Notícias

25
Abr/13

Transporte coletivo de Barreiras é discutido na Câmara de Vereadores



Na noite de ontem, quarta-feira, 24, houve uma audiência pública sobre o transporte coletivo na Câmara Municipal de Vereadores de Barreiras, onde o plenário ficou lotado.

A audiência pública foi proposta pelo presidente da casa, o vereador Carlos Tito, onde foram ouvidas sugestões da população de uma forma geral, além de alunos, de escolas públicas e de faculdades.

O promotor público Eduardo Bittencourt esteve presente na sessão e teve a oportunidade de expor a decisão do ministério público sobre a situação do transporte coletivo na cidade, onde através desta decisão, o projeto de aumento das passagens no transporte coletivo foi proibido devido a irregularidades.

Dentre elas, não foi feita uma licitação pública, sendo que o serviço ficou por longos anos as empresas de ônibus rodando de forma permissiva pelo poder executivo, mas sem licitação.

O promotor concordou que o transporte coletivo na cidade está em situação caótica e que precisa ser feito a licitação para que a situação seja resolvida o mais rápido possível e só assim poderá num futuro voltar para o aumento da passagem, após esta legalização dos serviços.

Foi realizada pelos vereadores, há poucos dias, uma vistoria nos ônibus coletivos para sentir na prática o que a população vivencia dia a dia e o resultado não foi satisfatório.

Na audiência, além dos vereadores, vários representantes da população tiveram a oportunidade de forma democrática de manifestar sua opinião.

Não esteve presente na audiência pública o gestor municipal e nem representantes da empresa de ônibus; todos foram convidados.

Vários alunos se manifestaram de forma democrática com cartazes, com gritos e até vaias ou palmas.



Dentre os cartazes que foram exibidos no plenário, alguns diziam: "Pelo fim da máfia do buzu", "Licitação já", "Contra o busão sem licitação", entre outras manifestações.

Teve estudantes que criticaram duramente alguns vereadores que não se fizeram presentes, além de pedirem que os vereadores atuais tomassem providências cabíveis para que o processo de licitação fosse avante, já que foi negligenciado por gestões passadas da Câmara, segundo os manifestantes.

De um modo geral, vários vereadores pediram que a licitação fosse realizada em cumprimento a decisão do ministério público, além de legalizar o serviço em Barreiras.

Dois vereadores estiveram ausentes na sessão: A vereadora Beza e o vereador Hipólito.

Já os seguintes vereadores pediram e apoiaram a nova licitação, são eles: Karlúcia Macedo, Alcione Rodrigues, Otoniel Teixeira, Lúcio Carlos, Eurico Queiroz, Gilson Rodrigues, Aguinaldo Junior e Marileide.



Por fim a audiência pública, sobre o transporte coletivo, pôde ser considerado um bom resultado, já que houve oportunidades ao público, manifestações pacíficas e democráticas.

Ficando como resultado, a retirada do projeto do aumento das passagens e a busca para que haja de fato a licitação para oportunizar novas empresas de ônibus atuarem com mais qualidade no serviço de transporte em Barreiras.

Fonte:Repórter Jadiel Luiz/Blog do Sigi Vilares
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades