Notícias

23
Jan/21

Quem j teve Covid-19 precisa se vacinar? Tire essa e outras dvidas

A vacinao contra o coronavrus comeou em carter emergencial, mas a populao ainda tem muitos questionamentos a respeito

A vacinação contra a Covid-19 no Brasil começou no domingo (17/1), em São Paulo, logo após a autorização concedida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para o uso emergencial do imunizante Coronavac, desenvolvido pelo laboratório chinês Sinovac.

A Anvisa também deu sinal verde para a aplicação de 2 milhões de doses da vacina Oxford/AstraZeneca, que tem parceira com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) no Brasil. Produzidas pelo Instituto Sérum, da Índia, as vacinas chegaram ao país nesta sexta-feira (22/1), no fim do dia.

De acordo com o Programa Nacional de Imunizações (PNI) do governo federal, a campanha brasileira priorizará pessoas consideradas mais vulneráveis à infecção pelo coronavírus no primeiro momento. Além dos profissionais de saúde – que estão entre os primeiros a serem vacinados, idosos e pessoas com doenças crônicas (cardiopatas e diabéticos, por exemplo), são grupos prioritários.

Tire algumas dúvidas importantes sobre a vacinação:

Posso ser infectado pelo coronavírus mesmo após tomar a vacina?
Já existem relatos de pessoas que foram vacinadas contra o coronavírus e, dias depois, testaram positivo para a doença. Em Israel, por exemplo, 240 pessoas foram diagnosticadas com Covid-19 após receberem a primeira dose do imunizante. Isso porque, de acordo com os especialistas, o efeito esperado dá fórmula só se completa após a aplicação da 2ª dose.

Os especialistas reforçam que, até que as duas doses sejam administradas, é necessário seguir com todos os cuidados, como o uso de máscaras, o distanciamento social e a higienização das mãos. Outro ponto a ser levado em consideração é a eficácia, apesar dos bons resultados verificados nos testes das vacinas, é possível que, para algumas pessoas, o imunizante não alcance a resposta imunológica pretendida.

Grávidas e menores de 18 anos podem tomar a vacina?
Gestantes e menores de 18 anos não poderão ser vacinados por enquanto, uma vez que estes perfis de pacientes não foram analisados nas pesquisas clínicas finais das vacinas existentes hoje.

Depois de tomar vacina, quando tempo é necessário para a pessoa ficar imune?
Em casos de vacinas aplicadas em duas doses, o corpo produz os anticorpos em duas etapas. A primeira leva em torno de 20 dias, quando o organismo tem uma resposta primária ao imunizante. Nesta fase, o corpo produz anticorpos que não são definitivos ainda.

A etapa seguinte, após a segunda dose, é o momento em que o corpo transforma os “soldados” provisórios em permanentes. Esse processo também precisa de cerca de 20 dias.
Depois de tomar a vacina, a pessoa ainda pode transmitir o coronavírus?
Estudos recentes mostram que, mesmo entre aqueles que já foram infectados pelo coronavírus, há chances da transmissão continuar acontecendo. Por isso, é imprescindível manter o uso da máscara, a higiene de mãos e o distanciamento social, que são as principais medidas para impedir a disseminação do vírus.

Pessoas que já tiveram Covid-19 precisam se vacinar?
Sim. De acordo com pesquisas recentes e especialistas, a imunidade de pessoas que já tiveram a doença dura, em média, 5 meses, e já há relatos de reinfecção pelo Sars-CoV-2. Por isso, o ideal é que, mesmo pessoas que já tiveram a doença, seja imunizadas.

Fonte:METRPOLES
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades