Notícias

23
Out/20

Seabra: candidato de oposição tem registro de candidatura indeferido pela Justiça Eleitoral



Rochinha (PSB), ex-prefeito de Seabra, 475 Km de Salvador, que era o candidato de oposição ao atual prefeito Fábio Lago Sul (PP), teve o seu Registro de Candidatura indeferido pela Justiça Eleitoral, hoje (23), por não pagar multas eleitorais e nem comprovar o pagamento dos parcelamentos feitos no passado. Também pesou sobre Rochinha a rejeição de suas contas, referente ao exercício de 2016, feita pelo TCM – Tribunal de Contas dos Municípios, e que foi confirmada pela Câmara Municipal de Seabra, há três anos.

Diz a decisão: “Ante ao exposto, em razão da irregularidade eleitoral correspondente ás multas eleitorais em aberto (declarada em decisão judicial RECURSO ELEITORAL (11548) – Processo nº 060003930.2020.6.05.0088 doc. Num. 12116066), por não ter instruído o requerimento de registro de candidatura com a certidão de quitação eleitoral, exigido no inciso VI, do § 1ª do art. 11 da Lei nº 9.504/97, por está inelegível para qualquer cargo, pela rejeição das contas relativas ao exercício de cargo público, por irregularidade insanável que configura ato doloso de improbidade administrativa, por não haver decisão do Poder Judiciário suspendendo ou anulando a referida decisão , e por tudo mais que consta dos autos, INDEFIRO O REQUERIMENTO DE REGISTRO DE CANDIDATURA do Sr. JOSÉ LUIZ MACIEL ROCHA, qualificado nestes autos”.


Rochinha ainda tentou resolver a quitação antes do período eleitoral, o que foi acatado pelo Juiz da comarca de Seabra, mas que teve a decisão cassada pelo Tribunal Regional Eleitoral, afirmando a falta de quitação eleitoral. Este fato dificultou o registro da candidatura de Rochinha.

O processo, já havia recebido um parecer do Ministério Público Eleitoral favorável ao indeferimento do registro, faltando apenas as alegações finais por parte de Rochinha, para que fosse dada a sentença final.

O ex-prefeito Rochinha, já se encontrava num cenário político nada favorável para ele. Segundo uma pesquisa divulgada recentemente, o socialista tinha apenas 26% do eleitorado disposto a lhe dar o voto.

Fábio Lago Sul, por outro lado, já tinha 56% do eleitorado preferindo dar continuidade ao trabalho que vem sendo realizado.

Especulações após a queda de Rochinha
Durante o período eleitoral, o que mais surge são ‘cientistas políticos’ formados pela opinião popular. Muitos apostam que agora a oposição deve se fechar em torno da sua única possibilidade; o vereador Marcos Pires (PSD).

Em função do PT está amargando uma candidatura com apenas 1,2% da intenção de voto, a legenda capitaneada pelo senador Otto Alencar parece ser a única saída para a desorganizada oposição seabrense.

O vereador Marcos Pires trabalhou de forma ‘desastrada’ durante a sua permanência à frente da casa legislativa de Seabra, o que lhe rendeu uma alta rejeição no município.

Fonte: VEJA POLÍTICA
()
  Curta nossa pagína
  Publicidades