Notícias

18
Mai/21

Augusto Aras confirma à CPI investigação no STJ contra Rui Costa

A Procuradoria-Geral da República enviou à CPI da Covid, que apura a atuação do governo federal durante a pandemia do novo coronavírus, investigações contra cinco governadores que estão em curso no Superior Tribunal de Justiça (STJ). Em uma delas, o alvo investigado é o governador Rui Costa (PT).

No documento enviado, o procurador Augusto Aras afirma que compartilha os inquéritos por considerar útil para o progresso da linha investigativa. Além disso, Aras ainda aponta que o levantamento é “oriundo da Assessoria Jurídica Criminal no STJ deste gabinete, contendo informações acerca dos procedimentos investigativos criminais em que se apuram crimes relacionados à aplicação de recursos destinados ao combate à pandemia e que estão sob a responsabilidade daquela assessoria”. O documento é enderaçado ao presidente da CPI, senador Omar Aziz (PSD).

Contra Rui, há no Superior Tribunal de Justiça um inquérito sobre a compra dos respiradores pelo Consórcio Nordeste, até então presidido pelo governador, ainda em 2020. Na época, o caso ganhou repercussão e abriu uma crise no governo de Rui, que passou a ser questionado sobre o assunto, e gerou desconfianças.

Além de Rui, foram enviados inquéritos sobre o governador de São Paulo, João Doria; Amazonas, Wilson Lima; Helder Barbalho, Pará, e de Minas Gerais, Romeu Zema.

Fonte:Política Ao Vivo
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades