Notícias

25
Nov/20

Shirley Costa: A historia de Tiago

Nesta lição, vamos estudar a vida do Apostolo Tiago, o Maior, filho de Zebedeu, Tiago era o filho mais velho e exercia a profissão de pescador, em sociedade com o seu pai. O nome Tiago é a tradução de Iákobos, forma helenizada do nome do apóstolo, ele é o irmão de João e, nos relatos bíblicos, ocupa o segundo lugar, logo depois de Pedro.

Tiago pertencia juntamente com Pedro e João, ao grupo dos três discípulos privilegiados, que foram admitidos por Jesus em momentos importantes da sua vida, um discípulo audacioso , foi convidado por Jesus a segui lo, e o foi como estava. Ele ainda não havia sido transformado, o fato de ser um pescador, exigia dele atitudes audaciosas porque o cenário era o quase sempre o encapelado mar, Tiago não entendeu que precisava passar por mudanças em sua mente e coração quando foi chamado Mais tarde, caminhando ao lado de Jesus, fez um audacioso pedido: “Permite-nos que na tua glória, eu e meu irmão, nos assentemos um à tua direita e outro à tua esquerda” (Mc 10.37).

Naquele momento, ele aprendeu uma verdade muito importante ensinada por Jesus: no reino dos céus, os lugares de honra não são concedidos por favoritismo, mas por capacitação. Ele disse: “Não sabeis o que pedis. Podeis vós beber o cálice que eu estou a beber?” (Mt 20.22 Mas assentar-se à minha direita e esquerda não me compete concedê-lo: Isto é privilégio para aqueles a quem está preparado por meu Pai” (Mt 20.23).



Tiago,foi um discípulo transformado Jesus que o apelidou de “Filho do Trovão” (Mc 3.17), pois tinha um temperamento agressivo e uma personalidade muito forte, isso explica sua reação contra os samaritanos. “Senhor, queres que mandemos descer fogo do céu para os consumir?” (Lc 9.54 Mas, diante desse episódio, Jesus repreendeu os dois, dizendo: “Vós não sabeis do vosso espírito: O Filho do homem não veio para destruir vidas mas para salvar.” (Lc 9.55,56).

Tiago, foi um discípulo participante juntamente com Pedro e João, ele participou do momento da agonia de Jesus no Jardim do Getsêmani e da transfiguração de Jesus, no segundo caso, encontrou-se diante do sofrimento e da humilhação, viu como o Filho de Deus se humilhou, tornando-se obediente até a morte. E morte de cruz. A glória de Cristo se realizou precisamente na cruz, na participação dos nossos sofrimentos. Tiago foi um discípulo participante das alegrias e sofrimentos do Mestre.

A historia do apostolo Tiago tem muito a nos ensinar, principalmente quando se trata de pessoas ambiciosas , audaciosas e de temperamento forte. A ambição pode ser saudável, quando está ligada à ética e a valores fundamentados na ecologia humana, essa a aptidão que impulsiona o indivíduo para que este realize ações difíceis ou extraordinárias, não se importando com o perigo das mesmas; ousadia. Thiago teve uma grande experiência com Deus, um homem simples, pescador porem ambicioso e audacioso que foi transformado pelo próprio Deus. O Senhor ainda chama pessoas para fazer “historia” ,pessoas simples mas que estão esta disposto deixar suas vontades e desejos pessoais para viver os sonhos de Deus, A Bíblia esta repletas de muitos exemplos.

Att. Shirley Costa

Fonte:Blog do Sigi Vilares/Colunistas
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades