Destaques
publicidade
classificados
+ ver todos
  Buscar Notícias
  Curta nossa pagína
  Publicidades
notícias
09
Fev/22

Os bastidores da política baiana

Toda quarta temos novidades da política, do mundo empresarial e das artes pra que você entenda melhor

Aliados de Rui negociam apoio a Neto

A articulação política do ex-prefeito ACM Neto (DEM/UV) tem comemorado o crescimento da busca de lideranças da capital e do interior para apoiar a candidatura do democrata ao governo do estado. A informação obtida pela coluna diz que as conversas estão bem adiantadas com muitos aliados do governador Rui Costa (PT) e do senador Jaques Wagner (PT). Tem prefeitos, ex-prefeitos, deputados e vários vereadores e lideranças do PP, do PSB, do PSD.

Mudanças de lado 

O que se comenta no grupo oposicionista é que o PT abriu os olhos nos últimos dias e começou a se preocupar diante possibilidade de iniciar aí uma verdadeira debandada. Coloque nessa conta a mudança de lado de Marcelo Nilo e a entrada de deputados estaduais e federais, como Mirela Macedo, Dal, Marcelinho da Veiga, além de José Rocha (PL) e Bacelar (Podemos). A ideia é que esses anúncios sejam feitos até o mês de março e surtam o efeito esperado pelos aliados do DEM, de balançar as estruturas da base governista e construir uma onda pró-Neto. 


José Rocha

Republicanos deixa Neto e abraça Bruno 

A possibilidade real de o Republicanos não marchar na próxima eleição com o ex-prefeito ACM Neto não afastará o partido da gestão do prefeito Bruno Reis, em Salvador. Segundo informações obtidas com exclusividade pela coluna Vixe, muito antes de o cenário eleitoral se desenhar na Bahia, o partido já teria decidido que, independentemente das eleições deste ano, vai manter seu apoio incondicional ao prefeito na capital. 


Bruno Reis

Votos conservadores 

Para este ano, a legenda aposta nacionalmente no ministro João Roma para competir com Jaques Wagner (PT) e ACM Neto (DEM) ao Palácio de Ondina, criando no estado o palanque do presidente Bolsonaro e ganhando os votos dos conservadores e da direita. 

Movimentação no xadrez 

Ao observar essa movimentação, nota-se que ela joga uma luz sobre o futuro, numa movimentação no xadrez seríssima, pois pode mostrar uma independência do prefeito sobre seu mentor político. A leitura é que se ACM Neto perder a eleição para governador, ele pode querer tomar o lugar de Bruno e quem poderá salvar o prefeito é o próprio Republicanos. Aguardemos as cenas dos próximos capítulos. 


ACM Neto e Bruno Reis

Conversa animada 

Chamou a atenção dos convidados do casamento do apresentador Uziel Bueno com a vereadora Débora Santana o nível de entrosamento entre o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto, e o presidente do PRTB na Bahia, Celsinho Cotrim. No evento, quem observava a cena especulava sobre a pauta da conversa, que, certamente, passou pela possibilidade de o PRTB apoiar a candidatura de Neto na eleição de outubro.    


ACM Neto e Celsinho Cotrim 

Rui, Isidorio e Raimundo da Pesca

Informação chegada à coluna Vixe essa semana dá conta que o governador Rui Costa teria mandado o deputado federal Sargento Isidório filiar o também deputado Raimundo da Pesca no Avante. A estratégia seria tentar garantir a reeleição do parlamentar, que é filiado hoje ao PL e tem base eleitoral na região de Valença.


Raimundo da Pesca

A volta do caboclo 

O deputado federal Bacelar deve deixar no próximo mês a base do governo Rui Costa e apoiar a candidatura do ex-prefeito ACM Neto. Apesar de não confirmado oficialmente, o Podemos trabalha para ter a candidatura do ex-ministro Sergio Moro à presidência da República, o que inviabiliza o apoio do partido à candidatura do PT na Bahia. As conversas já estariam bastante adiantadas para o retorno do partido ao bloco liderado pelo DEM. Como diziam ontem na Praça Municipal: essa representa a volta do caboclo... 


Bacelar

Estratégia de convencimento 

A reunião realizada na semana passada entre o ex-prefeito ACM Neto, o deputado federal Elmar Nascimento e os presidentes do Republicanos, Marcos Pereira (nacional) e bispo Marcio Marinho (estadual), serviu para o democrata tentar convencer os dirigentes do partido a apoiar a sua candidatura ao governo baiano. No encontro, o ex-prefeito de Salvador falou da relação sólida que mantém com o partido na Bahia e do desejo de manter a aliança no estado, que segue firme desde 2012.


Marcos Pereira

Eu também quero 

A informação que se tem desse encontro é que Marinho teria externado também o interesse de marchar com o Neto, de preferência ocupando uma das vagas na chapa, seja para a vice ou para o Senado. Em paralelo a isso, tem a decisão de que o ministro da Cidadania, João Roma, vai mesmo lançar candidatura ao governo para defender o legado do presidente Jair Bolsonaro no estado. O detalhe é que Roma hoje é filiado ao Republicanos. Ou ele terá que deixar o partido para disputar pelo PL ou vai se lançar pela sigla ligada à Igreja Universal do Reino de Deus (IURD).


Márcio Marinho 

Baixa considerável 

A candidatura do ministro João Roma provoca uma baixa imediata no projeto do democrata ACM Neto ao governo baiano. O primeiro a deixar o barco do DEM é o PL, que hoje abriga o presidente Jair Bolsonaro. Dentro dessa mesma lógica, o PTB também está fora do projeto do Democratas baiano. Diante da probabilidade cada vez mais real de o ministro João Roma lançar a candidatura ao governo, outro partido que deve deixar o arco de alianças do ex-prefeito é o Republicanos. Ele já teria perdido o apoio do Solidariedade, que debandou para o lado do PT.


João Roma

Sinal de alerta 

A verdade é que mais que tente minimizar a situação, a articulação política do ex-prefeito já acendeu o sinal de alerta para as baixas que podem haver ao longo do processo eleitoral. Diante desse cenário (de perda de quatro importantes partidos), restará ao democrata redobrar os esforços para manter na sua base aliada o MDB, dos irmãos Lúcio e Geddel Vieira Lima. Se os emedebistas decidirem ir para a ala do PT, aí certamente a situação se complica. A conferir.


Lúcio Vieira Lima

Insatisfações na oposição 

Deputados que integram a bancada federal ligada ao ex-prefeito ACM Neto estariam insatisfeitos com articulações feitas por seu núcleo político. O que se comenta na base é que tem deputado mais preocupado em garantir a própria reeleição do que trabalhar pelo fortalecimento da candidatura do ex-prefeito ao governo. "Se Neto não assumir a dianteira disso ele e tomar providências, poderá ter desgastes nos próximos dias", como explicou um integrante do grupo. Foi além e disse que ACM Neto tem que ser rápido para apaziguar os ânimos e evitar a sangria do seu núcleo, o que pode acabar o contaminando a base. 

Jeito e voz de cantora, mas é desembargadora...

Na última sexta-feira, foi empossada a nova Mesa Diretora do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA). Além do presidente desembargador Nilson Soares Castelo Branco que tomou posse, o que chamou a atenção do público mais atento foi a voz da 1ª vice-presidente, Gardênia Pereira Duarte. Na cerimônia, ela cantou o Hino Nacional Brasileiro e impressionou os presentes. "Jeito, alma e voz de cantora, mas é desembargadora", comentou um convidado.


Humberto Martins

O primo do homem 

Outro fato que chamou a atenção do público presente na solenidade foi a descoberta de que o novo presidente do órgão máximo do Poder Judiciário da Bahia é primo do presidente do STJ, Humberto Martins. "Se não fosse o fato do desembargador ter comprovadamente notório saber jurídico e reputação ilibada, alguns poderiam dizer que houve nepotismo", disse um boca nervosa.

Fonte:MUITA INFORMAÇÃO
()
09
Fev/22

A UNIPEÇAS em novo endereço para melhor lhe servir em LEM


Estamos localizado na Avenida Kichiro Murata, sentido a BR 242, próximo a Praça dos Três Poderes


Segurança e conforto para o seu veículo




Setor de peças

A Unipeças Centro Automotivo já está funcionado em um novo endereço, agora em sua sede própria, loja mais ampla, climatizada, confortável, aconchegante, para seus clientes, amigos e funcionários. E com o ótimo atendimento de sempre.

Estamos localizado na Avenida Kichiro Murata, sentido a BR 242, próximo a Praça dos Três Poderes, no bairro Jardim Imperial, na cidade de LEM.


Oficina

Fazemos o alinhamento de seu veículo em tecnologia 3D, balanceamento local com equipamentos de última geração e dos mais diversos serviços como: Reparo de pneus, troca de lâmpadas externas, cristalização de para-brisas, troca de óleo, suspensão, injeção eletrônica. Trabalhamos com todas as marcas nacionais e importados e com peças originais.


Alinhamento


Lava-jato


Oficina


Alinhamento


Setor de peças

Contando com uma experiência de 18 anos no mercado de trabalho, a UNIPEÇAS - Centro Automotivo, em parceria com a Porto Seguro, trabalha com profissionais qualificados para melhor atendê-lo. 

Telefones: 77 3628-6988 ou 9.9969-1103 ou 99955-3815.

Fonte:Informe Publicitário
()
09
Fev/22

Farmácia PAGUE POUCO. A farmácia da família luiseduardense

Fonte:Publicidade
()
09
Fev/22

Conheça o Clube de Vantagens da Ancore

Ancore Clube de Vantagens é uma das maiores associações de proteção veicular, que busca levar até você os melhores serviços e benefícios.

Com a Ancore você protege seu veículo contra todo tipo de imprevisto!

♦Roubo/Furto;
♦Colisão;
♦Incêndio;
♦ Desastres naturais;
♦ Cobertura para terceiros;
♦Assistência 24 horas;
♦Carro reserva;
♦Sem perfil de motorista;
♦Sem consulta SPC/ Serasa;
♦ Cobertura para vidros e muito mais.

Tudo isso, seja seu veículo moto, carro, caminhonete ou caminhão!

Faça sua cotação online:
https://cotacao.ancorepv.com.br/?id=NrPOw2Dl

Iago Ivens
(77)99805-3561

Av. Salvador, n°630, sala 05, centro - Luis Eduardo Magalhães.

Fonte:Informe Publicitário
()
09
Fev/22

Recém aprovado pelo TSE, União Brasil já nasce como maior partido da Câmara

Por unanimidade, Corte eleitoral avaliza a fusão entre PSL e DEM. Novo partido torna-se o maior da Câmara, com 81 deputados

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou, ontem, o pedido de registro do estatuto e do programa partidário do União Brasil — fusão do PSL com o DEM. A nova legenda terá a maior bancada na Câmara e, consequentemente, a principal fatia dos fundos partidário e eleitoral.


A união foi aprovada por unanimidade, em ação relatada pelo ministro Edson Fachin. Ao votar, o magistrado afirmou ter verificado "o cumprimento de todos os requisitos necessários para a fusão de partidos políticos".

Segundo Fachin, entre os requisitos necessários para a fusão, estão contemplados a ata da convenção nacional conjunta, realizada em 6 de outubro do ano passado, e a aprovação do programa e do estatuto partidário.

O ministro também mencionou que já há o registro da pessoa jurídica do partido, assim como o nome, a sigla e o número da legenda. A defesa do partido apenas pediu que, já a partir de hoje, tenha acesso aos sistemas da Justiça Eleitoral. A solicitação foi aprovada.

Fachin foi seguido pelos ministros Luís Roberto Barroso, Alexandre de Moraes, Mauro Luiz Campbell Marques, Benedito Gonçalves, Sérgio Silveira Banhos e Carlos Bastide Horbach.

O PSL e o DEM têm, juntos, 81 cadeiras na Câmara, à frente do segundo colocado, o PT, que soma 53. O União Brasil ainda contará com quase R$ 800 milhões de fundo eleitoral para distribuir aos seus candidatos.

A tendência, no entanto, é de que entre 20 e 30 deputados bolsonaristas do PSL deixem a legenda. Eles devem seguir o presidente Jair Bolsonaro e se filiar ao PL. O chefe do Executivo se elegeu pelo então nanico PSL, em 2018, mas saiu no ano seguinte.

O líder do DEM na Câmara, Efraim Filho (PB), comemorou, nas redes sociais, o resultado do TSE. "O União Brasil nasce comprometido com o sentimento da maioria dos brasileiros, que não quer a divisão. Entre as nossas bandeiras, estão o apoio ao empreendedorismo e a geração de empregos. Vamos unir o Brasil pelo diálogo", pregou.

Fonte:Correio Braziliense
()
09
Fev/22

Câmara de vereadores de Barreiras realiza sessão solene de abertura dos trabalhos 2022

A abertura dos trabalhos do Legislativo Barreirense aconteceu na noite desta terça-feira (08), no plenário Dr. Aroldo Cavalcante. A sessão teve caráter solene e foi prestigiada pelos integrantes da Mesa Diretora, demais vereadores, autoridades políticas, religiosas e militares, além de representantes de organizações sociais, imprensa e pessoas da comunidade. A Banda 26 de Maio abrilhantou o evento com a execução dos hinos nacional e do município.

O presidente Otoniel Teixeira (PSD) e os demais integrantes da Câmara Municipal recepcionaram o prefeito Zito Barbosa e o vice-prefeito Emerson Cardoso, assim como secretários municipais, assessores e políticos.

Na ocasião, o Chefe do Executivo fez a leitura da mensagem governamental para os 19 vereadores de Barreiras, em cujo teor destacou diferentes índices e premiações mediante os quais a cidade passou a ser reconhecida, em todo Brasil, como referência quando o assunto diz respeito à gestão pública; e exemplificou com os títulos “Excelência de Gestão” (FIRJAN) e “Prêmio Band Cidades”, este último classificou Barreiras em 1º lugar, na Bahia, por sua eficiência fiscal e transparência.

Valendo-se da cronologia de 5 anos como prefeito de Barreiras, Zito Barbosa também atribuiu os resultados satisfatórios desse período à relação coesa com os vereadores da base do governo. “Estou muito feliz nesta noite e faço questão de compartilhar com todos vocês esse sentimento de alegria, porque ele tem origem naquilo que me motiva a ter orgulho de ser prefeito dessa cidade, que hoje é referência de gestão em todo o Brasil”, disse o prefeito, com entusiasmo.

Para ampliar o escopo desse entusiasmo, o Chefe do Executivo lançou a seguinte pergunta: “Qual prefeito que não se sentiria alegre e feliz tendo, ao seu lado, vereadores e vereadoras que somam esforços para ver a cidade trilhar o caminho do desenvolvimento?” E logo respondeu, em tom assertivo, que os edis deram exemplos claros e inequívocos, o que se evidencia com a devolução de parte do duodécimo [quantia de R$2.457.783,30] e a confirmação de que este recurso será utilizado na construção de uma obra estrutural ligando o centro da cidade aos bairros da região de Barreirinhas.

Já o presidente Otoniel Teixeira, em seu pronunciamento, destacou o significado e a importância do Poder Legislativo, apontando a elaboração de leis e projetos voltados para o desenvolvimento da cidade. Ao também mencionar a devolução de parte do duodécimo, ele considerou se tratar de um feito conjunto da sua gestão voltada para a economia. “Fiz uma escolha na condição de presidente, junto com a atual Mesa Diretora, no sentido de reduzir gastos do Legislativo, mas somente aqueles gastos que podiam ser reduzidos”. Explicou que a indicação da obra estrutural acatada pelo Executivo foi de comum acordo com os vereadores governistas para contribuir, efetivamente, com o arrojado projeto da cidade do futuro.

O presidente Otoniel também surpreendeu a todos ao quebrar o protocolo da solenidade e realizar uma nova devolução à Prefeitura Municipal. Desta vez, o objeto dessa devolução foram seis veículos que pertencem à frota oficial da Câmara. Além disso, um outro anúncio feito pelo presidente do Legislativo enfatizou o resultado preliminar de uma pesquisa acerca da atuação do Legislativo Barreirense, na qual consta – dentre outros índices – a aprovação positiva do Legislativo para 52% da população.

Fonte:Ascom CMB
()
09
Fev/22

Roma rifado? Bolsonaro não descarta estar no palanque de ACM Neto na Bahia

O cenário de Bolsonaro foi dito pelo filho do presidente, o senador Flávio Bolsonaro, em entrevista nesta quarta-feira



O palanque de Jair Bolsonaro (PL) na Bahia não está fechado e, pelo chefe do Planalto, subir no palanque do ex-prefeito ACM Neto (UB) não será um problema. Esses foram alguns dos cenários traçados pelo filho do presidente, o senador Flávio Bolsonaro, em entrevista na manhã desta quarta-feira (9).

De acordo com o congressista, Bolsonaro não descarta ter vinculação com o grupo netista em detrimento a João Roma (Republicanos). Ele explicou que existem tratativas nacionais de Bolsonaro, o PL e o União Brasil para comporem uma possível coligação e os casos regionais entrariam na mesa de negociação. “A Bahia é ponto sensível para que esse casamento possa acontecer”, disse.

“O ACM Neto que não quer a presença do Bolsonaro na Bahia, pois ele acha que o Bolsonaro puxa ele para baixo. Eu não vejo dessa forma. Vai ser polarizada. Nos Estados onde acontecem isso, uma pessoa que tem ali, que não tem uma viés de esquerda, e fica ali em cima do muro, a tendência é que surjam alternativas ao nome dele. Foi assim que surgiu o João Roma na Bahia: foi para o governo, para um ministério importantíssimo, e nas pesquisas que estamos fazendo ele tem subido nas pesquisas, lento, mas progressiva”, comentou Flávio na Brado Rádio.

O filho do presidente fez questão ainda de enfatizar: “Na Bahia tudo é possível, mas o impasse é ACM Neto, pois tem essa percepção. Vamos respeitar. Mas é possibilidade também que o partido de ACM Neto possa tá na coligação conosco e nós tenhámos que abrir mão de alguns projetos importantes em alguns lugares, não digo que é o caso da Bahia, mas pode acontecer. O impasse na Bahia é por ACM Neto e não por Bolsonaro”.

A declaração de Flávio coloca em xeque o nome de Roma como porta estandarte do bolsonarismo no Estado. Pela briga do ministro com Neto, fica muito difícil uma composição que poderia, por exemplo, levar o ex-chefe de gabinete da prefeitura de Salvador para a cadeira de senador na chapa.

Outro ponto que é um impasse: o discurso netista de não nacionalizar o pleito e, no Estado, ter um palanque aberto quando o assunto for presidência da República.

Fonte:BNEWS
()
09
Fev/22

Faroeste: Em UTI por Covid-19, juiz não é intimado e PAD não é julgado no TJ-BA

Um processo administrativo disciplinar contra o juiz aposentado Sérgio Humberto de Quadros não pôde ser julgado na manhã desta quarta-feira (9), na sessão plenária do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), por falta de intimação do investigado. Segundo o advogado do magistrado, Eliel Cerqueira, Sérgio Humberto ficou internado na UTI do Hospital Aliança até a última segunda-feira (7) e foi transferido para um apartamento nos últimos dias. 

Com isso, o oficial de Justiça não conseguiu intimar o magistrado investigado na Operação Faroeste. Sérgio Humberto se recusou a vacinar contra Covid-19 no Batalhão de Lauro de Freitas, onde estava custodiado por decisão do ministro Og Fernandes, do Superior Tribunal de Justiça (STJ). A população carcerára teve prioridade para ser vacinada contra o coronavírus. Para o advogado, não haveria como manter o julgamento do processo por falta de intimação pessoal do juiz.

Sérgio Humberto foi aposentado compulsoriamente pelo TJ-BA em dezembro de 2021, por fatos relacionados à investigação da Operação Faroeste. A aposentadoria é uma sanção administrativa pelas faltas funcionais do magistrado. Os crimes estão sendo investigados pelo Ministério Público Federal (MPF) e sendo julgados pelo STJ. 

O relator do processo administrativo disciplinar, desembargador Júlio Travessa, reclamou que já havia pedido pauta para o julgamento do caso no dia 17 de dezembro, e que o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) tem cobrado a finalização do caso no âmbito do TJ-BA. Diante da questão suscitada pela defesa de Sérgio Humberto, o presidente do TJ, desembargador Nilson Castelo Branco colocou em votação se o pleno levaria o julgamento adiante ou não. Com receios de ocorrer eventuais nulidades futuramente por falta de intimação pessoal, 19 desembargadores votaram pelo adiamento do caso. 

Para o relator, não há nulidade na falta de intimação pessoal do réu, já que a defesa técnica estava presente na sessão. Ainda salientou decisões do Superior do Tribunal de Justiça, em matéria penal, que entendem que não há risco de nulidade por falta de intimação pessoal. Com o adiamento do julgamento, o relator pediu ao presidente do TJ uma certidão de inteiro teor para comprovar ao CNJ que tentou pautar a questão. Além disso, pediu prioridade de julgamento na próxima sessão plenária  administrativa. Em algumas falas, os desembargadores que votaram pelo adiamento, manifestaram preocupação com a anulação e que era uma “questão humanitária”, tendo em vista que o juiz investigado está com Covid-19.

Fonte:Bahia Notícias
()
09
Fev/22

LEM tem a TERRA BAHIA COMERCIAL. Distribuidora AIZI Implementos

Rodotrem, Bitrem e demais implementos rodoviários




"PULVERIZADORES FUTURJET"


Rua 23 de Outubro, 71 - Jardim Paraiso Fase I - Luis Eduardo Magalhães. Fone: 77 9.9810.4068

Fonte:Informe Publicitário
()
09
Fev/22

Buscando uma alimentação saudável? Agora em LEM você encontra o Frango Caipira do Sítio do Sol

Fonte:Publicidade
()
09
Fev/22

INFORMATIVO VIDA FARMA

Fonte:Publicidade
()
09
Fev/22

Colisão entre moto e carro deixa mulher ferida em LEM

Na tarde desta quarta-feira, 9, por volta das 15h20, ocorreu uma colisão entre um carro e uma no bairro Santa Cruz, em LEM, deixando a motociclista ferida. Segundo informações, os dois veículos seguiam no mesmo sentido, quando a condutora da moto teria ido a esquerda, na tentativa de se desviar de um buraco na rua, quando foi atingida pelo carro não identificado.

O condutor do carro nada sofreu e a moto havia sido levada do local. A motociclista acabou tendo fratura e foi socorrida por uma equipe do SAMU no local e encaminhada para a UPA.

Fonte:Da redação do Blog do Sigi Vilares
()
09
Fev/22

Polícia Civil realiza procedimentos por meio digital em todo estado

A Polícia Civil da Bahia realiza diariamente milhares de procedimentos relacionados a ocorrências de natureza policial, dentre as várias tipificações delituosas, com seus diversos atos, a exemplo de depoimentos, solicitação de mandados de prisão e de busca e apreensão. 
 
Essas são algumas das ações que desde novembro de 2021, quando foi totalmente implantado o sistema de Procedimentos Policiais Eletrônicos (PPE), dispensaram os meios físicos e atualmente ocorrem de modo digital. A Polícia Civil da Bahia iniciou o ano de 2022 ocupando o primeiro lugar em relação aos 10 estados que utilizam o sistema, nas confecções de Boletins de Ocorrências e outros procedimentos.
 
O PPE, do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp), foi implantado nas unidades da Polícia Civil da Bahia em etapas, ao longo dos quatro meses, com treinamento direto de servidores em todas as regiões. O inquérito totalmente digital, desde o registro da ocorrência, é um dos avanços proporcionados pelo PPE, que também oferece acesso às ocorrências policiais de todos os estados, celeridade na confecção de peças procedimentais, georreferenciamento das ocorrências, produção estatística automatizada, além da transparência nos procedimentos.
 
A delegada-geral Heloísa Campos de Brito comemora o avanço para a Instituição e a sociedade. “Trata-se de um marco histórico no processo de modernização da Polícia Civil. Tivemos um tempo recorde de implantação proporcionando mais celeridade nos procedimentos e outros benefícios para as atividades nas nossas unidades, refletindo diretamente na melhoria dos atendimentos ao nosso público”, destacou.
 
Já o Sistema de Informação e Gestão Integrada Policial (Sigip), utilizado antes do PPE, foi bloqueado para registros, à medida que ia sendo implantado o novo sistema. O bloqueio do Sigip foi concluído em 26 de novembro do ano passado. Atualmente ele funciona apenas para consulta de ocorrências-legado. Além disso, continua sendo utilizado para procedimentos administrativos disciplinares, na modalidade correcional.
Fonte:Ascom l PC
()
09
Fev/22

Serviços eleitorais virtuais do TRE serão oferecidos em toda Bahia

Atendimento virtual pode ser acessado no site oficial ou pelo telefone pelo número (71) 3373-7000, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

Os serviços do Núcleo de Atendimento Virtual ao Leitor (NAVE), do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), serão ampliados a partir de quinta-feira (10) para todos os baianos. A ferramenta, que estava disponível para moradores de Salvador e região metropolitana desde agosto de 2021, passa a ser disponibilizada a todos os 417 municípios do estado.

O atendimento virtual do TRE pode ser acessado no site oficial ou pelo telefone (71) 3373-7000, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. O serviço conta com uma atendente virtual e pode também ser acessado pelo Telegram (@maiatrebot).

Criado para dar suporte às zonas eleitorais, o NAVE acumula 20.155 atendimentos desde que foi criado, em agosto de 2021. O serviço auxilia o público no pagamento de débitos eleitorais e na emissão de certidões disponíveis no cadastro eleitoral. 

Por meio do sistema é possível também solicitar a regularização do título de eleitor e alterar o cadastro eleitoral, serviço que deve ser executado até 4 de maio. Os serviços serão suspensos em 5 de maio, 150 dias antes do pleito, como é previsto em lei.

Além disso, o NAVE auxilia no preenchimento do Título Net, sistemas e formulários disponíveis no site do TRE-BA. Também será possível fazer consultas processuais e receber orientações sobre a utilização do e-Título.

O NAVE conta com 26 atendentes (distribuídos em dois turnos de trabalho). Eleitores com deficiência auditiva contarão com atendimento especializado, realizado por funcionários com conhecimento em Língua Brasileira de Sinais (Libras) através de videoconferência.

Nesta quarta-feira (10), o presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), o desembargador Roberto Maynard Frank, se reuniu com a imprensa para anunciar as novidades do atendimento virtual e alertar sobre o fechamento do Cadastro Eleitoral e a suspensão da Coleta Biométrica.

“Convido todos a acionarem o TRE da Bahia. Hoje não é necessário se deslocar, gastar com transporte público e se dirigir a uma zona eleitoral ou a sede deste tribunal”, disse o presidente do TRE-BA.
As eleições de 2022 estão agendadas para 2 de outubro e terão cinco cargos em disputa: presidente, governador, senador, deputados federais e deputados estaduais.

Veja os serviços disponíveis no NAVE:

  • Regularização cadastral;
  • Troca de nome se o eleitor casou e fez alteração;
  • Emissão de certidões disponíveis no cadastro eleitoral;
  • Auxílio no preenchimento do Título Net e demais sistemas e formulários encontrados no site do TRE-BA;
  • Consulta processual;
  • Fornecimento de dados cadastrais ao próprio eleitor;
  • Orientação sobre a utilização do aplicativo do e-Título;
  • Atendimento aos advogados, jurisdicionados e prestadores de serviço;
  • Dúvidas das mais diversas, além de prestar informações acerca da convocação de mesários, dentre outros serviço;
  • Pagamento de multas, com cartão de crédito ou, até mesmo, Pix.
Fonte:G1
()
09
Fev/22

Embasa investe na ampliação do acesso a água tratada na zona rural de Cristópolis

Em reta final de execução, a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) vem trabalhando para levar água tratada para a localidade de Mata do Cedro, na zona rural de Cristópolis. A empresa está investindo cerca de R$ 500 mil para expansão da rede distribuidora, beneficiando, ao final do empreendimento, 237 famílias. Para chegar água tratada para os moradores, será necessário implantar 7.426 mil metros de tubulação que vão transportar água do reservatório elevado na sede de Cristópolis até os domicílios que passarão a ser atendidos com abastecimento pela Embasa.  

Para o prefeito de Cristópolis, Gilson Nascimento, a população está ansiosa pelo início da operação do fornecimento de água. “Esta parceria com a Embasa vai melhorar a qualidade de vida e a saúde destas famílias. Ampliar o atendimento na zona rural vem sendo uma das nossas atuações junto à Embasa e ao Governo do Estado”, reforça. No ano passado, a Embasa estendeu cerca de sete mil metros de rede distribuidora de água pra atender os moradores da localidade de Cerquinha, também em Cristópolis. Para concluir esta obra, o investimento foi de cerca de R$ 145 mil, passando a beneficiar 131 famílias.

O gerente da Embasa em Cristópolis, Reinilson Batista, explica que as extensões de rede com água tratada e de qualidade só foi possível, graças à operação do sistema integrado de abastecimento, que capta e trata a água no rio Grande, na localidade de Jupaguá, e percorre 72 quilômetros de rede adutora até chegar nos municípios de Angical, Cotegipe e Cristópolis. Deste sistema, a Embasa também abastece com água tratada as localidades de Araguaia, Aricobé, Brejo das Missões, Lontra, Missões de Aricobé, Riachão, Santa Maria e Tira Pó, no município de Angical; Cantinho, Santa Rosa e a sede de Cristópolis, e Reforma São Francisco de Assis, em Cotegipe.

Fonte:Assessoria de Comunicação da Embasa Unidade Regional de Barreiras (UNB)
()
09
Fev/22

Promoção relâmpago na ZANINI



Fonte:Publicidade
()
09
Fev/22

Grupo é detido por suspeita de furtar combustível em Luís Eduardo Magalhães

A GCM localizou os homens após denúncia anônima. Um deles é empresário, apontado como receptador da carga.

O motorista de uma carreta e outras quatro pessoas foram detidas por agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) em Luís Eduardo Magalhães, no oeste da Bahia, por suspeita de envolvimento com furto de combustível. A ação aconteceu na terça-feira (8), após uma denúncia anônima.

Os agentes flagraram o motorista em um trecho da BR-242, na entrada da cidade, enquanto ele fazia a transferência de óleo diesel de uma carreta de uma empresa privada para galões.

Na abordagem, ele disse que já havia transferido cerca de 700 litros antes de ser flagrado e revelou ter e levado os galões para outra caminhonete.

De acordo com a polícia local, o homem disse em depoimento que essa foi a quinta vez que ele cometeu o mesmo crime, e que já tinha pessoas certas para comprar o material furtado, entre elas um empresário da região que atua no ramo de vidraçaria. Ele estava com o motorista pronto para receber o material quando foi abordado.

Ao todo, os cinco suspeitos foram encaminhados à delegacia e devem prestar depoimento nesta quarta-feira (9). A Polícia Civil de Luís Eduardo Magalhães segue com as investigações, para identificar se mais pessoas estão envolvidas no esquema.

Fonte:G1
()
09
Fev/22

Desconto de 20% no IPVA termina nesta quinta

O desconto de 20% para pagamento do IPVA em cota única vale até esta quinta-feira (10). Em ritmo de contagem regressiva, é importante prestar atenção aos horários para não perder a oportunidade. Pagamentos em caixa eletrônico, internet banking e aplicativo podem ser feitos até as 21h. Já os guichês das agências bancárias funcionam até as 16h. As instituições credenciadas para receber o pagamento do IPVA 2022 são o Banco do Brasil, o Bradesco e o Sicoob.

É necessário informar o número do Renavam para ter acesso ao valor devido e fazer o pagamento. Dentro do prazo estabelecido para a cota única, o desconto no valor do imposto é concedido de forma automática. Mais informações estão disponíveis no www.sefaz.ba.gov.br ou via 0800 071 0071 e [email protected].

Os números mostram que os baianos estão reconhecendo a vantagem do desconto inédito, que é o dobro dos 10% oferecidos nos anos anteriores, e vêm quitando como nunca antes o imposto em cota única. Até agora, já são 220,2 mil pagamentos registrados, volume 77% maior que no mesmo período do ano passado.

Outras possibilidades

Se não fizer o pagamento com 20% de desconto, o contribuinte baiano ainda dispõe este ano de outras condições atraentes à sua escolha. Ainda é possível fazer a quitação integral com um bom abatimento, desta vez de 10%, na data da primeira cota do parcelamento, que varia de acordo com o número final da placa do veículo. Este desconto também é o dobro dos 5% habitualmente concedidos nesta fase em anos anteriores.

Em 2022 é possível ainda parcelar o imposto em cinco vezes a partir de março, enquanto nos exercícios anteriores o prazo era de três vezes. De acordo com o diretor de arrecadação da Sefaz-Ba, para parcelar o imposto os proprietários de veículos só precisam observar a data de vencimento da primeira cota na tabela, de acordo com o número final da placa, e pagar o valor estipulado para cada parcela no prazo estabelecido. É preciso, para fazer jus ao parcelamento, que o valor devido seja de no mínimo R$ 120,00. O proprietário que perder o prazo da primeira cota deixa de ter direito ao parcelamento em cinco vezes.

Segundo o diretor de veículos do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-Ba), Lucas Machado, o percentual maior de desconto oferecido pelo Governo do Estado para quitação do IPVA tem se mostrado bastante atrativo, considerando o número expressivo de proprietários de veículos que já realizou o pagamento antes mesmo da data. Machado ressalta, no entanto, que o licenciamento completo do veículo engloba outros itens além do IPVA. “Para a regularização do seu carro é necessário quitar débitos do licenciamento anual e multas, se houver. O prazo para ficar em dia com a documentação do veículo termina na data do vencimento da quinta parcela do imposto. É só conferir o cronograma de pagamento no site da Sefaz ou no do Detran-Ba: www.detran.ba.gov.br”, salienta.

Fonte:Bahia Notícias
()
09
Fev/22

Integrante de facção criminosa e homicida morre em confronto com a CIPE CERRADO em LEM

Na manhã de hoje, quarta-feira, 9, por volta das 7h, a CIPE CERRADO confrontou um homicida com arma de fogo de uma empresa de segurança que havia sido furtada, no bairro Santa Cruz, em Luís Eduardo Magalhães.

A guarnição, recebeu a informação de que um homem, havia comprado a referida arma de fogo de outro indivíduo e que mais tarde, teria atentado contra a vida de quem vendeu, sendo mal sucedido o intento e em seguida, o acusado estava se preparando para fugir da cidade.

Houve as buscas, no intuito de prender o acusado e recuperar o material furtado, porém, ao chegar na rua Jacobina, ao tentar realizar a abordagem, os policiais foram recebidos com disparos de arma de fogo, havendo o revide da injusta agressão.

O indivíduo foi socorrido para a UPA ainda com sinais vitais, sendo posteriormente atestado o óbito pela médica plantonista.

Da acordo com informações policiais, o mesmo é integrante de uma facção criminosa, além de atuar no tráfico de drogas, seria responsável por diversos homicídios, além da tentativa da noite de ontem. A arma recuperada foi apresentada no DISEP onde foram realizados os procedimentos legais.

Fonte:Redação do Blog do Sigi Vilares/CIPE CERRADO
()
09
Fev/22

Carnaval de Ofertas da JAÚ!



Fonte:Publicidade
()
09
Fev/22

Hoje tem a "Noite do Camarão" no Big Steakhouse!

Fonte:Publicidade
()
09
Fev/22

Em LEM coma a vontade na Churrascaria Mimoso por apenas R$ 25

Fonte:Publicidade
()
09
Fev/22

Sábado tem café da manhã STIHL na KASAMAR. Você é o nosso convidado

Fonte:Publicidade
()
09
Fev/22

Novas ofertas da KASAMAR para você economizar em 2022


Fonte:Publicidade
()
09
Fev/22

Pesquisa revela aumento de transtornos psiquiátricos após covid-19

Estudo da USP avaliou 425 adultos de seis a nove meses após a alta

Um estudo feito pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) mostrou que pessoas que tiveram covid-19 de forma moderada ou grave passaram a registrar maior incidência de transtornos psiquiátricos após a contaminação. O artigo sobre a pesquisa foi publicado na revista científica General Hospital Psychiatry. 

Foram avaliados 425 adultos, depois de seis a nove meses da alta hospitalar por causa da covid-19. Todos foram pacientes internados no Hospital das Clínicas da USP por pelo menos 24 horas, entre março e setembro de 2020. Aqueles que precisaram de tratamento em unidade de terapia intensiva (UTI) foram considerados casos graves e os demais, moderados. Os pacientes foram submetidos a entrevista psiquiátrica estruturada, testes psicométricos e bateria cognitiva.

De acordo com o estudo, a prevalência de transtorno mental comum neste grupo de pacientes pós-covid foi 32,2%, maior do que o relatado na população geral brasileira (26,8%). Quanto ao diagnóstico de depressão, houve prevalência de 8%, superior ao da população geral brasileira (em torno de 4% e 5%). Transtornos de ansiedade generalizada estavam presentes em 14,1%, resultado também superior à prevalência na população geral brasileira (9,9%).

Segundo a pesquisa, os resultados psiquiátricos não foram associados a nenhuma variável clínica relacionada à gravidade da doença em fase aguda, ou seja, não foram mais preponderantes naqueles pacientes que apresentaram grau de inflamação maior, por exemplo.

Fonte:Agência Brasil
()