Notícias

26
Abr/13

FIOL: A Bahia quer, o Brasil precisa!


Local onde foi realizado o seminário. Fotos: Jadiel/Blog do Sigi Vilares





O I Seminário da FIOL - Ferrovia de Integração Oeste-Leste, aconteceu nesta sexta-feira, 26, no espaço Bartira Fest, às margens da BR 135, em Barreiras. A obra que é de grande magnitude e envolve os governos federal e estadual para a construção, onde irá dinamizar o escoamento da produção de grãos e minérios na Bahia, principalmente o oeste que fica distante dos portos e grandes centros. A ferrovia irá ligar o oeste baiano, pela divisa com o estado do Tocantins, até o Porto Sul em Ilhéus que fica no litoral.

A FIOL faz parte do Plano de Aceleração de Crescimento (PAC), onde a ferrovia terá cerca de 1.527 quilômetros de extensão, com investimentos estimados de 7,43 bilhões de reais até o fim do ano de 2014.

O tema principal abordado no seminário hoje em Barreiras foi: "FIOL, A Bahia Quer, o Brasil Precisa" se deu em virtude das obras terem sido paralisadas em virtude de alguns problemas ambientais e técnicos.


José Leônidas, ministro dos portos

O I Seminário da FIOL, contou com a presença de várias autoridades políticas das esferas municipal, estadual e federal, dentre estes, se fizeram presentes: o governador Jaques Wagner, o vice-governador e secretário de Infraestrutura, Otto Alencar, o ministro dos transportes César Borges, o ministro dos portos, José Leônidas, o ministro do esporte, José Leão, a senadora baiana Lídice da Mata e senador Walter Pinheiro, além dos deputados federais Oziel Oliveira e João Leão, entre outras lideranças políticas na esfera federal e estadual.

Vários prefeitos do estado, principalmente do oeste, estiveram presentes no evento também, dentre eles: a prefeita do município de Cardeal da Silva e presidente União das Prefeituras da Bahia (UPB), Maria Quitéria, o vice-presidente da UPB e também presidente da União dos Municípios do Oeste da Bahia (UMOB), o prefeito de Luís Eduardo Magalhães, Humberto Santa Cruz, o prefeito de Barreiras, Antônio Henrique, o prefeito de São Desidério, Demir Barbosa, o prefeito de Riachão das Neves, Hamilton Santana, o prefeito de Formosa do Rio Preto, Jabes Junior, o prefeito de Cristópolis, Antônio Pereira, além de vários outros prefeitos do oeste baiano e de outras regiões do estado. Vários vereadores de Barreiras também se fizeram presentes no evento.


Antonio Henrique, prefeito de Barreiras

Quem abriu os discursos foi o prefeito de Barreiras Antônio Henrique, onde o mesmo relatou a importância desta grande obra que trará vários benefícios e crescimento para o município, além do oeste e o estado da Bahia. No seu discurso, o prefeito falou que os baianos estão em festa devido a retomada desta grande obra e que este evento é o maior de todos os que houveram nas últimas décadas, ficando marcado para a história positivamente em Barreiras e no oeste baiano. Antônio Henrique como anfitrião, deu boas vindas a todos os presentes no seminário, relatando o anseio em que esta obra se conclua para a integração através da produção agrícola de Barreiras, oeste e Bahia ao mundo, concluindo que a Bahia quer, o Brasil precisa, Barreiras e oeste também para que cresça no seu desenvolvimento.


Presidente da UPB, prefeita Maria Quitéria

A prefeita e presidente da UPB, Maria Quitéria, teve também a oportunidade de discursar sobre a importância da FIOL nos municípios baianos. Também o ministro dos portos José Leônidas discursou sobre a obra.


João Leão, deputado federal

O deputado federal João Leão também discursou e apresentou o resumo da carta de Barreiras, onde o mesmo chamou os prefeitos Antônio Henrique, Humberto Santa Cruz, Maria Quitéria, Demir Barbosa e o prefeito de Ilhéus Jabes Ribeiro, pois considerou o deputado que estes foram os responsáveis pela realização do I Seminário da FIOL em Barreiras. Posteriormente entregou esta carta nas mãos do governador Jaques Wagner.


Cèsar Borges, ministro dos transportes

O ministro dos transportes César Borges, discursou por cerca de doze minutos, onde o mesmo relatou que teve uma conversa sobre a FIOL com a presidenta Dilma e que a mesma concedeu total liberdade para ele como ministro executasse a obra, pois as verbas necessárias seriam disponibilizadas sem impedimentos. César Borges relatou que a VALEC - Engenharia, Construções e Ferrovias S.A., que é responsável para execução da obra, deu um prazo para a inauguração em dezembro de 2014, portanto, esta é a previsão para que a ferrovia oeste-leste seja de fato utilizada. O ministro enfatizou que hoje o transporte é feito por caminhões que sendo veículos pesados, acabam trazendo diversos transtornos para a população, causando buracos, acidentes e até congestionando as rodovias estaduais e federais que cortam a Bahia.


Governador Jaques Wagner

O governador Jaques Wagner foi o último a discursar e mostrou na sua fala a importância para o desenvolvimento do estado, impactando 140 municípios esta obra, onde facilitará o transporte não só do algodão, grãos, mas também de insumos e fertilizantes, dentro do estado da Bahia, levando até a exportação.

A previsão dos produtores é que o transporte sendo feito pela FIOL, trará uma redução em torno de 30% nos custos do transporte, onde por fim, refletirá em benefícios a população.

A produção terá o escoamento do oeste da Bahia até o Porto Sul no município de Ilhéus.



A Bartira Fest ficou lotada de pessoas de várias partes da região para participar do evento, onde foi bem organizado e contou com a segurança e participação de seguranças, a Guarda Municipal, Polícia Militar do 10º BPM, a Polícia Rodoviária Federal, além de socorristas com uma equipe do SAMU de prontidão.


Protesto

Por fim, muitos manifestantes em vários momentos erguiam cartazes fazendo outras reivindicações, aproveitando o ensejo do governador, além de alunos e professores da Uneb, que pediam melhorias na unidade de ensino, bem como, que os políticos estaduais olhassem melhor para esta faculdade. Apesar disso, a democracia prevaleceu e foi considerado o I Seminário da FIOL em Barreiras um evento pacífico e ordeiro.

Fonte:Repórter Jadiel Luiz/Blog do Sigi Vilares
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades