Notícias

04
Jun/13

GIARDÍASE: você sabe que doença é esta?

Agente causador: protozoário Giardia spp.
Quem afeta: principalmente cães, gatos e seres humanos.
Contaminação: ingestão de cistos presentes nas fezes dos animais infectados. Os cistos podem estar no ambiente, alimento e água contaminados.

O que provoca: interfere no funcionamento e absorção de nutrientes do trato intestinal.

Sinais clínicos: mais comuns em filhotes e animais com Imunidade baixa. Fezes amolecidas com ou sem sangue e odor forte; perda de peso; vômitos. Animais que se alimentam bem e não ganham peso, por exemplo, podem ter o protozoário sem apresentar outros sinais clínicos e eliminam os cistos nas fezes podendo contaminar outros indivíduos.
Diagnóstico: exame clínico das fezes (coproparasitológico) é o mais comum. Em alguns casos são necessários dois ou três exames para comprovação da doença.

Prevenção e tratamento: existe uma vacina contra a giardíase, recomendada principalmente para animais que vivem em canis e gatis, pois reduz em especial a severidade e o período de eliminação os cistos. Como os cistos resistem longos períodos no ambiente, o fundamental mesmo é a higienização do ambiente, o recolhimento das fezes e a manutenção da água de beber limpa (se possível filtrada ou fervida). O tratamento da giardíase é baseado em medicamentos prescritos pelo médico veterinário e na desinfecção do ambiente.

Dra. Gabriela
Médica veterinária

Fonte:Blog do Sigi Vilares
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades