aiba
()
23
Mar/24

Estradas restauradas de Formosa do Rio Preto ajudam a escoar 300 mil toneladas de grãos da safra 2023/2024

Estradas que ligam as fazendas produtoras do Oeste da Bahia passam por um processo de restauração, que vem contribuindo para o escoamento de cerca de 300 mil toneladas de milho, soja e algodão da safra 2023/2024. A execução das obras da BA 458, que liga os municípios de Formosa do Rio Preto e Riachão das Neves (BA), por exemplo, está em uma nova fase. Depois da construção de 35 quilômetros de asfalto há dois anos, outros 5 quilômetros estão sendo cascalhados para facilitar a circulação de aproximadamente 1,7 mil caminhões e carretas que passam mensalmente pela estrada que corta as fazendas que produzem essas culturas.

Os empresários rurais da região estão com expectativas de que as obras somem investimentos da ordem de R$ 500 mil.

Daniel Ferraz, gerente geral do Agronegócio Estrondo afirma que estão sendo utilizados equipamentos da área de produção, para que a estrada que corta as fazendas fique pronta mais rápido. “Estabilizamos o solo e agora estamos levantando o grid desta via com o terraceador, equipamento de uma das fazendas, que fará o processo de nivelamento para melhor escoamento de água da chuva, prevenindo alagamento e danos, em seguida a estrada será cascalhada”, explica ele.

No final das obras, a estrada terá 7 metros de largura, o que equivale a duas pistas, uma em cada direção, com acostamento de cada lado. Foram disponibilizados maquinários, equipamentos e funcionários das próprias fazendas. “Vamos viabilizar a construção dessa nova estrada com recursos próprios para melhorar a ligação até a rodovia TO 387. Esta é mais uma ação para melhorar a movimentação de caminhões que fazem o escoamento da produção do agronegócio do Oeste baiano”, completa Ferraz.

Além disso, a melhoria dessas vias pode ser vista pela população local, que usa para se locomover. A finalização da construção da nova estrada deve acontecer até o mês de abril de 2024.

Fonte:Bahia Econômica
()