Notícias

17
Mai/13

Prefeitura lembra Reforma na área da saúde com o Dia da Luta Antimanicomial

Dia 18 de maio, sábado, é o Dia Nacional da Luta Antimanicomial, o Brasil comemora as conquistas da Reforma Psiquiátrica Brasileira. O governo federal ampliou o orçamento da área técnica de Saúde Mental, facilitando a distribuição de recursos para projetos estaduais e disponibilizando verbas significativas para projetos municipais, em especial para a rede de Centros de Atenção Psicossocial (CAPS).

O Dia Nacional da Luta Antimanicomial foi instituído após profissionais da saúde mental, cansados do tratamento desumano e cruel dado a usuários do sistema, organizarem o primeiro manifesto público a favor da extinção dos manicômios durante o II Congresso Nacional de Trabalhadores da Saúde Mental realizado em 1987, na cidade de Bauru/SP.  Naquela manifestação, nasceu o Movimento Antimanicomial.

A prefeitura através da Secretaria de Saúde, apoia o movimento da Reforma Psiquiátrica e Luta Antimanicomial, pois, compreende que nenhum ser humano deve ser submetido ao isolamento, ao abandono, maus tratos, negação e violação dos direitos humanos e manicômios.

A psicóloga e gerente técnica do CAPS I- Gislaine Gado,  Ana Carla Masiero, explica " o município está em ascensão no que diz respeito a estrutura e qualidade nos atendimentos psiquiátricos, o Dia da Luta Antimanicomial é um processo da reforma psiquiátrica brasileira que está trazendo resultados positivos para a sociedade”.

Luís Eduardo Magalhães é o primeiro município da região oeste a implantar a Diretoria de Saúde Mental (Disam) sendo destaque na Bahia  nos atendimentos e projetos na área de saúde.

A rede municipal de saúde possui o CAPS I  atendendo diariamente  adultos com a saúde mental prejudicada e busca recursos do governo federal com objetivo de requalificar para CAPS II, sendo que este, abrange atendimentos mais complexos.

A Disam aguarda verbas, já aprovadas, do Ministério da Saúde para implantação do CAPS AD III, que é um Ponto de Atenção Especializado da Rede de Atenção Psicossocial destinado a proporcionar a cuidado integral e contínuo a pessoas com necessidades relacionadas ao consumo de álcool, crack e outras drogas, com funcionamento nas 24 horas do dia e em todos os dias da semana, inclusive finais de semana e feriados. O CAPS AD III  dará suporte para os municípios da microrregião oeste.

Reabilitação social - A médica psiquiatra responsável pelos atendimentos clínicos do Centro de Atenção Psicossocial I, Dra. Christiane Maria Magalhães explica, “ o CAPS é semelhante ao Posto de Saúde da Família, são criados casas de atendimento dentro dos bairros, como maneira de maior integração com o paciente e a comunidade. Temos muitos resultados positivos, grande parte dos pacientes retornam as suas atividades diárias, voltando a rotina de trabalho e retomando as atividades de produção profissional. O objetivo é a melhoria na qualidade de vida, a recuperação da saúde mental através de um tratamento integrado”.

A grande vitória dessa reforma na saúde mental do Brasil, é a maneira em que o indivíduo é conduzido no tratamento. São ações contínuas que oferecem um processo de reabilitação, a família do paciente entra nesse processo. O atendimento no CAPS é mais que uma consulta. De acordo com a gravidade da doença diagnosticada e comprometimento social o paciente é manejado para o tratamento mais adequado. 

O governo municipal espera que a sociedade de Luís Eduardo Magalhães compreenda  e utilize da melhor maneira os serviços psicossociais, para que possa participar da construção da luta em defesa dos direitos das pessoas com sofrimento em virtude de transtornos mentais.

Fonte:ASCOM, prefeitura de LEM
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades