Notícias

13
Abr/13

Audiência Pública em Barreiras debate a criação da UFOBA


As autoridades que debateram o tema na audiência de ontem


Um público razoável. Fotos: Jadiel Luiz/Blog do Sigi Vilares

Na noite de ontem, sexta-feira, 12, foi realizada na Câmara Municipal de Vereadores de Barreiras uma audiência pública com o objetivo de recolher informações para a instalação do Campus da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOBA).

Estiveram presentes na audiência o  deputado federal Arthur Maia, relator da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados (CCJ) que presidiu a audiência; o deputado federal Oziel Oliveira, também membro da Comissão, o vice-reitor da Universidade Federal da Bahia, professor Luiz Rogério, representando o Ministério da Educação e sua equipe de professores responsáveis pela execução do projeto de implantação da UFOBA.

Também marcaram presença o vice-prefeito de Barreiras Paê, o prefeito Zé Bomba do município de Wanderley, Zito Barbosa, substituindo o prefeito do município de São Desidério Demir Barbosa, o presidente da Câmara de Vereadores de Barreiras, Carlos Tito. O prefeito do município de Luís Eduardo Magalhães não pode estar presente na audiência.

Houve um público razoável na audiência que começou atrasada, além de alguns alunos e vereadores que se fizeram presentes.

Desde o dia 08 de abril a Comissão de Implantação da Universidade do Oeste da Bahia está visitando Barreiras, onde estará instalada a sede da UFBA, bem como todos os municípios sede de campi, que terão também suas faculdades, os municípios de Barra, Bom Jesus da Lapa, Luís Eduardo Magalhães e Santa Maria da Vitória, afim de desenvolver diversas atividades de planejamento e consolidação do Projeto Acadêmico.

A aprovação da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados requerimento de autoria do deputado Arthur Maia para a realização de audiências públicas nos municípios de Barreiras, Barra, LEM, Santa Maria e Bom Jesus da Lapa, para discutir a implantação da Universidade do Oeste da Bahia (UFOBA), foi aprovada no dia 27 de março.

Barreiras, por ser sede, está praticamente certo que será incluído um curso almejado por muitos, o de Medicina.

Ambos os processos de implantação destas novas universidades estão sob a responsabilidade da UFBA, que passará a ser UFOBA, assim, a Comissão de Implantação da universidade na região oeste é presidida pelo Vice-Reitor Luiz Rogério Bastos Leal.

A previsão é de que a Universidade Federal do Oeste da Bahia esteja funcionando a partir do ano que vem, 2014.

Fonte:Repórter Jadiel Luiz/Blog do Sigi Vilares
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades