Destaques
publicidade
classificados
+ ver todos
  Buscar Notícias
  Curta nossa pagína
  Publicidades
notícias
24
Dez/23

10º BEIC realizou solenidade de formatura do Curso Especial de Formação de Cabos PM 2023.4

7ef44ed1-fe45-47c7-9f84-c8cc6b190e98

025c90f3-5822-455e-82f2-941a7fe1e42b

Na manhã de sexta-feira, 22, o 10º Batalhão de Ensino, Instrução e Capacitação em Barreiras, realizou a Formatura do Curso Especial de Formação de Cabos PM ,CEFC 2023.4, na modalidade *EAD - Hibrida semipresencial, momento em que formaram 20 (vinte) discentes pertencentes a Região Oeste e de outras Regiões.

Estiveram presentes na solenidade o Cel PM Soares, Comandante do CPR-Oeste; o Maj PM Paulo, Subcomandante do 10º BEIC (Representando o Comando da Unidade); os Capitães PM Rosário, Comandante da 30ª CIPM e Quesado, Comandante da 83ª CIPM; Medeiros, Subcomandante da 84ª CIPM; Harley,Comandante da CIPT-O; o Ten PM Mainarte, Subcomandante da CIPRV/Barreiras; a Subtenente PM Andréa, representando o CPM/Barreiras e a Sgt BM Gomes, representando o Comando CRBM-Oeste.

A turma iniciou o curso no dia 03.10.2023 e finalizou com este ato solene no dia 22.12.2023.

Fonte:10º BEIC / SCSNQ
()
24
Dez/23

Às vésperas de completar 129 anos, Corpo de Bombeiros recebe 25 novas viaturas

Barreiras será contemplada

“Vidas alheias, riqueza salvar!” Este é o lema do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA). Para dar mais agilidade e eficiência ao trabalho de fiscalização e vistorias desempenhado pela corporação, o Governo do Estado entregou 25 novas viaturas ao CBM. Foram investidos R$ 5,3 milhões na aquisição dos veículos, do modelo caminhonete. O ato aconteceu neste sábado (23), com a presença do governador Jerônimo Rodrigues, no quartel da corporação, na região do Iguatemi, em Salvador. A iniciativa também marca a passagem dos 129 anos da instituição, que acontece no próximo dia 26 de dezembro.

Jerônimo entregou as chaves dos veículos aos comandantes de diversas unidades da capital e do interior do estado e destacou que a atuação do Corpo de Bombeiros é cada vez mais necessária em vista das condições climáticas adversas que o mundo enfrenta. "Uma parte da Bahia passa por estiagem, outra parte passou por problemas por excesso de chuva, e a corporação está presente nos dois momentos. Agora são mais 25 viaturas, que se somam a outros equipamentos entregues e chamada de efetivo em 2023. Hoje também é um dia de reconhecimento dos profissionais e chamamento para que sociedade entenda e reconheça o papel e o significado de um bombeiro na vida da gente", declarou o governador.

As novas viaturas vão modernizar e diversificar a frota do CBMBA, elevando a capacidade operacional da instituição, para melhor atender a sociedade, como destacou o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Adson Marchesini.
“Estes veículos vão auxiliar nas atividades de prevenção e fiscalização para podermos manter a lei de segurança contra incêndio em dias na capital e no interior. Com certeza será muito importante facilitar os deslocamentos da corporação com mais agilidade”.

Prevenção e combate

Os veículos vão fortalecer as ações de combate e prevenção de incêndios, e dar apoio a programas como Bahia sem Fogo, Bahia Sem Fome e ações demandas por enchentes, que exigem uma logística robusta e efetivo máximo, inclusive o serviço administrativo, em apoio ao Sistema de Comando de Incidentes – SCI e suas seções de operações, logística e planejamento. Ainda serão usadas para transporte de técnicos e equipamentos em viagem.

Além de unidades localizadas em Salvador e região metropolitana, também foram contemplados os municípios de Ilhéus, Barreiras e Feira de Santana. O coronel Lanusse Araújo Andrade, do Comando de Segurança Contra Incêndio (CSCI), recebeu nove caminhonetes. Para ele, investimentos como este demonstram a relevância desses equipamentos para uma melhor atuação dos profissionais. “São veículos que vão facilitar o deslocamento, viaturas 4x4, de grande porte, que serão utilizadas nas operações de fiscalização e vistorias técnicas, sendo de grande utilidade para trabalhos de prevenção”, pontuou.

Aprimoramento

Como parte do processo de fortalecimento do CBM, o coronel Adson Marchesini anunciou a criação de um curso de pós-graduação em Desastres, em parceria com a Universidade Federal da Bahia (Ufba), para a capacitação e aprimoramento da tropa.

Estavam presentes o vice-governador, Geraldo Júnior, o sub-secretário da Segurança Pública, Marcel Oliveira, e o superintendente de Proteção e Defesa Civil (Sudec), Heber Santana.

Fonte:Anderson Oliveira/GOVBA
()
23
Dez/23

LEM: Colisão deixa idosa morta e feridos na estrada de Muriçoca

Na noite de ontem, sexta-feira, 22, pouco após as 19h, um trágico acidente abalou a tranquila estrada de acesso ao povoado Muriçoca, zona rural de Luís Eduardo Magalhães. Ana Brígida Santos de Oliveira, 80 anos, perdeu a vida em uma colisão frontal envolvendo dois veículos VW Gol e uma picape Fiat Strada.

A motorista da Fiat Strada, que estava sozinha,  sofreu ferimentos leves, enquanto no VW Gol, ocupado por cinco pessoas, todos foram prontamente atendidos por duas equipes do SAMU e a constatacao do óbito da idosa. A resposta eficiente da SUTRANS brilhou na sinalização do trânsito, assegurando o socorro médico e a atuação do corpo de bombeiros.

A ação da SUTRANS não se limitou à assistência imediata. Concentraram esforços no registro da ocorrência e permaneceram no local até a conclusão da perícia, além de coordenar a remoção do corpo da idosa para o IML de Barreiras.

Fonte:Reportagem de Weslei Santos/Blog do Sigi Vilares
()
23
Dez/23

Clarão no céu é visto em diversas cidades da Bahia e pesquisadores apontam queda dos restos de foguete chinês

Um clarão no céu chamou atenção de moradores de diversas cidades da Bahia na noite de sexta-feira (22). O fenômeno foi causado pela queda do corpo de um foguete chinês lançado em 2018, conforme informações de Marcelo Zurita, presidente da Associação Paraibana de Astronomia, e Alexsandro Mota, membro da Rede Brasileira de Observação de Meteoros.

O fenômeno foi visto em cidades como Salvador, Capão, Serrinha, Feira de Santana, Juazeiro, Canarana, Lençóis, Mucugê, Barreiras, Luís Eduardo Magalhães, e chapada diamantina. Além dos municípios baianos, o resto do foguete chamou atenção de moradores de várias cidades do Rio Grande do Norte, Piauí, Alagoas e Sergipe.

O Brazilian Meteor Observation Network (Bramon), Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros, também relatou os indícios de lixo espacial.

No início desta semana, a queda de um meteoro também provocou um grande clarão no céu na Chapada Diamantina, na Bahia, que pôde ser visto em diversas cidades da Bahia, mas os pesquisadores reforçam que os casos não têm relação e a ocorrência em curto espaço de tempo é mera coincidência. 

"O foguete em si é formado por estágios, a medida que ele vai subindo para chegar ao espaço ele vai liberando esses estágios. Existia um estágio desse foguete Longa Marcha 2C que estava orbirtando a Terra desde 2018, só que ele foi decaindo orbitalmente, como a gente fala", explicou Alexsandro Mota, que também é divulgador científico.

Conforme explicou Mota, o lixo espacial foi perdendo a altitude por causa do choque com as moléculas do ar e perdeu velocidade. A gravidade, por consequência, começou a atrair o corpo do foguete cada vez mais.

Ainda segundo Alexsandro Mota, chega um momento em que o objeto atinge uma camada muito densa de gases, perde velocidade e reentra na atmosfera.

"Uma reentrada pode ocorrer com muita velocidade. A gente está falando de milhares de quilômetros por hora, a gente está falando de 7 mil km por hora. Por isso que fica todo aquele show luminoso no céu, porque a atmosfera sendo atingida por um objeto nessa velocidade vai ficar incandescente, então vai brilhar muito", falou.

Fonte:Blog do Sigi Vilares/G1-BA
()
23
Dez/23

Peça já o melhor da culinária oriental em LEM e região. Comida chinesa e japonesa é no Pede em Casa Delivery

Yakisoba, frango xadrez, temakis, combos e muito mais.



Fonte: Publicidade
()
23
Dez/23

LEM agora tem o SUCATÃO DO NINO - Auto Peças e Serviços de Guincho











LEM ganhou a mais nova loja de auto peças da cidade: SUCATÃO DO NINO - Auto Peças e Serviços de Guincho. Desmanche automotivo; com peças de todas as marcas.

O SUCATÃO DO NINO fica localizado na Rua Candeias, as margens da BR 020, fundos do Urucuia Poços Artesianos, na saída para Brasília. Telefone: 77 9.9878-1289.

Fonte:Informe Publicitário
()
23
Dez/23

🌟 Novidade na Proteges! 🏡✨

Estamos empolgados em compartilhar uma grande atualização: agora, a Proteges Prestadora de Serviços está oferecendo um serviço especializado de Secretaria do Lar! 🌿✉️

Se você busca praticidade e tranquilidade para o seu dia a dia, nossa equipe está pronta para cuidar dos detalhes da sua casa, proporcionando organização e eficiência. Deixe as tarefas administrativas conosco, enquanto você aproveita mais tempo para o que realmente importa.

Entre em contato para mais informações e personalizamos um pacote de serviços de acordo com as suas necessidades. 💬✨ #Proteges #SecretariadoDoLar #PraticidadeNoDiaADia #ServiçosResidenciais

Atendimento:
Região - LEM/BA
Região - Oeste Bahiano
Região - Irece/Ba

Entre em Contato:
- (77) 99965-6439
- (77) 99702-5830

Ou faça-nos uma visita:
📌 Rua Castro Alves, 505. Mimoso I. LEM/BA.

Fonte:Informe Publicitário
()
23
Dez/23

Correntina: Colisão entre ônibus e carreta na BR 020 no Rosário

83f3c028-6524-43e5-ba7f-464345f57834

06a8fd5a-9767-4a79-9b94-e2e4a1d1fc97

Na tarde deste sábado, 23, por volta das 14h15, ocorreu colisão entre uma carreta e um ônibus na BR 020, a cerca de dois quilômetros do distrito do Rosário, no município de Correntina.

Segundo informações, o acidente ocorreu após uma provável ultrapassagem. A carreta tombou ba pista e o ônibus tombou as margens da rodovia.

Até o fechamento desta matéria, não havia informações sobre vítimas.

Equipes do SAMU e dos Bombeiros Militares de Posse/GO, foram ao local, além da Polícia Rodoviária Federal de Barreiras que foi ao local para registrar e sinalizar a rodovia que ficou parcialmente interditada.

Fonte:Reportagem de Jadiel Luiz/Blog do Sigi Vilares
()
23
Dez/23

São Desidério: Bombeiros e pescadores encontram corpo de adolescente que havia se afogado no Rio Grande

45e04a6c-3f7b-43e5-9e50-0d2e4e8d8eb8

Na tarde deste sábado, 23, por volta das 15h30, os bombeiros militares, com apoio dos pescadores Izar e Manoel Alves, encontraram o corpo de um adolescente no Rio Grande, na altura do Morrão, no município de São Desidério.

Segundo informações, o adolescente veio com a mãe de Jequié para passear em Barreiras, e acabou desaparecendo nas águas do Rio Grande, quando visitava com familiares e amigos o povoado do Morrão.

Os bombeiros e os pescadores estavam desde às 8h30 da manhã a procura do corpo que foi achado preso no fundo do rio.

O corpo do adolescente foi para o IML de Barreiras, onde passará por necropsia.

Fonte:Reportagem de Jadiel Luiz/Blog do Sigi Vilares
()
23
Dez/23

Academia Lion a melhor de LEM!!!

 

Fonte: Publicidade
()
23
Dez/23

A São Camilo funciona normalmente neste final de ano


Fonte:Publicidade
()
23
Dez/23

PRF recupera um veículo furtado em Ibotirama

Neste ano, 141 veículos já foram recuperados pela instituição na região

 Nesta quinta-feira (21), a Polícia Rodoviária Federal apreendeu um veículo com registro de furto através de uma abordagem realizada no km 585 da BR 242, no município de Ibotirama (BA).

A equipe policial identificou sinais de adulteração nos elementos identificadores do veículo abordado. Ao aprofundar a fiscalização, os policiais detectaram que o carro era produto de crime, correspondendo a um automóvel furtado no ano de 2021, em Uberlândia (MG).

O condutor e proprietário do veículo alegou ter adquirido o carro através de uma troca por gados. 

Diante do ocorrido, ficou caracterizado o crime de receptação de veículo automotor. O carro e seu condutor foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Ibotirama (BA), para a aplicação das medidas legais cabíveis. 

Fonte:PRF
()
23
Dez/23

LEM: Colisão envolvendo três veículos deixa três feridos e um morto na BR 242

9046827c-5b3d-4a61-acf2-c96497836ea2

f676c1d0-6b79-49a7-a293-44c0539bec48

3e6cad2d-e9c3-4959-9896-32ebf397e323

d89188fd-81b2-4756-b8bd-5f5390dcfb58

Na noite de ontem, sexta-feira, 22, por volta das 20h30, ocorreu uma colisão, envolvendo três veículos na BR 242, no KM 867, no município de LEM, deixando uma pessoa morta e outras três pessoas feridas. A colisão foi entre um veículo VW Saveiro e um veículo Fiat Siena, envolvendo ainda uma carreta baú cujo o motorista teve que sair da pista para evitar uma colisão frontal com o Fiat Siena que realizava uma ultrapassagem.

O motorista do Fiat Siena ficou preso nas ferragens, vindo a óbito no local. Os outros dois ocupantes ficaram feridos e foram encaminhadas para a UPA Equipes do SAMU estiveram no local socorrendo as três vítimas. O motorista da Saveiro foi encaminhado para o Hospital do Oeste, em Barreiras.

Os Bombeiros Militares de LEM estiveram no local ajudando no resgate das vítimas nas ferragens. A Polícia Rodoviávia Federal registrou o acidente e sinalizou a rodovia. O corpo do motorista do Siena foi removido para o IML de Barreiras para a realização de necropsia.

Fonte:Reportagem de Jadiel Luiz/Blog do Sigi Vilares
()
23
Dez/23

Homem é morto a golpes de faca em Santa Rita de Cássia

231223santari

Na madrugada deste sábado, 23, por volta das 3h, ocorreu um homicídio na localidade de Tanque, zona rural de Santa Rita de Cássia. Segundo informações, Anderluy Souza da Silva, de 28 anos, foi morto a golpes de faca por um indivíduo de 49 anos, que após o crime, evadiu-se do local.

Uma guarnição da 86ª CIPM registrou o homicídio e isolando a área até o término da perícia técnica realizado pelo DPT que removeu o corpo para o IML de Barreiras para a realização de necropsia.

Fonte:Reportagem de Jadiel Luiz/Blog do Sigi Vilares
()
23
Dez/23

Tempero Novo - Aviso Recesso

Fonte:Publicidade
()
23
Dez/23

Em Barreiras a melhor comida caseira está no Restaurante Palmeira

Fonte:Publicidade
()
23
Dez/23

Hoje tem feijoada no Big Steakhouse

Fonte:Publicidade
()
23
Dez/23

Limpa estoque de Natal na JK


Fonte:Publicidade
()
23
Dez/23

Em LEM você conta com a Churrascaria Mimoso. Aberta todos os dias

Fonte:Publicidade
()
23
Dez/23

Homem é morto a golpes de faca na zona rural de Santa Rita de Cássia

231223santari

Na madrugada de hoje, sábado, 23, por volta das 3h, ocorreu um homicídio na localidade de Tanque, zona rural de Santa Rita de Cássia.

Segundo informações, Anderluy Souza da Silva de 28 anos, foi morto a golpes de faca por um indivíduo de 49 anos, que após o crime, evadiu do local.

Uma equipe do SAMU esteve no local mas só pode constatar o óbito.

Uma guarnição da 86ª CIPM registrou o homicídio e isolando a área, até o término da perícia técnica realizado pelo DPT, que removeu o corpo para o IML de Barreiras para necropsia.

Não há detalhes da motivação do crime.

Fonte:Reportagem de Jadiel Luiz/Blog do Sigi Vilares
()
23
Dez/23

Ronda Maria da Penha entrega brinquedos em Barreiras

maria2312231

Na manhã de ontem, sexta-feira, 22 o Comando de Policiamento da Região Oeste representado pela Operação Ronda Maria da Penha, realizou a entrega de brinquedos para os filhos das mulheres assistidas pela referida Operação, com o fim de levar alegria e esperança para as crianças e suas famílias, em Barreiras.

Os brinquedos foram doados pelo efetivo deste Comando.

Fonte:Ronda Maria da Penha
()
23
Dez/23

Solidariedade: Abapa participa de ação da Igreja do Evangelho Quadrangular em Barreiras

Com o intuito de fazer o Natal das famílias barreirenses mais feliz, a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), contribuiu com o trabalho solidário da Igreja do Evangelho Quadrangular.

Após culto de sexta-feira (22), a ação beneficiou com 150 cestas básicas às famílias de bairros carentes como do Residencial Boa Sorte, do assentamento ao lado do lixão, da invasão do Ribeirão, entre outros, em Barreiras.

As famílias são cadastradas pela equipe do projeto A Casa da Provisão, que durante todo o ano trabalha na arrecadação e distribuição de alimentos, roupas e brinquedos para os mais necessitados. As pessoas cadastradas são atendidas mensalmente na sede da Igreja do Evangelho Quadrangular de Barreiras, cuja atuação já acontece há mais de 25 anos.

Fonte:Ascom ABAPA
()
23
Dez/23

85ª CIPM recupera moto em LEM

Snapinsta-app-412147441-1340165950197008-8505049777718419298-n-1080

Na noite de ontem, sexta-feira, 22, a 85ª CIPM, recuperou uma moto com restrição de roubo em Luís Eduardo Magalhães.

Com informações oriundas do DISK DENÚNCIA que davam conta que uma motocicleta com características semelhantes a uma Honda Biz de cor vermelha roubada no dia 07 deste mês, na cidade de LEM e que estaria transitando entre as Vila 1 e Vila 3 do Assentamento Rio de Ondas, uma guarnição da 85ª CIPM iniciou buscas localizando o referido veículo próximo a uma estrada vicinal, sendo apresentado à autoridade policial para soluções julgadas cabíveis.

Fonte:85ª CIPM
()
23
Dez/23

Apresentação de CPF passa a ser obrigatória para emissão de RG na Bahia

O Instituto de Identificação Pedro Mello (IIPM) – em parceria com a Rede SAC - informa que, em atendimento à Lei Federal 14.534/2023, a partir desta terça-feira (26), será obrigatória a apresentação de documento com o número do CPF (Cadastro de Pessoa Física) para a emissão da Carteira de Identidade.  A nova legislação trata do Cadastro de Pessoa Física (CPF) como número suficiente para identificação do cidadão. A obrigatoriedade vale tanto para a solicitação de primeira via do RG quanto para as demais, e as certidões (nascimento, casamento, ou casamento com averbação do divórcio) continuarão sendo exigidas normalmente. 

A comprovação do CPF pode ser feita mediante a apresentação tanto do cartão CPF (emitido com base na legislação anterior) e do comprovante de situação cadastral ou inscrição no CPF, quanto de outros documentos onde conste o número do Cadastro de Pessoa Física, a exemplo da própria Carteira de Identidade, da Carteira Nacional de Habilitação, Certidão de Nascimento ou Casamento, Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), Passaporte e Carteira de Identidade Militar expedida por órgão oficial, além de carteira de identidade profissional expedida por órgãos fiscalizadores de exercício de profissão regulamentada e carteiras funcionais emitidas por órgãos públicos válidas como documento de identificação em todo território nacional.  

Os documentos podem ser apresentados em suas versões física ou digital. Vale ressaltar que, no caso do formato digital, a conferência do número do CPF será feita exclusivamente por meio de acesso ao documento no aplicativo do órgão emissor, utilizando o dispositivo móvel do solicitante no momento do atendimento. 

Fonte:GOV BA
()
23
Dez/23

Brasil é país com mais casos de dengue no mundo, alerta OMS

Mudanças climáticas podem levar à proliferação de vetores

O Brasil lidera o número de casos de dengue no mundo, com 2,9 milhões registrados em 2023, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Os casos são mais da metade dos 5 milhões registrados mundialmente. A organização chamou atenção, nesta sexta-feira (22), para a doença que tem se espalhado para países onde historicamente a doença não circulava.

Entre as razões para o aumento está a crise climática, que têm elevado a temperatura mundial e permitido que o mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti sobreviva em ambiente onde antes isso não ocorria. O fenômeno El Niño de 2023 também acentuou os efeitos do aquecimento global das temperaturas e das alterações climáticas.

Em todo o mundo a OMS relatou mais de 5 milhões de infecções por dengue e 5 mil mortes pela doença. A maior parte, 80% desses casos, o equivalente a 4,1 milhões, foram notificados nas Américas, seguidas pelo Sudeste Asiático e Pacífico Ocidental. Nas Américas, o Brasil concentra o maior número de casos, seguido por Peru e México. Os dados são referentes ao período de 1º de janeiro e 11 de dezembro.

Brasil

Do total de casos constatados no Brasil, 1.474, ou 0,05% do total são casos de dengue grave, também chamada de dengue hemorrágica. O país é o segundo na região com o maior número de casos mais graves, atrás apenas da Colômbia, com 1.504 casos.

Países anteriormente livres de dengue, como França, Itália e Espanha, reportaram casos de infecções originadas no país – a chamada transmissão autóctone – e não no estrangeiro. O mosquito Aedes aegypti é amplamente distribuído na Europa, onde é mais conhecido como mosquito tigre.

Mudanças climáticas

No Brasil, levantamento feito pela plataforma AdaptaBrasil, mostrou que as mudanças climáticas no Brasil podem levar à proliferação de vetores, como o mosquito Aedes aegypti e, em consequência, ao agravamento de arboviroses, como dengue, zika e chikungunya. A plataforma é vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz),

As projeções indicam também expansão da malária, leishmaniose tegumentar americana e leishmaniose visceral. O trabalho levou em conta as temperaturas máxima e mínima, a umidade relativa do ar e a precipitação acumulada para associar a ocorrência do vetor, que são os mosquitos transmissores das diferentes doenças em análise. A AdaptaBrasil avalia também a vulnerabilidade e a exposição da população a esses vetores.

A dengue é a infecção viral mais comum transmitida a humanos picados por mosquitos infectados. É encontrado principalmente em áreas urbanas em climas tropicais e subtropicais.

Os principais sintomas da dengue são febre alta, dor no corpo e articulações, dor atrás dos olhos, mal estar, falta de apetite, dor de cabeça e manchas vermelhas no corpo.

Para evitar a infestação de mosquitos, o Ministério da Saúde orienta que é necessário eliminar os criadouros, mantendo os reservatórios e qualquer local que possa acumular água totalmente cobertos com telas, capas ou tampas. Medidas de proteção contra picadas também podem ajudar especialmente nas áreas de transmissão. O Aedes aegypti ataca principalmente durante o dia.

Vacina

Nesta quinta-feira (21), o Ministério da Saúde incorporou a vacina contra dengue ao Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo a ministra da Saúde, Nísia Trindade, o Brasil é o primeiro país do mundo a oferecer o imunizante no sistema público universal.

Conhecida como Qdenga, a vacina não será disponibilizada em larga escala em um primeiro momento, mas será focada em público e regiões prioritárias. A incorporação do imunizante foi analisada e aprovada pela Comissão Nacional de Incorporações de Tecnologias no SUS (Conitec).

O Ministério da Saúde informou que o Programa Nacional de Imunizações (PNI) trabalhará junto à Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização (CTAI) para definir a melhor estratégia de utilização do quantitativo disponível, como público-alvo e regiões com maior incidência da doença para aplicação das doses. A definição dessas estratégias deve ocorrer nas primeiras semanas de janeiro.

Em entrevista à Radioagência Nacional, o vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), Renato Kfouri, enfatiza a importância da vacina para controlar a dengue no país. “A vacina, sem dúvida, junto com outras medidas, será importante instrumento para controle dessa doença”, disse.

Ele acrescenta que “a dengue é uma doença que impacta diretamente praticamente todo o território nacional, vem se expandindo em regiões onde a gente não tinha dengue e o controle do vetor do mosquito transmissor da doença têm sido insuficientes para que nos consigamos diminuir as taxas de infecção que só se alastram”.

Ministério da Saúde

Em nota, o ministério diz que está alerta e monitora constantemente o cenário da dengue no Brasil. Para apoiar estados e municípios nas ações de controle da dengue, a pasta repassou R$ 256 milhões para todo o país para reforçar o enfretamento da doença.

A pasta informa que instalou uma Sala Nacional de Arboviroses, espaço permanente para o monitoramento em tempo real dos locais com maior incidência de dengue, chikungunya e Zika para preparar o Brasil em uma eventual alta de casos nos próximos meses. Com a medida, será possível direcionar melhor as ações de vigilância.

“O momento é de intensificar os esforços e as medidas de prevenção por parte de todos para reduzir a transmissão da doença. Para evitar o agravamento dos casos, a população deve buscar o serviço de saúde mais próximo ao apresentar os primeiros sintomas”, diz o texto, que ressalta ainda que cerca de 11,7 mil profissionais de saúde foram capacitados em 2023 para manejo clínico, vigilância e controle da dengue.

Fonte:Agência Brasil
()