Notícias

30
Out/12

TIRA DÚVIDAS PET

CICLO REPRODUTIVO EM GATAS – O cio nas gatas não ocorre como em cadelas, pois não há sangramento ou inchaço vulvar. Nestes animais há alteração de comportamento, estas fêmeas passam a se esfregar nas pessoas e nos objetos, rolam no chão, tem alteração no apetite.

Podem também urinar mais, demarcar território urinando em jatos em diferentes locais, como cães machos. O primeiro cio na gata ocorre geralmente do 5º ao 8º mês, quando a fêmea já possui em torno de 2,5 kg. As raças de pelo curto são mais precoces do que as de pelo longo.

Os cios ocorrem em média 1 vez ao mês, mas este intervalo depende se houve ou não contato com o macho e da estação do ano (quantidade de luz que o animal recebe). A duração do cio é de 4-7 dias. O processo de gestação dura de 58-70 dias e as gatas só estão fisiologicamente prontas a partir do terceiro cio.

Caso queira a cruza, o proprietário deve levar a fêmea até a casa do macho (elas ficam menos agressivas). Durante o acasalamento, é comum se ouvir miados e brigas entre o casal, uma vez que o gato possui pequenos espinhos (chamados espículos) no pênis e acaba “machucando” a fêmea.

O conjunto cio-gestação-amamentação é um processo desgastante para as gatas, por isso vale a mesma dica das cadelas: se não tem interesse em reprodução, castre, não faça vacinas anticoncepcionais!

Dra. Gabriela

Fonte:Blog do Sigi Vilares
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades