Destaques
publicidade
classificados
+ ver todos
  Buscar Notícias
  Curta nossa pagína
  Publicidades
notícias
23
Abr/24

Curso de formação gratuita em permacultura está com pré-inscrições abertas com apoio da UFOB

O Curso de Planejamento em Permacultura (CPP) está com pré-inscrições abertas para formação de multiplicadores da Permacultura. A atividade é uma ação gratuita da Rede NEPerma Brasil, com o apoio do Grupo de Pesquisa da UFOB em Educação Geográfica, Diálogos de Saberes e Cerrados e do Grupo do Programa de Extensão da UFOB Laboratório de Vivência e Experiência Pedagógica em Sistemas Agroflorestais Sintrópicos e Pesquisa Participante (LVESAF).

O curso é uma parceria com a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), por meio do Sete Cascas - Núcleo de Permacultura, do Grupo de Pesquisas em Educação e Saúde da Terra e suas Comunidades e do GEPECORES - Grupo de estudos e pesquisas em Ecologia Conservação, Restauração e Sustentabilidade, do Departamento de Ciências Exatas e Naturais da UESB Itapetinga-BA. 

A carga horária do curso será de 72h, com realização das atividades no Campus Reitor Edgard Santos, em Barreiras, entre os dias 16 e 24 de agosto.

Para se inscrever, basta acessar o formulário até o dia 2 de maio e aguardar a efetivação da inscrição, que será feita a partir da disponibilidade de vagas.

Professores e Servidores Técnicos de Apoio ao Ensino, vinculados a Instituições Públicas de Ensino Superior e de Nível Técnico, Professores vinculados ao Ensino Fundamental e Médio podem se inscrever. O curso terá cotas de vagas para professores de comunidades indígenas e oriundos de povos e comunidades tradicionais e para agricultores familiares.

Sobre a Permacultura

Permacultura é uma expressão originada do inglês “Permanent Agriculture” e foi criada por Bill Mollison e David Holmgren na década de 70 do século passado. Ao longo dos anos ela passou a ser compreendida como “Cultura Permanente”, pois passou a abranger uma ampla gama de conhecimentos oriundos de diversas áreas científicas, indo muito além da agricultura. Nos dias atuais, a permacultura transpassa desde da compreensão da ecologia, da leitura da paisagem, do reconhecimento de padrões naturais, do uso de energias e do bem manejar os recursos naturais, com o intuito de planejar e criar ambientes humanos sustentáveis e produtivos em equilíbrio e harmonia com a natureza

Fonte:Ascom UFOB
()
23
Abr/24

Motocicleta é recuperada por guarnição do 4º Pelotão/Baianópolis



Na noite de ontem, segunda-feira, 22, por volta das 19h30min, durante patrulhamento tático no povoado de Tábua, zona rural de Baianópolis, uma guarnição do 4º Pelotão da 83ª CIPM, avistou às margens da rodovia uma motocicleta de marca Honda, tipo CG 125KS de cor preta, abandonada.

Ao realizar a consulta, foi detectado que o veículo havia restrição de roubo. De imediato, foram feitas buscas no perímetro para tentar localizar o possível delinquente que estaria sob a posse da motocicleta, porém sem êxito.

A mesma foi levada para a delegacia de polícia civil da cidade, para que fossem tomadas todas as medidas administrativas cabíveis e o veículo possa retornar para o seu legítimo proprietário.

Fonte:ASCOM/83ª CIPM
()
23
Abr/24

PM apreende moto com indícios de furto/roubo em Bom Jesus da Lapa

Ontem, segunda-feira, 22, a PM apreendeu uma moto Honda/CG 125 Titan, azul, placa JJT8869, com indícios de restrição de furto/roubo em Bom Jes da Lapa.

Durante a realização do policiamento ostensivo, a 38ªCIPM, realizaram a verificação de um veículo no qual foi constatado que a numeração do motor correspondia a outro veículo. Em seguida, o veículo e o condutor foram apresentados na delegacia de polícia civil para fins de confecção da ocorrência.

Fonte:Ascom 38ª CIPM
()
23
Abr/24

Ecoescola leva conscientização ambiental para os estudantes da Escola Municipal Amélio Gatto

Estudantes do 1º ao 5º ano da Escola Municipal Amélio Gatto, em Luís Eduardo Magalhães, estão tendo a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre as ações que contribuem para a preservação do meio ambiente. Eles fazem parte do projeto Ecoescola, iniciativa da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Sustentabilidade, que tem como um dos objetivos tornar a escola mais sustentável, através da educação ambiental.

As ações na escola iniciaram no dia 05 de abril com palestras e atividades práticas sobre a separação correta dos resíduos sólidos. Os profissionais também explicam para os estudantes o funcionamento dos três ecopontos instalados no município, locais adequados para o descarte regular desses resíduos. O primeiro ciclo de atividades do projeto será realizado até setembro.

Fonte:SECOM, prefeitura de LEM
()
23
Abr/24

CCJ do Senado pauta castração química para estuprador em alternativa à prisão

Está na pauta desta quarta-feira (24) da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado uma proposta polêmica. Os senadores podem votar um projeto de lei que propõe castração química como alternativa à prisão para estupradores. A proposta de autoria do senador Styvenson Valentim (Podemos-RN), relatada por Angelo Coronel (PSD-BA), tramita em caráter terminativo – isto é, vai direto para a Câmara se passar na CCJ, sem precisar passar pelo plenário. As proposições desse tipo, porém, lidam com um histórico de derrotas no Congresso.

O texto propõe que a castração química seja ofertada a estupradores reincidentes como opção para aqueles que não desejam a pena de reclusão, que pode variar de seis a 30 anos dependendo dos agravantes. “Existem muitos comentários que quando o estuprador é preso, ele é estuprado na própria cadeia, isso quando não é morto. Nesse caso, eu acho que ele vai pensar duas vezes”, justifica o relator.

Em sua análise, Angelo Coronel reconhece o tema como “polêmico”, mas acredita não haver “vícios de juridicidade e regimentalidade”. O senador argumenta ainda que não há inconstitucionalidade na matéria pelo fato de a adesão ao tratamento hormonal de castração ser voluntária e por se tratar de uma “medida alternativa”, e não uma “punição”.

Fonte:Congresso em Foco
()
23
Abr/24

LEM: 1.300 famílias foram acompanhadas em mutirão de pesagem do Bolsa Família

A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, através da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou na manhã desta terça-feira (23), o balanço do mutirão de pesagem do Bolsa Família realizado no último sábado (20).

Ao todo, 1.300 famílias foram acompanhadas nas unidades de saúde da zona urbana da cidade, e nos centros de convivência e fortalecimento de vínculos dos bairros Sol do Cerrado e Vista Alegre.

A pesagem é obrigatória para manutenção do benefício e deve ser realizada duas vezes ao ano.

Fonte:SECOM, prefeitura de LEM
()
23
Abr/24

Não tenha medo do Leão - Declare seu imposto de renda com a CONTEM

Fonte:Publicidade
()
23
Abr/24

Solicitação de Comparecimento

Atenção senhor Lucivaldo Torres da Silva

Moinho de Trigo Mercosul Ltda solicita o comparecimento do Senhor Lucivaldo Torres da Silva, portador da CTPS n° 82303 série 519, ao estabelecimento desta Empresa, no prazo de 48 horas, para tratar de assuntos de seu interesse.

Luís Eduardo Magalhães/BA, 23 de Abril de 2024

Fonte:RH - Moinho de Trigo Mercosul Ltda
()
23
Abr/24

PM cumpre mandado de prisão em Bom Jesus da Lapa

No final da tarde de ontem, segunda-feira, 22, por volta das 17h10, a 38ª CIPM, realizou a prisão de um indivíduo com mandado de prisão em aberto, em Bom Jesus da Lapa.

O réu responde pelo crime de estupro em Brasília, foi localizado e identificado atraves de documento (RG) e recebeu voz de prisão, sendo conduzido até a delegacia de Polícia Civil, para encaminhamento ao sistema carcerário do DF.

Fonte:ASCOM-38ª CIPM
()
23
Abr/24

Amanhã tem a "Noite do Camarão" no BIG STEAKHOUSE

Fonte:Publicidade
()
23
Abr/24

Confeitaria LEM - Há 17 anos servindo bem e com qualidade superior

A Confeitaria LEM é uma empresa fundada em 2005 e há 17 anos demonstra amor pelos seus clientes, através do sabor. São diversos tipos de bolos personalizados, salgados, doces, ovos de Páscoa e servimos um delicioso café da manhã. A Confeitaria LEM trabalha com o melhor Coffe Break da cidade deixando o evento da sua empresa ainda mais prazeroso.



Na Confeitaria LEM, contamos com um ambiente amplo, climatizado e temos um espaço aconchegante para você confraternizar com os seus amigos e empresa. Estamos nas plataformas de aplicativos Ifood, Vokerê, Tonolucro, Catalogo Delivery e Mais Delivery.

Estamos localizados na Rua Castro Alves, número 1249, no centro de Luís Eduardo Magalhães.

  • Horario de atendimento segunda a sabado
    Das 07:30 as 19:00.

Telefones (77) 9 9919 9619 ou (77) 9 9815 6031

Fonte:Informe Publicitário
()
23
Abr/24

EMBASA informa: Vai faltar água hoje em alguns bairros de LEM

Confira se o seu bairro está na lista

Fonte:EMBASA
()
23
Abr/24

Duas ofertas de seminovos pra você na TOPVEL Veículos; confira!

Nivus Highline 1.0 TSI
2021//2021
42.000 KM
R$ 113.900

HR-V EXL 1.8 AT
2020
R$ 113.900

TOPVEL Veículos: Av. Barão do Rio Branco, 433 - Vila Rica, Barreiras - BA, 47813-010 - Telefone: 0800 944 1101/ 77 9.8835-1430

Fonte:Blog do Sigi Vilares/Classificados
()
23
Abr/24

Tem promoção na Center Vidros

Fonte:Publicidade
()
23
Abr/24

Ofertas especiais do Grupo Marabá pra você economizar; confira!!!

9feee472-1a1b-4d6a-b491-16a23781b97a e1e351e7-7c84-4f9a-af81-2631c2976695 a7e1d0de-4c82-40f2-9381-be2701d86c21 c16e6856-9f9e-4c31-b1fc-dcb0ce23ee7b

Fonte:Publicidade
()
23
Abr/24

PM apreende simulacro arma de fogo em Santa Maria da Vitória

No final da tarde de sábado, 20, por volta das 17h10, uma guarnição do PETO recebeu informações sobre uma ocorrência de ameaça por arma de fogo na localidade de Pau de Colher, zona rural de Santa Maria da Vitória.

Ao chegar ao local, a guarnição avistou o suspeito, que ao perceber a presença policial, empreendeu fuga, dispensando alguns objetos, incluindo um simulacro de arma de fogo e uma faca tipo peixeira.

Em seguida, o indivíduo de 52 anos foi detido e conduzido à delegacia, com os materiais envolvidos, para as providências legais.

Fonte:Ascom 30ª CIPM
()
23
Abr/24

Barreiras: Indivíduo foi morto em intervenção policial no bairro Santo Antônio

No início da tarde de ontem, segunda-feira, 22, ocorreu uma morte por intervenção policial no bairro Santo Antônio, em Barreiras. A Rondesp Oeste atuou na ação, não há mais detalhes do ocorrido. O indivíduo não identificado, morto em auto de resistência, foi encaminhado para o IML.

Uma arma de fogo, tipo revólver calibre 38, foi apreendida e encaminhada para a delegacia de polícia.

Fonte:Blog do Sigi Vilares, com informações da Rondesp Oeste
()
23
Abr/24

Aiba prestigia Cacauicultura 4.0 realizado neste fim de semana no Oeste da Bahia

A terceira edição do evento ‘Cacauicultura 4.0: A Nova Era da Cacauicultura Brasileira’, realizada no Perímetro Irrigado de Riacho Grande, em Riachão das Neves, entre os dias 19 e 20 de abril, marcou um avanço significativo na abordagem tecnológica e sustentável da produção de cacau. O evento contou com a participação de representantes da diretoria e colaboradores da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), produtores rurais, especialistas, líderes do setor e estudantes, além de representantes institucionais governamentais e da indústria do setor cacaueiro.

“A Aiba marca presença nesse evento em que também participam produtores de todo estado e mostra sua importante parceria e incentivo desde o início do projeto da Cacauicultura 4.0, que traz a opção do cacau a pleno sol para cultivo no Oeste da Bahia. E a associação é uma importante interlocutora nessa relação, no diálogo com agentes de governo e com representantes de vários estados, como o Matopiba. O cacau passa a ser uma diversificação da produção, e nos últimos anos, é notório o crescimento desse evento, com um grande público presente além dos participantes online”, disse o vice-presidente da Aiba, e um dos idealizadores do evento, Moisés Schmidt, que também fez a explanação do tema central durante a programação.

Dia de campo – No sábado (20), segundo dia do evento, ocorreu o Dia de Campo com a inauguração do Viveiro da Bio Brasil, o maior do mundo com carga de produção de até 10 milhões de mudas. “Esse evento mostra realmente que o produtor está interessado na cultura do cacau a pleno sol. E a inauguração do maior viveiro de cacau do mundo, que é a Bio Brasil, mostra o interesse em atender essa demanda na cultura nacional, com o plantio de cacau, trazendo essa realidade do potencial e atendendo uma demanda por mudas que está correndo devido a demanda por amêndoas a nível nacional”, complementa Schmidt.

A representante da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), e do Ministério da Agricultura, Lucimara Chiari, destacou sobre as perspectivas do mercado global e nacional. “Hoje a gente tem uma alta nos preços do cacau que acontece por conta de um desbalanço de oferta e demanda, com uma previsão de déficit global de cacau de mais de 300.000 toneladas, e acreditamos que o Brasil tem um potencial enorme para suprir esse déficit, se não total, pelo menos uma parte dele”, ressaltou Lucimara.

Também presente no evento, o presidente e fundador da Cacau Show, Alexandre Costa que já esteve em outro momento na região para conhecer a cacauicultura desenvolvida, deu seu depoimento de como construiu sua empresa que hoje conta com mais de 4.000 lojas. “Estive aqui há dois anos, quando estava num estágio bem inicial e estou encantado em ver o que aconteceu nesses 24 meses. Sem dúvida, foi feito um trabalho muito competente no desenvolvimento da técnica para que o Brasil volte a ser um expoente relevante na produção de cacau, sobretudo nesse momento que o mundo está sentindo a falta”, relatou o CEO da Cacau Show.

Ao longo da programação, foram discutidas e exploradas temáticas voltadas para a aplicação de tecnologia na produção de cacau de forma sustentável e eficiente em áreas não tradicionais, refletindo o compromisso da indústria em abraçar práticas inovadoras para impulsionar o setor cacaueiro na região oeste baiana.

Fonte:Aiba
()
23
Abr/24

Secretaria de Infraestrutura segue com atividades de limpeza e sanitização em vários bairros de Barreiras

Com foco no combate às arboviroses e à proliferação de animais peçonhentos

A limpeza nos espaços públicos e de ruas da Capital do Oeste tem sido realizada diariamente através da equipe de limpeza e sanitização da Secretaria de Infraestrutura, Obras, Serviços Públicos e Transportes, que segue um cronograma rotativo na remoção de lixo, entulhos, capina, podas de árvores, pequenos reparos e pinturas.

Ainda com foco no combate às arboviroses e à proliferação de animais peçonhentos, as equipes realizam além da roçagem em canteiros públicos, varrição em ruas e avenidas, também remoção de entulhos e lixo depositados de maneira irregular pela população, e ainda, a sanitização de pontos estratégicos. Todo esse trabalho requer atenção, por isso, são utilizadas máquinas auxiliares como caçambas, caminhão pipa, motoniveladora, retroescavadeira, pá mecânica, escavadeira hidráulica e outros.

Neste mês de abril às equipes de limpeza especial estiveram no Residencial Boa Sorte, com remoção de entulhos, capina e varrição das ruas do bairro. Uma atenção também foi dedicada ao bairro Vila Rica com varrição de ruas, limpeza nas praças, pintura de meio-fio, limpeza na feira livre do bairro e em seu entorno. As ruas do Centro da cidade e dos bairros Loteamento São Paulo, Jardim Vitória, Santa Luzia, Morada Nobre, Barreirinhas, Riachinho, Sandra Regina, Bandeirantes e Cidade Nova também receberam os serviços da Infraestrutura.

Conforme a subsecretária Luzeni Santos, essa atenção é realizada rotineiramente, além dos bairros e comunidades rurais, os serviços de limpeza e sanitização também é realizado nas margens das BRs 135 e 242, além de unidades de saúde, praças e no Parque Multiuso Dom Ricardo Weberberger.

“A gestão municipal tem, realizado de maneira contínua, ações com objetivo de manter nossa cidade limpa e proporcionar bem-estar a todos os munícipes. Porém, a colaboração da população é fundamental para que juntos possamos manter nossa cidade limpa, com simples atos como colocar o lixo para coleta nos dias indicados para cada bairro, não colocar objetos como sofá, fogão, colchões em locais inapropriados, e ainda, evitar entulhos em lotes e esquinas. A manutenção da limpeza depende de cada um de nós, assim, ficaremos livres principalmente das arboviroses e animais peçonhentos”, pontuou a subsecretária de Infraestrutura de Barreiras.

Fonte:DIRCOM PMB
()
22
Abr/24

Sistema de abastecimento de água de LEM é ampliado para atender crescimento do município

O sistema de abastecimento de água (SAA) de Luís Eduardo Magalhães (LEM) foi ampliado e recebeu melhorias para atender às demandas futuras deste município que, segundo o censo do IBGE, foi o que mais cresceu na Bahia, entre 2010 e 2022, e deve continuar crescendo segundo projeções. A 2ª etapa da ampliação do SAA de LEM, concluída em janeiro deste ano, aumentou o número de reservatórios, acrescendo mais 4 milhões de litros à capacidade de armazenamento do sistema e ampliando a rede distribuidora de água em 50 mil metros, assim como a capacidade de duas estações de bombeamento.

O investimento foi de R$ 25,6 milhões, com recursos próprios da Embasa e do Orçamento Geral da União, e garantiu as condições necessárias para atender satisfatoriamente as novas ligações de água que serão demandadas até 2036. “Atualmente, a Embasa abastece 47.603 domicílios na sede municipal regularmente, sem problemas de disponibilidade de recursos hídricos ou na rede distribuidora, o que equivale ao atendimento de cerca de 92 mil pessoas. A ampliação habilitou o sistema a atender aproximadamente 164 mil pessoas na sede municipal, que é o crescimento projetado nos próximos 12 anos”, explica o gerente de obras, Newton Cotrim, responsável pela gestão desse empreendimento entregue pela Embasa.

Fonte:Da Assessoria de Comunicação
()
22
Abr/24

LEM: SUTRANS divulga balanço semanal

Contabilizando um total de 22 ocorrências atendidas, o órgão municipal de trânsito e transporte intensificou a fiscalização no trânsito e transporte público regulamentado no município. Seguem abaixo as principais:

* Foram realizados 04 testes de etilômetro em condutores. Destes, 2 foram apresentados no Disep, ficando à disposição da autoridade policial por conduzirem sob efeito de álcool após sinistro.
* 10 sinistros de trânsito foram registrados, sendo 06 apenas com danos materiais e 4 com vítimas.
* 3 escapamentos Kadron foram retidos no órgão de trânsito.
* 9 atendimentos a perturbação do sossego alheio cometida por veículo automotor em via pública.
* Rondas no comércio e nos bairros da cidade.
* Rondas nas BRs 242/020.
* Rondas escolares.
* Novos jogos de semáforos foram instalados na cidade.

Telefone da SUTRANS: 156 ou 3628-0689. Temos também o nosso funcional (77) 9 99630-238, disponível 24 horas por dia.

Fonte:SUTRANS
()
22
Abr/24

GCM/LEM informa o andamento das denúncias de Perturbação do Sossego

A Secretaria de Segurança e Trânsito, por meio da Guarda Civil Municipal de Luís Eduardo Magalhães, informa os principais atendimentos referente a perturbação do sossego prestados à comunidade Luiseduardense nas últimas semanas.

Entre os dias 15 a 22 de abril de 2024 foram atendidas:

* 13 chamados em diversos bairros da cidade.
* ZERO aparelhos de som apreendidos, pois a maioria dos cidadãos respeitou a orientação de baixar o volume ou desligar o aparelho de som.

A Guarda Municipal reforça que qualquer situação suspeita ou denúncias podem ser informadas para a central telefônica 153, ou através do WhatsApp (77) 3628 3862.

Fonte:GCM/LEM
()
22
Abr/24

Tem mais obras chegando em Oliveira dos Brejinhos; confira!!!

A gestão Amor e Trabalho não para de trabalhar para trazer benefícios e dignidade para o seu povo. Desta vez, a comunidade contemplada é a do Arrozinho. Em reunião com o prefeito Silvinho, neste domingo, 21, o gestor se comprometeu a levar para a comunidade a total recuperação das estradas e a abertura de mais um poço artesiano. “Eu sigo a minha caminhada muito agradecido a confiança do povo que me elegeu e fazendo aquilo que mais gosto que é trabalhar", disse o prefeito.

#oliveiradosbrejinhosbahia
#oliveiradosbrejinhos
#valedoriosãofrancisco

Fonte:Blog do Sigi Vilares
()
22
Abr/24

Barrocão de Baixo ganhará nova escola

A Prefeitura de Barreiras está avançando nas obras da escola que está sendo construída no Barrocão de Baixo, zona rural do município. Com 70% do trabalho de construção concluído, a nova unidade promete oferecer ensino de qualidade, com conforto e segurança para mais de 500 estudantes daquela localidade e de outras próximas.

As etapas de levantamento, reboco e cobertura já foram finalizadas, e a colocação de revestimentos cerâmicos e pastilhas está 80% concluída. Os serviços de pintura estão em andamento, assim como a colocação dos forros, que já está 60% concluída. A parte externa também está em progresso, com a construção dos dois anfiteatros e muros, restando apenas a cobertura de madeira dos anfiteatros.

A escola seguirá o padrão das construções realizadas pela Prefeitura nos bairros Jardim Vitória, Novo Horizonte e Vila Dulce. Contará com oito salas de aula, podendo ser ampliada para 12, quadra poliesportiva, biblioteca, anfiteatro, brinquedoteca, sala de informática e áreas administrativas. A unidade atenderá estudantes nos turnos da manhã e da tarde, seguindo as recomendações técnicas do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

“Nossa meta é oferecer uma educação de qualidade para os nossos estudantes, tanto na sede quanto na zona rural. A construção dessa escola, das que já entregamos no Jardim Vitória e Novo Horizonte, assim como das que estamos finalizando também na Vila Dulce na sede, no Retiro na região do Rio Branco e no Rio de Pedras na zona rural, é parte fundamental desse compromisso que assumimos e que estamos cumprindo com o povo de Barreiras. Toda a transformação que realizamos na educação do nosso município foi para garantir um ambiente adequado para o aprendizado e o desenvolvimento dos nossos alunos, assim como conforto e dignidade para os nossos servidores da educação”, ressalta o prefeito Zito Barbosa.

Fonte:DIRCOM/PMB
()
22
Abr/24

Inscrições abertas para o curso de Pintura de Obras

De 23 a 30 de abril, na sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico


A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, divulgou a abertura das inscrições para o curso gratuito de Pintura de Obras, que acontece de 23 a 30 de abril. A iniciativa faz parte do Programa Qualifica LEM, uma parceria entre a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e o Senai.

Inscrições
São 20 vagas, e as inscrições podem ser realizadas até o dia 30 de abril, das 8h às 14h, na sede da Secretaria M. de Desenvolvimento Econômico, localizada na Av. Octogonal, nº 04, Pç. dos Três Poderes - Jd. Imperial (Prédio da nova Prefeitura). Mais informações pelo telefone: (77) 99855-9114.

Estágio no Programa Meu Lar
Através de parceria com a Secretaria da Cidadania, os formandos do curso de Pintura de Obras terão a oportunidade de participar de um estágio pedagógico, no canteiro de obras do Programa Meu Lar. O Meu Lar é uma iniciativa da Prefeitura que reforma casas populares, devolvendo a dignidade para famílias do município.

Fonte:SECOM, prefeitura de LEM
()