Destaques
publicidade
classificados
+ ver todos
  Buscar Notícias
  Curta nossa pagína
  Publicidades
notícias
22
Abr/24

Sistema de abastecimento de água de LEM é ampliado para atender crescimento do município

O sistema de abastecimento de água (SAA) de Luís Eduardo Magalhães (LEM) foi ampliado e recebeu melhorias para atender às demandas futuras deste município que, segundo o censo do IBGE, foi o que mais cresceu na Bahia, entre 2010 e 2022, e deve continuar crescendo segundo projeções. A 2ª etapa da ampliação do SAA de LEM, concluída em janeiro deste ano, aumentou o número de reservatórios, acrescendo mais 4 milhões de litros à capacidade de armazenamento do sistema e ampliando a rede distribuidora de água em 50 mil metros, assim como a capacidade de duas estações de bombeamento.

O investimento foi de R$ 25,6 milhões, com recursos próprios da Embasa e do Orçamento Geral da União, e garantiu as condições necessárias para atender satisfatoriamente as novas ligações de água que serão demandadas até 2036. “Atualmente, a Embasa abastece 47.603 domicílios na sede municipal regularmente, sem problemas de disponibilidade de recursos hídricos ou na rede distribuidora, o que equivale ao atendimento de cerca de 92 mil pessoas. A ampliação habilitou o sistema a atender aproximadamente 164 mil pessoas na sede municipal, que é o crescimento projetado nos próximos 12 anos”, explica o gerente de obras, Newton Cotrim, responsável pela gestão desse empreendimento entregue pela Embasa.

Fonte:Da Assessoria de Comunicação
()
22
Abr/24

LEM: SUTRANS divulga balanço semanal

Contabilizando um total de 22 ocorrências atendidas, o órgão municipal de trânsito e transporte intensificou a fiscalização no trânsito e transporte público regulamentado no município. Seguem abaixo as principais:

* Foram realizados 04 testes de etilômetro em condutores. Destes, 2 foram apresentados no Disep, ficando à disposição da autoridade policial por conduzirem sob efeito de álcool após sinistro.
* 10 sinistros de trânsito foram registrados, sendo 06 apenas com danos materiais e 4 com vítimas.
* 3 escapamentos Kadron foram retidos no órgão de trânsito.
* 9 atendimentos a perturbação do sossego alheio cometida por veículo automotor em via pública.
* Rondas no comércio e nos bairros da cidade.
* Rondas nas BRs 242/020.
* Rondas escolares.
* Novos jogos de semáforos foram instalados na cidade.

Telefone da SUTRANS: 156 ou 3628-0689. Temos também o nosso funcional (77) 9 99630-238, disponível 24 horas por dia.

Fonte:SUTRANS
()
22
Abr/24

GCM/LEM informa o andamento das denúncias de Perturbação do Sossego

A Secretaria de Segurança e Trânsito, por meio da Guarda Civil Municipal de Luís Eduardo Magalhães, informa os principais atendimentos referente a perturbação do sossego prestados à comunidade Luiseduardense nas últimas semanas

Entre os dias 15 a 22 de abril de 2024 foram atendidas:

* 13 chamados em diversos bairros da cidade.
* ZERO aparelhos de som apreendidos, pois a maioria dos cidadãos respeitou a orientação de baixar o volume ou desligar o aparelho de som.

A Guarda Municipal reforça que qualquer situação suspeita ou denúncias podem ser informadas para a central telefônica 153, ou através do WhatsApp (77) 3628 3862.

Fonte:GCM/LEM
()
22
Abr/24

Tem mais obras chegando em Oliveira dos Brejinhos; confira!!!

A gestão Amor e Trabalho não para de trabalhar para trazer benefícios e dignidade para o seu povo. Desta vez, a comunidade contemplada é a do Arrozinho. Em reunião com o prefeito Silvinho, neste domingo, 21, o gestor se comprometeu a levar para a comunidade a total recuperação das estradas e a abertura de mais um poço artesiano. “Eu sigo a minha caminhada muito agradecido a confiança do povo que me elegeu e fazendo aquilo que mais gosto que é trabalhar", disse o prefeito.

#oliveiradosbrejinhosbahia
#oliveiradosbrejinhos
#valedoriosãofrancisco

Fonte:Blog do Sigi Vilares
()
22
Abr/24

Barrocão de Baixo ganhará nova escola

A Prefeitura de Barreiras está avançando nas obras da escola que está sendo construída no Barrocão de Baixo, zona rural do município. Com 70% do trabalho de construção concluído, a nova unidade promete oferecer ensino de qualidade, com conforto e segurança para mais de 500 estudantes daquela localidade e de outras próximas.

As etapas de levantamento, reboco e cobertura já foram finalizadas, e a colocação de revestimentos cerâmicos e pastilhas está 80% concluída. Os serviços de pintura estão em andamento, assim como a colocação dos forros, que já está 60% concluída. A parte externa também está em progresso, com a construção dos dois anfiteatros e muros, restando apenas a cobertura de madeira dos anfiteatros.

A escola seguirá o padrão das construções realizadas pela Prefeitura nos bairros Jardim Vitória, Novo Horizonte e Vila Dulce. Contará com oito salas de aula, podendo ser ampliada para 12, quadra poliesportiva, biblioteca, anfiteatro, brinquedoteca, sala de informática e áreas administrativas. A unidade atenderá estudantes nos turnos da manhã e da tarde, seguindo as recomendações técnicas do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

“Nossa meta é oferecer uma educação de qualidade para os nossos estudantes, tanto na sede quanto na zona rural. A construção dessa escola, das que já entregamos no Jardim Vitória e Novo Horizonte, assim como das que estamos finalizando também na Vila Dulce na sede, no Retiro na região do Rio Branco e no Rio de Pedras na zona rural, é parte fundamental desse compromisso que assumimos e que estamos cumprindo com o povo de Barreiras. Toda a transformação que realizamos na educação do nosso município foi para garantir um ambiente adequado para o aprendizado e o desenvolvimento dos nossos alunos, assim como conforto e dignidade para os nossos servidores da educação”, ressalta o prefeito Zito Barbosa.

Fonte:DIRCOM/PMB
()
22
Abr/24

Inscrições abertas para o curso de Pintura de Obras

De 23 a 30 de abril, na sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico


A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, divulgou a abertura das inscrições para o curso gratuito de Pintura de Obras, que acontece de 23 a 30 de abril. A iniciativa faz parte do Programa Qualifica LEM, uma parceria entre a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e o Senai.

Inscrições
São 20 vagas, e as inscrições podem ser realizadas até o dia 30 de abril, das 8h às 14h, na sede da Secretaria M. de Desenvolvimento Econômico, localizada na Av. Octogonal, nº 04, Pç. dos Três Poderes - Jd. Imperial (Prédio da nova Prefeitura). Mais informações pelo telefone: (77) 99855-9114.

Estágio no Programa Meu Lar
Através de parceria com a Secretaria da Cidadania, os formandos do curso de Pintura de Obras terão a oportunidade de participar de um estágio pedagógico, no canteiro de obras do Programa Meu Lar. O Meu Lar é uma iniciativa da Prefeitura que reforma casas populares, devolvendo a dignidade para famílias do município.

Fonte:SECOM, prefeitura de LEM
()
22
Abr/24

Prefeitura promove palestra gratuita para empresários no dia 25 de abril


O município de Luís Eduardo, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, promove no dia 25 de abril, às 19h, no auditório da Prefeitura, a palestra do economista George Lelis, com o tema: “Estratégias de Gestão Financeira para Empreendedores”.

A atividade gratuita faz parte da série: ‘Amigo Empresário: cuidando do comercio’ com o apoio da CDL de Luís Eduardo Magalhães e da ACELEM. As vagas são limitadas, e as inscrições podem ser realizadas na sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Maiores informações pelo contato: 77 99855-9114

Palestrante
George Lelis é economista formado pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), com mais de 15 anos de experiência na área. Tem especialização em Gestão Pública, Orçamento e Finanças pela FTC e é mestre pela Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB).

Fonte:SECOM, prefeitura de LEM
()
22
Abr/24

SENAR e SPRLEM realizam reinauguração do Centro de Capacitação Regional do Oeste 

Aconteceu no último sábado, 20, a reinauguração do Centro de Capacitação Regional do Oeste e comemoração do aniversário de 23 anos do Sindicato dos Produtores Rurais de Luís Eduardo Magalhães – SPRLEM. O Centro de Capacitação foi inaugurado em 28 de março de 2014, na gestão do então presidente João Martins. Dez anos após a sua implantação, o equipamento passou por ampla reforma e modernização para se adequar a atual demanda da região.



O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia - Faeb, Humberto Miranda, falou do Centro de Capacitação destacando a importância da reestruturação para a região.

“Alegria muito grande está de volta à Luís Eduardo Magalhães numa noite de festa onde estamos reinaugurando o Centro de Capacitação nesta cidade tão importante, que tem o agro como referência para todos nós e que merece ter um centro como este preparado para atender as demandas e também um espaço para que possamos nos reunir discutir nossos pleitos, resolver os problemas que ainda afligem o setor agropecuário. Muito bom está aqui com os produtores rurais de Luís Eduardo Magalhães e da região para a reabertura deste importante centro”, falou.



A vice-presidente da Faeb, Carminha Missio destacou a alegria de participar da reinauguração e do aniversário de 23 anos do SPRLEM. “Reinauguramos este centro de capacitação que é muito importante para Luís Eduardo Magalhães e toda região, e na oportunidade comemoramos os 23 anos desta entidade, a mais antiga do município e que anda junto com o desenvolvimento da nossa cidade. É uma longa história que precisa ser revivida todos os dias para servir como horizonte e mostrar que foram grandes os desafios vencidos ao longo desses 23 anos de Sindicato. Neste período houveram lideranças, homens e mulheres que se dedicaram a esta instituição para além de desbravar, regulamentar e fazer com que tudo isso fosse possível”, disse.

De acordo com a presidente do SPRLEM, Greice Fontana Klein, o Centro de Capacitação Regional é muito importante, pois o mesmo tem a função de fortalecer na região a qualificação da mão de obra rural. “Trouxemos hoje para toda população este centro de capacitação todo restruturado para atender aos produtores rurais, seus colaboradores e todo o segmento. Através do centro qualificamos profissionais que saem daqui prontos para o mercado de trabalho e isso certamente irá contribuir para uma melhora social e econômica da região. Hoje, sinto também uma emoção muito grande, pois comemoramos os 23 anos desta instituição que é tão importante, e na oportunidade reunimos aqui os produtores atuantes e nossos fundadores para serem homenageados, esta é um a noite memorável”, disse.



Estiveram presentes na solenidade, a presidente do SPRLEM Greice Fontana Klein, o presidente da Faeb, Humberto Miranda, a vice-presidente da Faeb, Carminha Missio, a Secretária de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia, Jusmari Oliveira, o representante do MAPA, Oziel Oliveira, o prefeito de Luís Eduardo Magalhães, Júnior Marabá, o prefeito de Angical, Antônio Neto, os presidentes dos Sindicatos dos Produtores Rurais de Formosa do Rio Preto e Wanderley, Hélio Justo e Daniel Silva, respectivamente, representantes de associações, cooperativas, comércio, instituições financeiras, equipe do Sistema Faeb/Senar, colaboradores do SPRLEM e outros convidados.

Fonte:ASCOM - SPRLEM
()
22
Abr/24

Contabilidade Guarani: Chegou a hora do Imposto de Renda. Você se preparou?

Chegou a sua hora! O Leão todos os anos nos faz uma visitinha, e nossa pergunta para você é: você se preparou?


O Imposto de Renda é cobrado pela Receita Federal anualmente, e o período para declarar já está aí. O tão temido Leão não deve te assustar se você declara corretamente o seu IR.

Tem quem pense: "é muito chato fazer isso!". Não vamos discordar.. ?? Mas, que tal parar de se preocupar com isso e deixar isso com nossa equipe?Cuidamos de tudo para que você só se preocupe em trabalhar, com muita agilidade e compromisso.

Contabilidade Guarani - Rua Dorival Caymmi, 461. 1° Andar - Salas: 02/03 - Centro de LEM/BA. Fone: 77 3628-1096.

Fonte:Informe Publicitário
()
22
Abr/24

Retífica de Motores Câmera

Fonte:Publicidade
()
22
Abr/24

Vida Farma Delivery. Precisou ligou!

Fonte:Publicidade
()
22
Abr/24

Prefeito Junior Marabá prestigia inauguração da Sicredi Agro, em LEM

O prefeito de Luís Eduardo Magalhães, Junior Marabá, prestigiou na noite da última sexta-feira (18), a inauguração da Agência Sicredi Agro, localizada na Av. JK, nº 2762, Jardim Imperial. Essa é a terceira agência em funcionamento no município, e oferece conforto e comodidades aos 1.266 associados, em uma área de 450,5 m².

Na oportunidade, o prefeito falou do crescimento do município, impulsionado pelo agronegócio e da importância de mais uma agência da cooperativa instalada na cidade.

“Nós somos a primeira cidade na Bahia, e estamos entre as três que mais cresceram no país, e o agro é essa força que nos impulsiona. Sediamos a Bahia Farm Show, maior feira de tecnologia agrícola do Norte e Nordeste do Brasil, e ficamos muito felizes em ganhar uma agência exclusiva para o agro em nossa cidade. Parabenizamos os agricultores, cooperados e colaboradores por essa grande conquista", comentou o prefeito Junior Marabá.

Além do prefeito, o presidente da cooperativa, Celso Ramos Regis e o gerente da Agência Agro, Giego Michel Scholz participaram da solenidade. Representantes do agronegócio da região, como o presidente da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), Odacil Ranzi, e a vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia (Faeb), Carminha Missio, dentre outras autoridades militares e civis também estiveram na inauguração.

Fonte:SECOM, prefeitura de LEM
()
22
Abr/24

POP RUA é ampliado; para Junior Marabá, programa é a concretização do sonho de uma gestão humana


Gilvan Bagano

Gilvan Bagano é natural de Morro do Chapéu, veio para Luís Eduardo Magalhães em busca de novas oportunidades, mas enfrentou dificuldades nas primeiras semanas para se estabelecer. Foi acolhido pela equipe do POP RUA e conquistou a sua independência. "Agora já tenho o meu emprego, onde morar e sou muito grato por toda ajuda que tive aqui no programa", agradeceu.


A secretária da Cidadania, Scheilla Bernardes e o prefeito Junior Marabá

Além de Gilvan, o POP RUA já acolheu outras 1000, e realizou mais de 7000 atendimentos a pessoas em situação de vulnerabilidade, que por diversas situações foram parar nas ruas.

O Programa Municipal foi ampliado, com uma nova sede no bairro Florais Léa 2, que tem capacidade para cerca de 55 pessoas, e oferece dormida, banho e três refeições. A solenidade de ampliação foi realizada na última sexta-feira (19), com a presença de instituições parceiras e autoridades.

Para o prefeito Junior Marabá, o programa é a concretização do sonho de uma gestão humana, que tem se proposto a oferecer cuidado e acolhimento a quem mais precisa.

"Não era aceitável que em uma cidade como Luís Eduardo Magalhães, que é um símbolo de esperança, tivéssemos pessoas vivendo em situação de rua. Por esse motivo, logo no início da gestão conversei com a secretária da Cidadania, Scheilla Bernardes, para que esse fosse um dos nossos grandes objetivos, acolher essas pessoas, oferecer abrigo e auxiliar nesse primeiro momento, e os resultados são muito bons depois de três anos de trabalho", comemorou.

Fonte:SECOM, prefeitura de LEM
()
22
Abr/24

Baile do PROMATI reúne cerca de 100 idosos, em tarde de muita dança



A melhor idade de Luís Eduardo Magalhães teve uma tarde toda especial, com um baile promovido pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal da Cidadania, na sede do Programa Municipal de Atendimento à Terceira Idade (PROMATI), localizada no bairro Florais Léa. O baile foi realizado na sexta-feira, dia 19 de abril.

Aproximadamente 100 idosos se divertiram com muita música e dança, das 14h às 17h, em um esquenta para o início das festas juninas. A iniciativa faz parte das atividades de acolhimento e integração da melhor idade do município.



Sobre o Programa

O PROMATI oferece um espaço completo, num ambiente acolhedor. A infraestrutura ampla conta com acessibilidade, piscina, local para jogos, cozinha e salas de atendimento à saúde.

O programa conta ainda com uma equipe multidisciplinar, formada por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, assistente social e psicólogo. Além de oferecer aulas de hidroginástica, palestras, capoterapia, educação física, entre outras atividades.

Fonte: SECOM, prefeitura de LEM
()
22
Abr/24

Academia Lion a melhor de LEM!!!

Fonte: Publicidade
()
22
Abr/24

Realize seu evento no espaço Capra!!!

O Espaço Capra agora está com dois espaço,(Capra e Ludwig)















Endereço: Rua 56, qd37 lt 67,68 Bairro Cidade Universitária II

* Casamento;

* Confraternizações;
* Amigo secreto;
* Eventos e etc... 

Fonte: Publicidade
()
22
Abr/24

Em Luis Eduardo Magalhães agora você pode fazer a sua prótese capilar

Diga adeus a calvície !!!






Antes


Depois

Bairro: Santa Cruz, Rua Itabuna.

Contato:77 999309574

Fonte: Publicidade
()
22
Abr/24

Com foco no combate às arboviroses e à proliferação de animais peçonhentos, Secretaria de Infraestrutura segue com atividades de limpeza e sanitização em vários bairros de Barreiras

A limpeza nos espaços públicos e de ruas da Capital do Oeste tem sido realizada diariamente através da equipe de limpeza e sanitização da Secretaria de Infraestrutura, Obras, Serviços Públicos e Transportes, que segue um cronograma rotativo na remoção de lixo, entulhos, capina, podas de árvores, pequenos reparos e pinturas.

Ainda com foco no combate às arboviroses e à proliferação de animais peçonhentos, as equipes realizam além da roçagem em canteiros públicos, varrição em ruas e avenidas, também remoção de entulhos e lixo depositados de maneira irregular pela população, e ainda, a sanitização de pontos estratégicos. Todo esse trabalho requer atenção, por isso, são utilizadas máquinas auxiliares como caçambas, caminhão pipa, motoniveladora, retroescavadeira, pá mecânica, escavadeira hidráulica e outros.

Neste mês de abril às equipes de limpeza especial estiveram no Residencial Boa Sorte, com remoção de entulhos, capina e varrição das ruas do bairro. Uma atenção também foi dedicada ao bairro Vila Rica com varrição de ruas, limpeza nas praças, pintura de meio-fio, limpeza na feira livre do bairro e em seu entorno. As ruas do Centro da cidade e dos bairros Loteamento São Paulo, Jardim Vitória, Santa Luzia, Morada Nobre, Barreirinhas, Riachinho, Sandra Regina, Bandeirantes e Cidade Nova também receberam os serviços da Infraestrutura.

Conforme a subsecretária Luzeni Santos, essa atenção é realizada rotineiramente, além dos bairros e comunidades rurais, os serviços de limpeza e sanitização também é realizado nas margens das BRs 135 e 242, além de unidades de saúde, praças e no Parque Multiuso Dom Ricardo Weberberger.

Fonte:DIRCOM/PMB
()
22
Abr/24

Deputado pula muro e invade dependências de hospital em Barreiras

A direção do Hospital Oeste e a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) lamentam profundamente o comportamento do deputado estadual do Partido Liberal (PL), Leandro de Jesus, que invadiu as dependências do Hospital do Oeste, em Barreiras, nesta segunda-feira (22), sob a alegação de cumprir seu papel de fiscalização.

Embora seja relevante que os parlamentares realizem sua função de legislar e fiscalizar, é essencial que isso ocorra dentro das normas e regulamentações estabelecidas para garantir a segurança e o bom funcionamento das instituições públicas. Hospitais têm políticas claras de acesso para proteger pacientes, funcionários e visitantes.

O deputado foi orientado pela direção da unidade sobre as diretrizes sanitárias e regras de acesso a instituições de saúde. Contudo, o parlamentar pulou o muro que dá acesso ao serviço de radioterapia, que será implantado, a fim de adentrar nas dependências da unidade, já que são comunicantes. A segurança do hospital conseguiu impedir o acesso ao interior da unidade. Por mês, a unidade realiza cerca de 30 mil atendimentos, considerando consultas, internações, cirurgias e serviço de apoio diagnóstico terapêutico.

Toda unidade hospitalar possui diversas regras, dentre elas:
- Horários de visita pré-estabelecidos para não perturbar o repouso dos pacientes.
- Identificação para acesso controlado às áreas do hospital.
- Medidas de segurança para manter a ordem e prevenir incidentes.
- Políticas de acompanhantes para regular o número de pessoas em áreas críticas, tais como centro cirúrgico, UTIs e oncologia.
- Controles de infecção para evitar a propagação de doenças.
- Restrições em áreas específicas para proteger pacientes e profissionais.

Essas regras existem para manter um ambiente seguro e propício ao cuidado dos pacientes. A conduta do deputado Leandro de Jesus, ao tentar invadir o hospital sem seguir os procedimentos adequados, é inaceitável e coloca em risco a segurança e o bem-estar de todos no hospital. Reforçamos nosso compromisso com a segurança para garantir que episódios como esse não se repitam.

Fonte:Da Assessoria de Comunicação
()
22
Abr/24

Abril de preços baixos na JK! Aqui é preço baixo de verdade!!!


Fonte:Publicidade
()
22
Abr/24

A UNIPEÇAS em novo endereço para melhor lhe servir em LEM


Estamos localizado na Avenida Kichiro Murata, sentido a BR 242, próximo a Praça dos Três Poderes


Segurança e conforto para o seu veículo



Setor de peças

A Unipeças Centro Automotivo já está funcionado em um novo endereço, agora em sua sede própria, loja mais ampla, climatizada, confortável, aconchegante, para seus clientes, amigos e funcionários. E com o ótimo atendimento de sempre.

Estamos localizado na Avenida Kichiro Murata, sentido a BR 242, próximo a Praça dos Três Poderes, no bairro Jardim Imperial, na cidade de LEM.


Oficina

Fazemos o alinhamento de seu veículo em tecnologia 3D, balanceamento local com equipamentos de última geração e dos mais diversos serviços como: Reparo de pneus, troca de lâmpadas externas, cristalização de para-brisas, troca de óleo, suspensão, injeção eletrônica. Trabalhamos com todas as marcas nacionais e importados e com peças originais.


Alinhamento


Lava-jato


Oficina


Alinhamento


Setor de peças

Contando com uma experiência de 18 anos no mercado de trabalho, a UNIPEÇAS - Centro Automotivo, em parceria com a Porto Seguro, trabalha com profissionais qualificados para melhor atendê-lo. 

Telefones: 77 3628-6988 ou 9.9969-1103 ou 99955-3815.

Fonte:Informe Publicitário
()
22
Abr/24

Nova chamada oferta 11 vagas de monitoria para estudantes da UFOB em Pré-Enem UPT

A Pró-Reitoria de Extensão, por meio da Coordenação Geral selecionada para o UPT - UFOB, está com nova chamada de seleção interna aberta para composição de equipe de Monitores do Pré-vestibular/Pré-Enem "Universidade Para Todos" (UPT - UFOB). São 11 vagas disponíveis para os campi de Barra (4), Luís Eduardo Magalhães (2) e Santa Maria da Vitória (5). Além disso, os selecionados poderão atuar, de maneira remota ou em aulões esporádicos, no UPT da cidade de Cristópolis. 

Para concorrer, é preciso ser estudante regularmente matriculado na UFOB, estar cursando a partir do segundo semestre e ter Índice de Rendimento Acadêmico (IRA) igual ou superior a 5. As inscrições devem ser feitas via formulário eletrônico até esta terça-feira (23). 

Saiba mais no edital. 

Sobre UPT-UFOB

O UPT é um programa do governo do estado da Bahia que visa o fortalecimento das aprendizagens e a preparação dos estudantes concluintes e egressos da rede estadual para os processos seletivos de ingresso ao ensino superior e sua execução ocorre por meio de parcerias com as Universidades do estado. 

Na UFOB, a parceria está em fase final de assinatura de contrato para atuação nos municípios de Barra, Cristópolis, Luís Eduardo Magalhães e Santa Maria da Vitória. Todo o projeto será custeado com recursos financeiros fornecidos pelo Governo da Bahia.

Toda a documentação referente à seleção está disponível aqui. 

Fonte:UFOB
()
22
Abr/24

LEM: Homem é morto a tiros no Santa Cruz III

Na manhã desta segunda-feira (22), por volta das 9h, Deusimar Souza de Santana, de 38 anos e natural de Cotegipe, foi alvejado por tiros em frente a sua residência, localizada na rua Caraíbas, no bairro Santa Cruz III, em Luís Eduardo Magalhães.

De acordo com informações, Deusimar tentou buscar abrigo dos disparos correndo para dentro de sua residência, porém, infelizmente, veio a cair sem vida na área interna do imóvel. Testemunhas afirmam que vários indivíduos chegaram ao local em pelo menos duas motocicletas, executando-o friamente.

As autoridades, incluindo as Polícias ROCAM e Civil, compareceram ao local para garantir a segurança da área e dar início às investigações. A Polícia Civil já está empenhada em descobrir os responsáveis por esse ato hediondo e a motivação por trás dele.

O corpo de Deusimar foi encaminhado pelo rabecão ao Instituto Médico Legal (IML) de Barreiras para os procedimentos legais. No entanto, até o momento, não foram divulgadas informações sobre o local e horário do sepultamento.

Fonte:Reportagem de Weslei Santos/Blog do Sigi Vilares
()
22
Abr/24

No oeste baiano, Projeto de Sustentabilidade caminha para quarta etapa com mais de 100 nascentes recuperadas

O projeto Nascentes do Oeste, liderado pela Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) em parceria com os produtores rurais do Oeste da Bahia, é um exemplo notável de iniciativa ambiental colaborativa. Sob a supervisão do Núcleo de Sustentabilidade da entidade agrícola, o projeto está avançando para sua quarta fase, demonstrando um compromisso contínuo com a conservação dos recursos naturais da região. Até o momento, mais de 100 nascentes foram recuperadas, destacando os impactos positivos alcançados até agora.

Preservar águas e nascentes para o uso equilibrado dos recursos do meio ambiente é o principal propósito do projeto, que também contempla importantes ações de Educação Ambiental. Os próximos acordos de Cooperação Técnica serão firmados entre a Aiba e as prefeituras de Cotegipe e de Tabocas do Brejo Velho, municípios que serão os próximos destinos a serem contemplados com nascentes e veredas recuperadas. No município de Cocos, serão recuperadas nascentes da localidade de cabeceira da Vereda do Jacaré, onde se busca aumentar a produção de água que abastece mais de 80 famílias. A iniciativa em Parceria com a Fazenda Santa Colomba contará com o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e outras instituições locais.

De acordo com o analista ambiental da Aiba, Artur Ribeiro, “para recuperar as nascentes ou veredas é preciso conhecê-las e levar esse conhecimento para as pessoas é o papel do Projeto Nascentes do Oeste, que além disso, busca unir esforços com as prefeituras, comunidades e produtores rurais para a recuperação destes recursos hídricos”.

As ações mais recentes do projeto foram realizadas nos municípios de Angical, Cristópolis, São Desidério e Formosa do Rio Preto. Diversos métodos são aplicados para revitalização e aumento da vazão de água nas nascentes, baseado no diagnóstico local, como exemplo o Caxambú, método de recuperação que consiste na construção de uma caixa filtrante que recobre a nascente, evitando que a mesma seja assoreada. Outro método realizado foi o reflorestamento e início do cercamento das nascentes, executados nas comunidades São João 3, Nego Velho, Lagoa do Bolor e também o reflorestamento da cabeceira da vereda do Limoeiro. Além disso cada comunidade recebe ações de Educação Ambiental, por meio do ‘Café com Prosa’ na Comunidade de Chaprão e Lagoa do Bolor. Já em Angical, foi iniciado o cercamento da Vereda do Riachão de Seriema e oficina sobre a relação da geologia com a formação de nascentes e veredas, na Escola Municipal Antônio Carlos Magalhães, em Mucambinho.

Em São Desidério também foi retomada a construção do método caxambu da nascente do povoado de Riacho Grande e feito o cercamento da nascente de Carvalhos. “Há mais de dez anos os moradores mais antigos do povoado utilizavam essa água que chegava até a praça do povoado, e utilizava para beber. E a partir de agora, com a recuperação dessa nascente, essa água irá chegar até a praça de novo. Mostrei o vídeo para moradores de mais de 70 anos e eles se emocionaram por saber que vão poder contar com essa de novo”, revelou o morador de Riacho Grande, Jeová Pereira. Outra ação de Educação Ambiental do projeto que tem tido bastante repercussão é a gravação de programas de rádio e de entrevistas sobre o Nascentes do Oeste, concedidas em rádios locais para intensificar a divulgação. A divulgação foi feita na Arca FM, de Angical e na rádio Orla News, em São Desidério.

Em Formosa do Rio Preto, foi realizada oficina de Educação Ambiental na Escola Municipal Olavo Bilac, em Morrinhos e palestras sobre o tema ‘Conhecendo a Geologia de Formosa do Rio Preto e a sua relação com os recursos hídricos’, ministradas nas escolas municipais Joaquim Alexandre e Coração de Jesus.

Sobre o programa – Desde 2016, a Aiba e o Programa para Desenvolvimento da Agropecuária (Prodeagro), mantém o projeto que tem o apoio de produtores rurais, moradores das comunidades e prefeituras por meio das secretarias de Agricultura, Educação e de Meio Ambiente. Após a identificação e recuperação da nascente, são aplicados diferentes métodos de recuperação, para evitar ações como o desmatamento das Áreas de Preservação Permanente (APP’s), pisoteio do gado, assoreamento, incêndios florestais, e consequentemente, a degradação das nascentes e veredas no Oeste da Bahia.

O projeto Nascentes do Oeste recebeu em 2020 o reconhecimento nacional da Agência Nacional das Águas (ANA), como enfatizado pelo diretor executivo da Aiba, Alan Malinski: “É um projeto de extrema importância para a região, pois além de preservar e recuperar nascentes, tem por trás toda uma questão educativa voltada para as comunidades de entorno dessas nascentes, para que continuem e preservem o trabalho executado.” Esse prêmio ressalta a relevância do projeto, evidenciando seu impacto positivo não apenas para a região, mas para todo o estado. O sucesso do Nascentes do Oeste é fruto da colaboração entre produtores rurais, comunidades e entidades públicas e privadas.

Fonte:Ascom Aiba
()
22
Abr/24

POP RUA foi ampliado; estrutura agora oferece capacidade para cerca de 55 acolhidos



O Programa Municipal de Acolhimento às pessoas em situação de vulnerabilidade econômica e social de Luís Eduardo Magalhães, o POP RUA, que funciona através da Secretaria Municipal da Cidadania, foi ampliado, agora em uma nova sede no bairro Florais Léa 2, com capacidade para cerca de 55 pessoas, mais que o dobro da antiga sede, e oferece banho, dormida e as três refeições.

No POP RUA, pessoas de diversas cidades e estados do país, e até estrangeiros, são acolhidos e encaminhados para serviços de saúde, trabalho e emprego e até de volta para suas cidades, se assim desejarem.





Desde o início das atividades do programa, no ano de 2021, mais de 1000 pessoas já foram acolhidas e 7000 atendimentos já foram realizados pela equipe do programa, que é formada por psicólogos e assistentes sociais, além da equipe de apoio.

- A sede do POP RUA fica localizada na rua Itacaré, nº 1448, QD.50, Lt.02, bairro Florais Léa 2. Contato: (77)9.9988-3988.

Fonte:SECOM, prefeitura de LEM
()