Notícias

06
Mai/13

Dr. Alexandre Rizkalla:O que é anorexia nervosa?

A palavra anorexia vem do grego an-orexis, sem apetite. A anorexia nervosa é um transtorno que se caracteriza pela deliberada perda de peso, induzida ou mantida pela paciente, que em total distorção de proporção, percebe-se gorda.

A princípio come de forma apenas insuficiente, mas aos poucos vai diminuindo as quantidades. O organismo que, naturalmente, busca compensar a ausência de elementos nutrientes, começa a "habituar-se" à falta dos alimentos e vai diminuindo a emissão de sinais da carência alimentar.

Dessa forma, a paciente cada vez mais sente diminuir a intensidade da fome, redundando em uma sensação falsa de que não precisa comer, embora o seu organismo esteja se debilitando a olhos vistos. Um dos ganhos secundários no comportamento anoréxico e o despertamento da atenção dos outros.

Causas da Anorexia:


Componentes psicológicos, biológicos, ambientais e culturais;

Psicológicos: Anoréxicas se imaginam tolhidas, sem liberdade, sem autonomia, controladas demais pela família, mesmo que objetivamente não o sejam.

Biológicos: familiares de anoréxicas podem sofrer de Transtorno Obsessivo Compulsivo, Depressão, Bulimia, Pânico. O tratamento é eficaz com medicamentos que também agem nessas patologias.

Ambientais e culturais: obsessão pelo peso ideal que acaba extrapolando e se transforma em doença. (Ex. Modelos)

Sintomas da Anorexia:

Peso corporal em 85% ou menos do nível normal.
Prática excessiva de atividades físicas, mesmo tendo um peso abaixo do normal. Comumente, anoréxicos vêem peso onde não existe, ou seja, o anorético pensa que tem um peso acima do normal.
Em pessoas do sexo feminino, ausência de ao menos três ou mais menstruações. A anorexia nervosa pode causar sérios danos ao sistema reprodutor feminino.
Diminuição ou ausência da líbido; nos rapazes poderá ocorrer disfunção erétil e dificuldade em atingir a maturação sexual completa, tanto a nível físico como emocional.
Crescimento retardado ou até paragem do mesmo, com a resultante má formação do esqueleto (pernas e braços curtos em relação ao tronco).
Descalcificação dos dentes; cárie dentária.
Depressão profunda.
Tendências suicidas.
Bulimia, que pode desenvolver-se posteriormente em pessoas anoréxicas.

A anorexia possui um índice de mortalidade entre 15 a 20%, o maior entre os transtornos psicológicos, geralmente matando por ataque cardíaco, devido à falta de potássio ou sódio (que ajudam a controlar o ritmo normal do coração). Pode ser causada por distúrbio da auto-estima. Entao procure ajuda se identificou com esse quadro.

Cuide da sua saúde mental.

Dr. Alexandre Rizkalla e Dra. Flavia Rizkalla –
Clinica Equilíbrio Psiquiatria e Psicologia - 3628.6453

Fonte:Blog do Sigi Vilares
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades