Notícias

17
Mai/13

Barreiras: MPF denuncia 85 envolvidos em trabalho escravo em menos de um ano

O Ministério Público Federal (MPF) em Barreiras divulgou, nesta sexta-feira (17), um balanço dos últimos 10 meses de atuação em combate ao trabalho escravo no oeste do estado. Segundo a promotoria, a unidade propôs um total de 27 ações penais contra 85 denunciados, todas com flagrantes de trabalhadores em condições degradantes em propriedades da região.

De acordo com o procurador da República José Ricardo Teixeira Alves, as denúncias se baseiam em investigações conduzidas pelo MPF, pela Polícia Federal em Barreiras e pelo resultado de fiscalizações dos auditores da Delegacia do Trabalho em Barreiras e do Grupo Móvel de Erradicação do Trabalho Escravo (Ministério do Trabalho e Emprego), acompanhados por integrantes do Ministério Público do Trabalho.

Entre as atividades exercidas pelos trabalhadores explorados estão carvoaria, extração de madeira, plantação de milho, serraria, catação de raízes, colheita de capim, tarefas ligadas à pecuária, desmate de terra virgem para plantio, aplicação de agrotóxicos e preparo de solo. As investigações registraram situações como jornadas de trabalho exaustivas, alojamento em condições precárias e falta de sanitários.

Também foi encontrado o uso do chamado “barracão” ou “truck-system”, sistema em que um intermediador se responsabiliza por restringir a locomoção dos trabalhadores em razão de supostas dívidas a serem descontadas de suas respectivas remunerações. Em muitos casos, os próprios equipamentos utilizados no trabalho, inclusive os de proteção individual, eram descontados dos trabalhadores.

Fonte:Fonte: Bahia Notícias
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades