Notícias

23
Abr/13

Dr. Alexandre: Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade

O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico, de causas genéticas, que aparece na infância e frequentemente acompanha o indivíduo por toda a sua vida. Ele se caracteriza por sintomas de desatenção, hiperatividade e impulsividade.

O  TDAH refere-se a um dos transtornos de comportamento mais frequentes na idade escolar. É considerado um distúrbio crônico que geralmente surge na primeira infância, antes dos 7 (sete) anos de idade.

Tal distúrbio tem sido motivo de grande preocupação de pais e professores nos últimos tempos, visto que tem sido diagnosticado com maior freqüência atualmente em conseqüência da ênfase que vem ganhando dos estudos médicos e psicológicos na sociedade. Ele é o transtorno mais comum em crianças e adolescentes encaminhados para serviços especializados. Ele ocorre em 3 a 5% das crianças em idade escolar.

Os principais sintomas são:DESATENÇÃO, HIPERATIVIDADE E IMPULSIVIDADE.

O Tratamento do TDAH deve ser multidisciplinar, ou seja, uma combinação de medicamentos, orientação aos pais e professores, psicoterapias e se necessário acompanhamento com fonoaudiólogo. A medicação, na maioria dos casos, e parte fundamental do tratamento.

Acredita-se que o transtorno atinge mais meninos que meninas. Não tem cura, mas pode ser controlado desde a infância com uso de medicação especifica e psicoterapia, e o problema atenua-se na adolescência, e quando isso não acontece esses indivíduos tornam-se, adultos instáveis, impulsivos e depressivos acarretando uma serie de comorbidades.

Então vamos ficar atentos aos sinais que nossas crianças estão apresentando!!!

Cuide da sua saúde mental!

Dr. Alexandre Rizkalla – Psiquiatria
Dra. Flávia Rizkalla - Psicologia
Clinica Equilíbrio
3628.6453

Fonte:Blog do Sigi Vilares
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades