Destaques
publicidade
classificados
+ ver todos
  Buscar Notícias
  Curta nossa pagína
  Publicidades
notícias
26
Mar/24

Em Barreiras, Projeto Musicoterapia é desenvolvido no Centro Pop

A diversidade cultural esteve presente nesta terça-feira (26), no Centro Pop de Barreiras através do projeto de musicoterapia desenvolvido pelo professor e músico Carlos Alberto Pereira, da Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob). O equipamento que funciona no antigo Albergue São José, ao lado do Hotel Solar, no bairro São Pedro, é ligado à Secretaria de Assistência Social e Trabalho e atende a população em situação de rua no município.

Conforme a coordenadora Cleomar Sena, o principal objetivo deste momento foi trabalhar aspectos físico, mental, social e espiritual dos demandatários do Centro de Referência Especializado para População em Situação De Rua. “Agradecemos ao professor Carlos Alberto por oportunizar esse momento com atividades que trazem as vivências musicais de cada um deles, que vai muito além do simples ato de praticar instrumentos, pois é um momento de interatividade em que eles reforçam sua própria identidade através da música”, pontuou.

Na oportunidade, o demandatário Henrique de Rezende prestigiou o equipamento com uma placa artesanal confeccionada por ele. Os demandatários também conheceram um pouco dos seus direitos e legislações pertinentes, como a Lei Maria da Penha ministrada pela equipe do Centro de Referência de Atendimento à Mulher – CRAM, sendo a coordenadora Thailane Rocha, advogada Dariane Muniz e a psicóloga Suelen Queiroz.

Fonte:DIRCOM/PMB
()
26
Mar/24

LEM agora tem o SUCATÃO DO NINO - Auto Peças e Serviços de Guincho











LEM ganhou a mais nova loja de auto peças da cidade: SUCATÃO DO NINO - Auto Peças e Serviços de Guincho. Desmanche automotivo; com peças de todas as marcas.

O SUCATÃO DO NINO fica localizado na Rua Candeias, as margens da BR 020, fundos do Urucuia Poços Artesianos, na saída para Brasília. Telefone: 77 9.9878-1289.

Fonte:Informe Publicitário
()
26
Mar/24

Tem promoção na Center Vidros

Fonte:Publicidade
()
26
Mar/24

Confeitaria LEM - Há 17 anos servindo bem e com qualidade superior

A Confeitaria LEM é uma empresa fundada em 2005 e há 17 anos demonstra amor pelos seus clientes, através do sabor. São diversos tipos de bolos personalizados, salgados, doces, ovos de Páscoa e servimos um delicioso café da manhã. A Confeitaria LEM trabalha com o melhor Coffe Break da cidade deixando o evento da sua empresa ainda mais prazeroso.



Na Confeitaria LEM, contamos com um ambiente amplo, climatizado e temos um espaço aconchegante para você confraternizar com os seus amigos e empresa. Estamos nas plataformas de aplicativos Ifood, Vokerê, Tonolucro, Catalogo Delivery e Mais Delivery.

Estamos localizados na Rua Castro Alves, número 1249, no centro de Luís Eduardo Magalhães.

  • Horario de atendimento segunda a sabado
    Das 07:30 as 19:00.

Telefones (77) 9 9919 9619 ou (77) 9 9815 6031

Fonte:Informe Publicitário
()
26
Mar/24

Val Peças, sua opção em peças novas e usadas em LEM

Explore o mundo das peças novas e usadas com a empresa Val Peças, uma empresa com uma sólida presença no mercado. Compramos, vendemos e financiamos veículos novos e usados, aceitando também carros batidos e virados. Especializados na venda de câmbios para todos os automóveis, oferecemos motores baixados com garantia e uma gama de serviços automotivos.

Encontre-nos na rua JK, quadra 2, lote 2, número 260, em frente à subestação da Coelba, no bairro Jardim Paraíso.

Confie em nossa experiência! Entre em contato pelos números (77) 99934-0979 ou (77) 3628-4243 e descubra por que somos a escolha ideal para suas necessidades automotivas em Luís Eduardo Magalhães.

Fonte:Informe Publicitário
()
26
Mar/24

Homem morre em intervenção policial no bairro Santa Cruz em LEM

70607fcb-cb11-4d14-b4c9-1ea83b79ffbd 

Na noite de ontem, 25, por volta das 19h45, um homem morreu em intervenção policial na rua Guanambi, no bairro Santa Cruz, em LEM.

Após compartilhamento de informações entre CIPT OESTE, 85a CIPM e CIPE CERRADO, a respeito de um elemento de alta periculosidade, integrante de uma facção criminosa e que seria o responsável pela distribuição de drogas em Barreiras e Luis Eduardo Magalhães, guarnições da CIPE CERRADO deslocaram até uma pousada, na rua Guanambi, onde o homem estaria armado e realizando a pesagem em embalagem de maconha e cocaína. As equipes se aproximaram da edificação onde o homem estava, anunciaram sua presença e deram voz de abordagem.

O homem, de posse de uma pistola semi-automática com seletor de rajada, realizou disparos contra os policiais, que reagiram à injusta agressão, alvejando o resistente, que caiu ao solo, com a pistola em uma das mãos. O homem foi desarmado e socorrido ainda com sinais vitais para a UPA de LEM, onde foi constatado seu óbito.

MATERIAIS APREENDIDOS:

▪️01 Pistola GLOCK, Cal 9 mm, com seletor de rajada e numeração suprimida;
▪️01 carregador com capacidade para 30 munições;
▪️10 munições intactas calibre 9mm;
▪️263 gramas de cocaína;
▪️547 gramas de maconha;
▪️ R$84,00;
▪️01 corrente de metal de cor dourada;
▪️01 corrente de metal de cor prata;
▪️01 máquina de cartão;
▪️01 aparelhos celular de marca XIAOMI;
▪️01 faca;
▪️01 balança de precisão.

Fonte:Ascom Cipe Cerrado
()
26
Mar/24

Ponto facultativo nesta quinta-feira, 28, nas repartições públicas municipais de LEM

faci-tairatv

 

Fonte:Ascom
()
26
Mar/24

Prefeito de Riachão das Neves perde forte aliado para as próximas eleições municipais

O vereador Dr. Daniel Correia (PT) anunciou nesta segunda-feira (25), durante sessão ordinária na Câmara Municipal, seu rompimento político com o prefeito de Riachão das Neves, Miguel Crisóstomo (PSD). De acordo com o parlamentar, o prefeito não cumpriu com o compromisso de manter a imparcialidade e não interferir na escolha do candidato a prefeito de seu grupo para às próximas eleições. Segundo Dr. Daniel visitou várias residências onde o gestor havia passado pedindo votos para o candidato de sua preferência.

– Vi postagens nas redes sociais de funcionários da prefeitura e lideranças do nosso grupo abraçadas com eles, e a citação, ao lado do meu prefeito e do meu futuro prefeito. Ainda que eu ganhasse essa pesquisa, com certeza não seria um candidato do agrado de Miguel e de quem o acompanha. O clima não ficaria agradável no grupo!

– O compromisso que exigi durante o processo de escolha foi apalavrado pelo próprio Miguel; de que ele deveria manter neutralidade para não influir no resultado. Aconteceu exatamente ao contrário. O compromisso de manter a imparcialidade foi completamente descumprido, com visitas dele e seu pré-candidato, além de pedidos de votos em diversas localidades rurais e residências da sede. Isso eu tenho como provar!

— Também fiquei impedido de fazer alianças com lideranças do meu próprio grupo, porque diziam que já estavam comprometidas com o pré-candidato dele. Dessa forma, eu não possuía mais condições de permanecer nesse ‘time’.

— Por entender que eles não estavam tratando com dignidade e respeito a quem ajudou elege- lo em seus dois mandatos e acumulou 7 anos de fidelidade, ajudando o governo com a profissão de advogado e meus dois mandatos de vereador, então decidi sair e saio de cabeça erguida.

Com o anúncio de afastamento da agremiação e de sua candidatura, Dr. Daniel foi bastante exaltado, elogiado e aplaudido pelos vereadores e público presente na Câmara Municipal.

Candidatura a prefeito

Ele promete disputar às eleições pelo Partido dos Trabalhadores (PT), onde se filiou após a sessão de ontem, e mantém sua pré-candidatura de prefeito com total apoio do presidente municipal do partido, Ercus Dário, lideranças da legenda e políticos locais.

Daniel assumiu o compromisso de oferecer um projeto alternativo para os problemas do seu município, construindo uma gestão mais democrática e inteligente, com geração de emprego; investimentos no forte potencial turístico de Riachão; na melhoria da saúde pública e educação; no transporte público escolar e de trabalhadores; fazendo uma melhor manutenção de estradas e vias públicas. “Essas são apenas algumas medidas que podem ser implantadas”.

Pré-campanha

Vamos ampliar os debates próximos dias, conversar com o povo, fazer alianças e apresentar propostas de governo! Estou junto com o povo e entusiasmado com esse projeto, que com certeza terá apoio de políticos locais, nossa população, nossos deputados, nosso governador Gerônimo Rodrigues e nosso presidente Lula.

Fonte:Ascom, Alô Alô Salomão
()
26
Mar/24

Sebrae em Barreiras participa de ato que impulsiona o empreendedorismo feminino no setor artesanal

Além de ter atividades estimuladas, ASBART vai contribuir para o desenvolvimento econômico local

Em um ato marcado pela valorização do empreendedorismo feminino e do artesanato local, a gerente regional do Sebrae em Barreiras, Adriana Morais, participou, na última quinta-feira (21) da assinatura do termo de cessão de uso de bem imóvel pela prefeitura de Barreiras, concedendo à Associação Barreirense de Artesanato – ASBART um espaço no Palácio das Artes. Com a concessão, a associação passa a ter um ponto de encontro destinado a reuniões, produções e comercialização de seus trabalhos, estabelecendo-se como referência para a população e turistas.

“É uma alegria acompanharmos este momento, especialmente neste mês de março que celebra o empreendedorismo feminino. É inspirador ver o empoderamento dessas mulheres da associação, que estão transformando suas vidas através do artesanato, produzindo itens de qualidade excepcional e demonstrando cuidado com o meio ambiente. O Sebrae se orgulha de fazer parte dessa jornada, capacitando-as e lembrando constantemente de seu potencial ilimitado para alcançarem seus objetivos”, destacou a gerente Adriana Morais.

No ato, realizado durante a Feira de Cultura, Arte e Artesanato, Adriana Morais ressaltou a trajetória de sucesso da ASBART, evidenciando as diversas parcerias que permitiram acesso a mercados nacionais e internacionais. Recentemente, a associação conquistou espaço nos Estados Unidos com a comercialização de produtos, demonstrando a qualidade e a relevância do trabalho além-fronteiras.

Outro ponto enfatizado pela gerente é a importância do novo espaço para a comunidade de Barreiras e para os visitantes da cidade, que agora terão um local central para adquirir presentes e lembranças, impulsionando a economia e melhorando a renda das mulheres. Atualmente, a associação é composta por 22 artesãs e, segundo a Secretaria Municipal de Cultura, o objetivo é apoiar a instituição no desenvolvimento de ações e projetos socio artísticos e culturais, com foco especial no artesanato.

O termo de cessão de uma sala no Palácio das Artes foi oficializado pelo prefeito de Barreiras, Zito Barbosa, e pela presidente da ASBART, Maria Inês Oliveira, que expressou gratidão e entusiasmo: “Tinha sonhado com esse momento há muito tempo e hoje se concretiza com este ato que vai estimular ainda mais o artesanato barreirense. É um momento gratificante em que dividimos com o Sebrae, que nos apoia diariamente. Depois de conhecer o Sebrae e de manter essa parceria, começamos a acreditar no nosso potencial. Tenho certeza que a partir de agora, com nossa loja, tudo vai melhorar ainda mais”, considera Maria Inês.

Fonte:Por Silvania Costa
()
26
Mar/24

Bahia divulga a última campanha de vacinação contra Febre Aftosa no Estado

A última Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa na Bahia foi antecipada para o período de 1º a 30 de Abril e será um marco histórico na defesa agropecuária do Estado. A etapa marca o fim de 146 ciclos de imunização dos rebanhos bovino e bubalino, estimados em cerca de 13 milhões de cabeças em todo o território baiano, sendo o 7º colocado no ranking nacional. Desde 1968 os produtores vacinam seus rebanhos na Bahia e nos últimos 20 anos, os índices vacinais estiveram acima dos 90% exigidos pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA).

Para esta última etapa histórica, a expectativa da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), é vacinar 100% dos rebanhos bovino e bubalino. Os produtores terão até o dia 17 de Maio para declarar a vacinação e informar a geolocalização das propriedades pelo site www.adab.ba.gov.br ou em um dos 376 escritórios da Agência nos 27 Territórios de Identidade.

O esforço conjunto entre setor produtivo e Adab, aliado à evolução do sistema de defesa agropecuário estadual, possibilitou a chancela do MAPA para a suspensão da vacinação a partir de Maio de 2024, com a nota 9,3 , a maior entre 17 estados da Federação. “Com isso haverá uma economia direta de, aproximadamente, 100 milhões de reais/ano com custos para aquisição de vacinas, manejo do rebanho, além de outros benefícios com a ampliação do parque agroindustrial e agregação de valor às exportações com abertura de novos mercados”, destaca o diretor geral da Adab, Paulo Sérgio Luz, salientando que o apoio do setor produtivo nesta última campanha será de extrema importância para vacinar 100% do rebanho.

Zona Livre Sem Vacinação: Antes mesmo do início da última Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa, equipes da Adab já estão executando a vigilância sorológica, visando demonstrar a ausência do vírus da Febre Aftosa na Bahia. A ação compõe o Plano de Vigilância do Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa (PNEFA), para o ano de 2024, cujo objetivo principal é comprovar que a Bahia tem condições para pleitear a Certificação Internacional de Zona Livre de Febre Aftosa Sem Vacinação.

O Plano está alinhado com o Código Sanitário para os Animais Terrestres da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) e com as diretrizes do Programa Hemisférico de Erradicação da Febre Aftosa (PHEFA), cuja meta é erradicar a doença na América do Sul e suspender, gradualmente, a vacinação contra a Febre Aftosa em todo o território brasileiro. “A sorologia que iniciamos em março é uma atividade essencial para avaliar o risco de doenças como a Febre Aftosa em populações animais. O trabalho será concluído em junho e seguirá todas as etapas recomendadas no Guia Sorológico do Ministério da Agricultura”, explica o médico veterinário da Adab e Coordenador do PNEFA-Ba, José Neder. Segundo ele, o tamanho da amostragem para o estudo soroepidemiológico foi estimado para detectar a transmissão do vírus da Febre Aftosa nas áreas propostas, com um nível de confiança de 95%.

Propriedades com bovinos com idade de 6 a 24 meses, de maior risco e com maior número de movimentações foram definidas como locais para a sorologia, com o intuito de aumentar a sensibilidade do estudo. Algumas fazendas são sorteadas aleatoriamente, a partir de dados cadastrados enviados pelos estados ao Departamento de Saúde Animal.

História da Febre Aftosa na Bahia: A Bahia foi um dos estados pioneiros na implantação do programa contra a Febre Aftosa no Brasil. Tudo começou em 28 de fevereiro de 1968, quando a Bahia criou o GERFAB (Grupo Executivo de Erradicação da Febre Aftosa na Bahia). Em seguida, vieram o Instituto Biológico da Bahia (IBB), a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA) e o Departamento de Defesa Agropecuária (DDA). Já na primeira década de campanhas, houve um grande avanço nos números. Em 1979, os produtores vacinaram mais de 5,7 milhões de animais. Na década de 1990, o combate à aftosa se intensificou em todo o país, sob a orientação do MAPA e na Bahia, a participação dos produtores foi fundamental. O último foco da doença registrado no estado foi em 1997, no município de Jussari.

Logo no início dos anos 2000, várias iniciativas se destacaram: o processo de testagem sorológica para comprovar a ausência do vírus nos rebanhos suscetíveis, a criação da Zona Tampão da Bahia e do Fundo de Apoio à Pecuária do Estado da Bahia (Fundap). Com isso, em Maio de 2001, a Bahia alcançou o primeiro grande feito, conquistando a Certificação Internacional de Estado Livre da Aftosa com Vacinação.

A partir de 2010, a Adab realizou seis sorologias consecutivas, todas com bom resultado. Foram criadas, reorganizadas e reaparelhadas 42 barreiras sanitárias. “Centenas de animais suscetíveis sem documentação adequada foram sacrificados. Rebanhos, propriedades e produtores foram cadastrados e, em seguida, esse cadastro foi digitalizado. E ainda implantamos o Sistema de Emissão de Guia de Trânsito Animal Eletrônico (GTA)”, lembra o médico veterinário da Adab, Valentin Fidalgo, que acompanhou todo o histórico de combate à Febre Aftosa na Bahia, desde que era estudante da Universidade Federal da Bahia e atua na Adab até hoje.

Contando com 172 médicos veterinários nas áreas de defesa sanitária animal e inspeção, além de 376 escritórios municipais de atendimento ao criador, a Adab está presente em quase todas as cidades, levando o Serviço Veterinário Oficial. Cerca de 480 mil GTA´s são emitidas por ano e já são 400 mil propriedades rurais cadastradas e geolocalizadas. Em todo o estado, são mais de 1.000 pontos habilitados a vender vacinas e outros produtos pecuários. “Agora, estamos prontos para receber o Certificado Internacional de Zona Livre de Febre Aftosa Sem Vacinação para fortalecer a produção de proteína animal na Bahia, com garantias de mais desenvolvimento e futuro pra toda a nossa gente”, finaliza o diretor de Defesa Sanitária Animal, Carlos Augusto Spínola.

Fonte:Ascom Adab
()
26
Mar/24

LEM: Equipes de Bombeiros realizam resgate veicular após acidente na BR/242

81bcc858-11ae-489b-9c28-15de8c2138cc

10004b08-154e-4f95-a1e8-a7a447c3c0eb

Na manhã desta terça-feira (26), por volta das 10h30, as equipes de Bombeiros da 2ªCIA/17ºBBM foram acionadas para atender a um resgate veicular na BR/242, cerca de 15 km distante do centro de Luís Eduardo Magalhães, próximo ao Setor Industrial.

Segundo informações obtidas no local, a vítima, um homem de 49 anos, estava a bordo de uma caminhonete quando capotou por circunstâncias não sabidas e o deixou preso nas ferragens embaixo do veículo.

97f8d8c4-25cf-465a-9a7d-3cd0d38c30e0

e477d104-ea86-496f-9693-7d79fedc328a

Apesar dos esforços da equipe de resgate, a vítima não resistiu aos ferimentos, sendo constatado o óbito pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) após sua remoção.

A Superintendência de Trânsito (SUTRANS) prestou assistência no local, sinalizando a área até a chegada da Polícia Rodoviária Federal (PRF), que ficou responsável pelo registro da ocorrência.

O Departamento de Polícia Técnica (DPT) foi acionado para realizar perícia no local e remover o corpo para o necrotério do DPT de Barreiras, onde será submetido a exame de necropsia.

Fonte:17º BBM
()
26
Mar/24

Crime de sonegação tem cerco intensificado na Bahia

As autoridades baianas vêm intensificando o cerco ao crime de apropriação indébita tributária, cometido pelo empresário do setor de tintas que foi alvo na última quinta-feira (21) da operação Espectro, a cargo da força-tarefa de combate à sonegação fiscal na Bahia. De acordo com a Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-BA), o empresário deixou de repassar ao fisco R$ 11 milhões em Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) que haviam sido cobrados na venda ao consumidor final.

O Pleno do Supremo Tribunal Federal (STF) confirmou em 2019, por ampla maioria, jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça (STJ) de que comete crime de apropriação indébita tributária o contribuinte que adota a prática de declarar o débito de ICMS e deixar de pagar este valor devido ao Estado.

Na Bahia, os casos desta natureza vêm sendo levantados pela Inspetoria Fazendária de Investigação e Pesquisa (Infip), vinculada à Sefaz-BA, para subsidiar ações de cobrança pela Procuradoria Geral do Estado (PGE) ou de instauração de inquérito policial pela Polícia Civil, ocorrendo ainda o encaminhamento ao Ministério Público Estadual (MPBa) sob a forma de notícias-crime.

A Força-Tarefa de Combate à Sonegação Fiscal integra o Cira – Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos, órgão colegiado responsável por estabelecer diretrizes e estratégias de combate aos crimes de sonegação fiscal e contra a ordem tributária nas esferas cível e criminal.  O Comitê é presidido pela Secretaria Estadual da Fazenda e tem em sua secretaria-executiva o Ministério Público Estadual, reunindo ainda a Secretaria de Segurança Pública, a Procuradoria Geral do Estado e o Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA).

Operação Espectro

Responsável pela operação Espectro, a força-tarefa é composta pelo MPBa, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate à Sonegação Fiscal e aos Crimes Contra a Ordem Tributária (Gaesf); pela Inspetoria Fazendária de Investigação e Pesquisa da Secretaria da Fazenda; pela Delegacia de Crimes Econômicos e Contra a Administração Pública (Dececap); pela Coordenação Especializada de Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro (Ceccor/LD); pelo Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Dracco) e conta com o apoio da Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin) e do Departamento de Polícia do Interior (Depin), da Polícia Civil da Bahia.

O empresário que foi alvo da operação Espectro tem um débito tributário total de R$ 66,6 milhões com o fisco baiano, de acordo com a Sefaz-BA. O empresário e sua sócia foram denunciados pelo MP em 2022, acusados de terem deixado de recolher ICMS entre os anos de 2017 e 2021.

A Justiça determinou o bloqueio dos bens do empresário e das pessoas físicas e jurídicas envolvidas, a fim de garantir a recuperação dos valores sonegados. Segundo a força-tarefa, mesmo depois de denunciado, o dono da empresa do setor de tintas continuou com a prática criminosa, iniciada em 2015. Além disso, a investigação detectou indícios de que ele vinha realizando “manobras para não responder à ação penal”.

Fonte:Ascom/Sefaz-BA
()
26
Mar/24

LEM: Motorista morre ao capotar caminhonete na BR 242

59142ced-2a9e-4414-952b-1de173436bd1

aaaaaaaaaa7629a671-e290-4438-b8ff-5323ca43689a

Na manhã desta terça-feira, 26, por volta das 10h20, Elcio Rohr, de 49 anos, morreu após perder o controle da caminhonete que conduzia, sair da pista e capotar na BR 242, próximo ao setor industrial de LEM.

O corpo de bombeiros esteve no local e retirou o corpo do motorista que ficou parcialmente preso debaixo do veículo.

Após perícia a polícia técnica removeu o corpo de Elcio para o IML de Barreiras onde passaria por necropsia, antes de ser liberado para a família realizar o velório e sepultamento.

Fonte:Reportagem de Weslei Santos/Blog do Sigi Vilares
()
26
Mar/24

PRF na Bahia lança Operação Semana Santa 2024 com foco na segurança viária e garantia da mobilidade nas rodovias

Polícia Rodoviária Federal (PRF) na Bahia inicia, à 0h desta quinta-feira (28), a Operação Semana Santa 2024, que se estenderá até às 23h59 do domingo (31). Durante esses quatro dias, as ações estarão voltadas para a garantia da segurança viária e da mobilidade nas rodovias e estradas federais do estado, visando preservar vidas.

A Semana Santa é conhecida como o segundo feriado com maior fluxo de veículos nas estradas, ficando atrás apenas dos festejos juninos. Diante desse aumento de tráfego, bem como das festividades que potencialmente envolvem o consumo de bebidas alcoólicas e outros produtos que afetam a capacidade de dirigir, a fiscalização de trânsito será intensificada para assegurar a segurança dos usuários.

Entre as principais ações planejadas para prevenir acidentes durante a operação, destacam-se o combate à embriaguez ao volante, controle de velocidade, fiscalização de ultrapassagens proibidas, uso do cinto de segurança, dispositivos de retenção para crianças, uso de telefone celular, entre outros.

Além disso, serão realizadas atividades de educação para o trânsito, que têm apresentado resultados positivos e contam com o engajamento dos usuários das rodovias. A PRF estará presente em travessias de pedestres, terminais rodoviários e promoverá a conscientização de todos os atores do trânsito, como ciclistas, pedestres, motoristas, motociclistas e passageiros.

A PRF também intensificará o combate ao crime, realizando abordagens baseadas em informações de inteligência e utilizando tecnologia para prender criminosos, recuperar veículos roubados e retirar armas ilegais, drogas e produtos contrabandeados de circulação.

Orientações de segurança

A PRF enfatiza a enorme importância da adoção de medidas preventivas por parte dos motoristas. Cuidados relacionados à conservação dos veículos e ao correto funcionamento dos itens de segurança são essenciais para a prevenção de acidentes e para proteger tanto a vida do condutor quanto a dos demais usuários das estradas.

Entre os principais itens a serem observados para garantir uma viagem segura, a PRF destaca:

  • Planejamento cuidadoso da viagem, incluindo a identificação de pontos de parada, condições do tráfego e da via, e previsão do tempo.
  • Verificação da pressão de todos os pneus e atenção à carga que o veículo carregará (bagagens e passageiros).
  • Inspeção do pneu estepe; se danificado, substituí-lo para uso em caso de necessidade.
  • Alinhamento e balanceamento dos pneus.
  • Garantia de que o veículo esteja equipado com os itens obrigatórios: pneu estepe, triângulo, chave de roda e macaco no porta-malas.
  • Teste do sistema de iluminação do veículo.
  • Manutenção adequada do sistema de arrefecimento e do nível da água do radiador.
  • Revisão dos sistemas de amortecimento e freios.
  • Verificação do prazo de validade do filtro e óleo do motor.
  • Teste dos limpadores de para-brisa.
  • Verificação do funcionamento da bateria.
  • Inspeção das mangueiras e correias do veículo.
  • Manutenção da documentação em dia, incluindo licenciamento e pagamento do IPVA.

Estes cuidados ajudam a garantir uma viagem mais segura e tranquila para todos os envolvidos.

Fluxo de veículos

A PRF está pronta para lidar com o aumento previsto no fluxo de veículos que se deslocam de forma uniforme por todo o estado. Prevê-se que o pico de movimento na saída para o feriado prolongado ocorra entre o fim da tarde e o início da noite de quinta-feira (28), enquanto o retorno deve registrar um maior volume de veículos durante a tarde e a noite de domingo (31). Espera-se um aumento de 11,5% no volume de veículos em comparação com um final de semana comum.

Fonte:PRF
()
26
Mar/24

Mulher é presa ao tentar infiltrar droga no Conjunto Penal de Barreiras

Na manhã de ontem, segunda-feira, 25, uma mulher foi presa ao tentar entrar no Conjunto Penal de Barreiras, com droga nas partes íntimas.

A monitora do Conjunto Penal realizou a busca pessoal e encontrou a droga, sendo três pacotes de maconha embaladas em plásticos.

A mulher foi presa e apresentada na delegacia de polícia local e a tarde, passou por audiência de custódia na justiça.

Fonte:Reportagem de Jadiel Luiz/Blog do Sigi Vilares
()
26
Mar/24

LEM: Alunos da Escola Estadual Constantino Catarino de Souza iniciam paralisação e anunciam greve por melhorias

Os alunos da Escola Estadual Constantino Catarino de Souza, localizada no bairro Santa Cruz, em Luís Eduardo Magalhães, deram início a uma paralisação na última segunda-feira, 25 de março. A iniciativa visa reivindicar ao Governador Jerônimo melhorias urgentes nas condições de transporte e infraestrutura educacional.

Os estudantes destacam que os ônibus escolares estão operando com superlotação, comprometendo a segurança e o conforto dos alunos. Além disso, as salas de aula também enfrentam superlotação e a falta de ar-condicionado, tornando o ambiente inadequado para o aprendizado. Adicionalmente, a escola sofre com um desfalque de professores, o que impacta diretamente na qualidade do ensino.

Na manhã desta terça-feira, 26 de março, alguns alunos se reuniram em frente à unidade de ensino em um ato pacífico de protesto, enquanto outros optaram por aderir à paralisação, não comparecendo às aulas. Os estudantes informaram que a partir de amanhã, quarta-feira, 27, será iniciada uma greve, que se estenderá até a próxima segunda-feira, 1 de abril. Durante esse período, eles aguardarão a resposta do governo quanto às suas demandas.

Em entrevista ao repórter Weslei Santos, da Rádio Mundial FM 91,3 e do Blog do Sigi Vilares, a diretora Elaine revelou que a gestão está empenhada em encontrar soluções para todas as pautas apresentadas pelos alunos, visando o retorno rápido às aulas. Ela também mencionou que será estudada uma forma de repor as aulas para garantir o cumprimento dos 200 dias letivos.

Fonte:Repórtagem Weslei Santos/Blog do Sigi Vilares
()
26
Mar/24

Atenção Ibotirama e região: Tem promoção no Atacadão do Piso; confira!!!


Fonte:Publicidade
()
26
Mar/24

Bahia registra nove casos de Febre do Oropouche, doença viral similar à dengue



A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) detectou nove casos de Febre do Oropouche, doença transmitida pela picada doe um mosquito e que causa dor de cabeça, muscular e nas articulações, além de náuseas e diarreia. Os casos foram detectados em Valença, com sete registros, e em Laje, com dois. Ambos municípios são no sul da Bahia.

A doença não é considerada endêmica na região, ou seja, não há uma grande incidência de casos em um espaço limitado. Até o momento, não há registros de transmissão direta entre pessoas.

A Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado está realizando investigações complementares para compreender melhor o cenário dessa doença na Bahia. Apesar dos casos confirmados, não há indicação de uma ameaça iminente à saúde pública, considerando o caráter não endêmico do vírus na região.

Entenda a doença

A Febre do Oropouche é uma doença viral transmitida no ambiente urbano pelo Culicoides paraensis, conhecido como maruim ou mosquito-pólvora. Os sintomas incluem febre, dor de cabeça e dores musculares, semelhantes aos de outras arboviroses, o que ressalta a importância de um diagnóstico preciso.

Não existe tratamento específico para a Febre do Oropouche, sendo o manejo clínico focado no alívio dos sintomas. A Secretaria reforça a importância do diagnóstico laboratorial para um acompanhamento efetivo dos casos e destaca ações de vigilância epidemiológica para monitoramento da situação.

A população é incentivada a continuar com as medidas preventivas contra picadas de mosquitos, como o uso de repelentes e roupas que minimizem a exposição da pele, além de procurar orientação médica se necessário.

Fonte:Correio da Bahia
()
26
Mar/24

Confira as ofertas do Mês do Consumidor na JK Materiais de Construção; confira!!!


Fonte:Publicidade
()
26
Mar/24

Compre seu Ovo de Páscoa no Big Steakhouse. Faça já sua encomenda!!!

Fonte:Publicidade
()
26
Mar/24

Confira os serviços que vão funcionar nesta quinta (28) e sexta, (29), ponto facultativo e feriado em LEM

A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães informa aos munícipes os serviços que estarão em funcionamento na próxima quinta (28) e sexta-feira (29), ponto facultativo e feriado nacional da Paixão de Cristo.

As unidades de urgência e emergência, como o Centro de Parto Normal Vilma Ramos Guerra, o SAMU, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), o Hospital e Maternidade Dr. Gileno de Sá.

O Centro de Apoio à Mulher (CAM), o Plantão Social, o POP RUA e o Conselho Tutelar funcionarão em escala de plantão.

Serviços funerários e de limpeza urbana, além da segurança pública, como a Guarda Civil Municipal (GCM), ROMU, GPA e a SUTRANS também estarão em funcionamento.

Confira o contato dos setores:

- Centro de Apoio à Mulher (CAM)
(77) 99952-7818;

- POP RUA
(77) 99988-3988;

- Plantão Social
(77) 9 9839-1770;

- Conselho Tutelar
(77) 9 9924-3736;

- SUTRANS
(77) 9 9963-0238;

- GCM 153 (77) 3628-3862/ (77) 9 9802-9972;

- SAMU
(77) 99966-4146 / (77) 99941-0171 / (77) 99841-7377.

Fonte:SECOM, prefeitura de LEM
()
26
Mar/24

Vende-se um Versa Advanced 2022 1.6





Versa Advanced 2022 1.6
✅Km: 40 mil;
✅Bancos e volante em couro;
✅Módulo de acionamento do vidro de um toque e fechamento automático;
✅Pintura vitrificada;
✅Documentação em dias;

Interessados ligar no fone: 77 9.9996-0833

Fonte:Blog do Sigi Vilares/Classificados
()
26
Mar/24

Junior Marabá reforça segurança de LEM com 53 novos Guardas Civis e 15 agentes de Trânsito


O prefeito Junior Marabá, o Superintendente de Trânsito, Adê Cerrado e os novos agentes de Trânsito

O prefeito de Luís Eduardo Magalhães, Junior Marabá, concretizou na manhã desta segunda-feira (25), um antigo sonho dos luiseduardenses: o reforço na segurança do município, com a formatura de 53 novos Guardas Civis Municipais e 15 Agentes de Trânsito.

"Luís Eduardo Magalhães é onde vivemos com as nossas famílias e é aqui que temos que prover segurança", disse o prefeito.

Além do reforço em pessoal, que no caso da Guarda Civil Municipal, dobrou o efetivo, o prefeito também investiu em fardamento, 140 coletes balísticos, cinco viaturas, e autorizou a licitação para a compra de armas de fogo. "Somos o único município da região Oeste da Bahia a destinar arma de fogo de forma institucional aos Guardas Municipais", declarou o prefeito.


O prefeito Junior Marabá, o secretário de Segurança, João Paulo Nascimento, o comandante da GCM, João Batista e os novos 53 Guardas Civis municipais

Para Junior Marabá, apesar da segurança pública ser de responsabilidade do estado, a gestão municipal deve colaborar e combater a criminalidade. "Esse precisa ser o nosso papel, papel que estamos honrando hoje".

Com os 15 novos Agentes de Trânsito, a gestão municipal fortalece as medidas que transformaram o tráfego da cidade, gerando uma redução de 53,59% no número de acidentes em 2023, na comparação com o ano anterior.

"Se com um efetivo pequeno nós já temos esse resultado satisfatório, com os novos profissionais atuando, teremos um trânsito ainda mais seguro para as nossas famílias, com o foco na preservação de vidas", concluiu o prefeito.

Fonte:SECOM, prefeitura de LEM
()
26
Mar/24

Um final de semana com ofertas para sair de Mitsubishi novo na FAMA MOTORS

Fonte:Publicidade
()
26
Mar/24

PM apreende moto com indícios de furto/roubo em Bom Jesus da Lapa

Ontem, segunda-feira, 25, a 38ªCIPM, apreendeu uma moto com indícios de furto/roubo em Bom Jesus da Lapa.

Durante a Operação 2x2, realizando o policiamento ostensivo, foi abordado uma moto Yamaha/YS 150 FAZER, preta, placa GEY4980, e constatado que a numeração do chassi e do motor estavam suprimidas (raspadas). Ato continuo, veículo e condutor foram apresentados na delegacia de polícia para registro da ocorrência.

Fonte:ASCOM-38ªCIPM
()