Notícias

14
Mai/13

Dr. Alexandre Rizkalla:O que é bulimia nervosa?

Bulimia é uma palavra de origem grega. A bulimia ocorre com episódios periódicos de compulsão a comer, acompanhados da sensação de perda da capacidade de evitar este ato ou de interrompê-lo uma vez iniciado.

O paciente come excessivamente, buscando o empaturramento, vindo depois a purga (provocação de vômito) para tentar eliminar os efeitos de ganho de peso e para buscar alívio diante da sensação angustiante que a ingestão excessiva lhe conferiu.

Como método de purga alguns pacientes utilizam-se de laxantes, e com eles tentam acelerar o processo digestivo, impedindo que o mesmo se complete em seu processo natural.

Quando usam diuréticos eliminam grande quantidade de água do organismo, forçando a perda de algum peso. O medo doentio de engordar, adicionado à fome e à necessidade de alívio emocional (por aborrecimento, depressão, ansiedade ou irritação) é que leva o paciente a empaturrar-se de alimentos, sem saboreá-los.

A suspensão dessa ingestão se dá devido à distensão abdominal, interrupção externa, recuperação do controle emocional ou sonolência pós-prandial.A bulimia é um transtorno alimentar que atinge mulheres em 90% dos casos, sendo a principal manifestação entre as demais compulsões alimentares.

Em nossa prática clínica notamos que três vezes mais mulheres tem bulimia nervosa em comparação com as que apresentam anorexia nervosa .O cotidiano do bulímico é organizado, obsessivamente, em torno do comer e do vomitar. Geralmente, o bulímico confere o seu peso diversas vezes ao dia, principalmente depois que come muito e depois que consegue vomitar o que comeu em excesso.

As pacientes bulímicas são mais egodistônicas do que as anoréxicas, sendo mais ávidas para livrarem-se de seus sintomas. Assim, essas pacientes estão mais inclinadas a buscar ajuda. Entretanto, podem demorar em média cinco anos para buscar tratamento, fazendo-o por volta dos vinte e cinco anos, quando já se encontram bastante perturbadas pelo comportamento ou apresentam complicações físicas das práticas bulímicas.

Essa latência na busca do tratamento decorre freqüentemente de sentimentos de culpa e vergonha, associados à imposição sociocultural dos padrões de beleza. Na maioria das vezes, as famílias moderadamente disfuncionais das pacientes não estão cientes do problema, pois os comportamentos ocorrem em segredo e não há perda de peso importante.

Causas da Bulimia:

Assim como na anorexia, a bulimia nervosa é uma síndrome multideterminada por uma mescla de fatores biológicos, psicológicos, familiares e culturais. A ênfase cultural na aparência física pode ter um papel importante. Problemas familiares, baixa auto-estima e conflitos de identidade também são fatores envolvidos no desencadeamento desses quadros
Sintomas da Bulimia:

Ingestão compulsiva e exagerada de alimentos, vômitos auto-induzidos, uso de laxantes e diuréticos para evitar ganho de peso. Alimentação excessiva, sem aumento proporcional do peso corporal. Depressão. Obsessão por exercícios físicos. Comer em segredo ou escondido dos outros.

Para a recuperação e equilíbrio desta paciente e importante o acompanhamento Psiquiátrico e Psicológico.

Cuide da sua saúde mental.
Dr. Alexandre Rizkalla e Dra. Flavia Rizkalla – Clinica Equilíbrio – atendimentos de Psiquiatria e Psicologia 36286453

Fonte:Blog do Sigi Vilares
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades